24 de julho de 2010

Carne, a vilã das dietas



Comer menos carne pode ser a chave para ajudar a manter um peso saudável, dizem especialistas. Um estudo europeu com quase 400.000 adultos descobriu que a alimentação da carne está ligada com o ganho de peso, mesmo em pessoas que ingerem pequenas quantidades de calorias. A associação mais forte foi encontrada na carne processada, como salsichas e presunto. A pesquisa é do Imperial College, de Londres, na Inglaterra.



O estudo sugere que dietas baseadas em proteínas podem não contribuir para se atingir o peso ideal a longo prazo. Os resultados, publicados no periódico American Journal of Clinical Nutrition, foram obtidos com base em análise de dados de adultos participando de um projeto maior, que procura entender a ligação entre dietas e o câncer.



Participantes de 10 países europeus foram pesados e medidos no início da pesquisa e depois solicitados a informar o peso cinco anos depois. Além disso, eles completaram um questionário detalhado sobre sua alimentação. No geral, os pesquisadores descobriram que o consumo de carne está associado ao ganho de peso nos homens e nas mulheres.



Análises mais detalhadas mostraram que a ligação é ainda mais significativa depois de considerar a quantidade total de calorias ingeridas, atividades físicas e outros fatores que poderiam ter influenciado os resultados. A equipe calculou que, em pessoas que comiam a mesma quantidade de calorias, uma quantidade adicional de 250 gramas de carne por dia — equivalente a um pequeno bife — levava a um ganho adicional de peso de 2 quilos num período de 5 anos.



Isso vai contra a teoria de que dietas com grandes quantidades de proteínas e pequenas quantidades de carboidratos promovem a perda de peso. Embora não esteja claro porque a carne levaria ao ganho de peso em pessoas comendo o mesmo número de calorias, uma teoria aponta que alimentos que proporcionam muita energia, como a carne, alteram o modo como corpo regula o controle do apetite.



Mas pode haver outra explicação, ligada ao estilo de vida e dieta, para aspectos que não foram considerados pelo estudo. A coordenadora da pesquisa, Anne-Claire Vergnaud, disse que recomendaria que as pessoas "controlem o consumo de carne para manter um peso saudável e uma saúde em bom estado durante a vida”. Ela acrescentou que “diminuir apenas a quantidade de carne não é uma estratégia adequada para perda de peso”. Mas concluiu que os resultados são interessantes. “Consumimos mais carne do que precisamos”.



“Digo aos meus pacientes para pensar com variedade: comer ovo ao invés de bacon no café da manhã, queijo no almoço ao invés de presunto e peixe no jantar”. Ela recomenda que as pessoas comam muitas lentilhas, cereais integrais, frutas, vegetais e peixes, além da carne. “A quantidade é outra coisa importante. Uma porção de carne deveria ser mais ou menos do mesmo tamanho de um baralho”.



É difícil não consumir carne vermelha, mas não é impossível...

Fonte       

Nenhum comentário: