O hotel boutique é um conceito ainda pouco difundido no Brasil, mas que é uma tendência na hotelaria mundial. Menores que os estabelecimentos das grandes redes e resorts, os hotéis boutique têm como principal diferencial um projeto exclusivo, o ambiente acolhedor, com muito requinte e serviços personalizados. O conceito surgiu nos anos 80 nos Estados Unidos e Inglaterra, para hotéis que apostavam em tecnologia hi-tech e design sofisticado, não necessariamente contemporâneo.
O segmento visa atender aos chamados 4Ms - movies, music, models and money (cinema, música, modelos e dinheiro), ou seja, seu hóspede está cada vez mais disposto a experimentar e a frequentar estabelecimentos que combinem a experiência almejada com suas preferências pessoais e ávido de vivenciar novas experiências de conforto e exclusividade.
Originalmente concebida para ter as características de um produto urbano, sofisticado e caro, essa linha da hotelaria com o passar dos anos foi eliminando as barreiras existentes. Clientes que começaram a rejeitar os produtos e as instalações tradicionais com suas fórmulas rígidas, hierarquia e comportamento inflexíveis passaram a desejar ambientes mais complacentes, descontraídos e sintonizados com suas próprias personalidades e estilos de vida.
Um dos pressupostos de um hotel butique é ter uma escala pequena, em geral de cinco a 100 quartos, para que os serviços sejam bem personalizados, como numa butique. Deve ter uma completa infraestrutura de lazer e serviços que só um hotel maior de luxo poderia oferecer, e ter grande individualidade. Também é imprescindível que tenha instalações consideradas charmosas, com um projeto arquitetônico diferenciado. Deve haver um elemento criativo e individual a respeito da propriedade e dos serviços oferecidos. Padrões não são aceitos - eles tem que oferecer o diferente, o individual e, em alguns casos, o temático.
O objetivo é aliar à personalização de um espaço, com um design de interiores assinado e pensado até ao último pormenor. Daí o interesse dos empresários que administram estes espaços em diversificar a oferta com novos serviços de gastronomia, lazer, espaço lounge, internet gratuita e wireless no próprio quarto, bar, academia, sauna, SPA, entre outros.
O termo hotel butique se confunde muitas vezes com o de hotel design. Este último tem uma preocupação extrema com detalhes e formas, um investimento maciço em alta tecnologia e o diálogo com o design contemporâneo resultando na formação do conceito mais específico que é o de hotel design. Nessa linha, a oferta está mais centrada na atenção dada à arquitetura de interiores, e menos à personalização e exclusividade do atendimento.
Os hotéis butique estão claramente ligados à ideia de deixar o hóspede se sentir em casa, mas com muita sofisticação, o oposto da imagem de frieza e impessoalidade que em geral se tem dos hotéis convencionais...
Fonte
Edição: Lena
4 comentários:
Que delícia! Deu até vontade de viajar! rs
Bjkas, Lena queriiiida!
Amiga,
Embora não pertença ao segmento 4Ms... Eu quero!!!
Beijos
Será que o O&B Athens seria considerado um hotel boutique ou apenas mais uma fraude??? rsrsrsrs
T. Zero,
No caso do O & B Athens, para mim, é um caso típico de Hotel Butique. Um abraço.
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