8 de junho de 2010

Um Som do Barulho!



Se existe um acessório absolutamente indispensável para um sul-africano torcer no futebol, esse objeto é a vuvuzela, a corneta de som estridente que pode ter até um metro de comprimento é praticamente um patrimônio nacional.

Até hoje não se sabe ao certo de onde veio seu nome – a teoria mais aceita diz que viria da palavra zulu para “fazer muito barulho”. Foi nos anos 90 que ficou mesmo popular no país, sendo produzida em larga escala em plástico colorido (geralmente amarelo). O ruído estridente que produz e que requer um sopro forte poderia ser, talvez, uma mescla de sirene com o som dos elefantes nas savanas.

Mas prepare-se: inúmeras delas zoando juntas é ensurdecedor! Imagine milhares e milhares delas “gritando” juntas nos jogos da Copa. E elas com toda a creteza, estarão nos estádios: a produção de vuvuzelas aumentou mais de 110% esse ano na África do Sul – serão tantas, e tão fortes, que nem quem estará vendo pela televisão passará incólume.

Um comentário:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Essas cornetas já estão presentes na minha quadra. Mas em época de Copa do Mundo, a gente faz de conta que são agradáveis e vai levando...
Muito obrigada pelas palavras deixadas no Arca. Sinto-me fortalecida com a sua amizade. Beijos carinhosos.