24 de julho de 2010

Coca-Cola fashion




Se nos anos 60, uma singela lata de sopa inspirou Andy Warhol a fazer uma das obras mais representativas da pop art mundial, quem vive seus 15 minutos de fama agora, em pleno século 21, é outra latinha bastante conhecida.

Designers de diversas partes do mundo andam mexendo com a imagem consagrada da Coca-Cola, seja na versão em alumínio ou na garrafinha. O designer Harc Lee é um deles. Em seu site pessoal ele propõe uma versão totalmente sustentável da famosa latinha vermelha que exclui, justamente, a cor responsável por torná-la conhecida. Sua proposta é colocar informações mais logotipo da marca em alto relevo, facilitando, assim, a reciclagem do produto – já que não seria mais necessário primeiro separar a tinta do resto do material antes de reaproveitar o alumínio.

Outra imagem da Coca-Cola que anda circulando pela internet é uma versão quadrada de sua tradicional forma curvilínea. A ideia é do estudante norte-americano Andrew Kim, de apenas 18 anos, que publicou em seu blog diversas fotos de como o produto seria caso modificasse totalmente sua embalagem. A sugestão tem a ver, novamente, com a questão ambiental: Kim argumenta que o formato criado por ele economizaria espaço tanto na hora de transportar o produto, quanto dentro da geladeira, pois facilitaria o empilhamento.

Sem dar muita bola para a sustentabilidade e interessada mesmo em desvincular de vez a imagem da Coca-Cola como vilã da dieta alimentar, a empresa (agora oficialmente) vem investindo, há algum tempo, em uma pesada campanha para fazer o produto ser absorvido pelo mundo da moda. A última ação nesse sentido mexe pouco com formatos, mas traz uma assinatura cobiçadíssima entre os fashionistas. Trata-se do nome de Karl Lagerfeld, cuja silhueta icônica se tornou estampa de uma edição limitada do refrigerante (na versão light, é claro).

A garrafa customizada também ganhou novas cores: preto, branco e cor-de-rosa. Está sendo vendida, em um kit, na loja de design mais badalada da França, a Colette, em Paris. A caixa contendo um refrigerante style e um abridor de garrafa (com assinatura de Lagerfeld na base) sai por 47 euros. Lógico que as versões mais “verdes” da Coca-Cola têm menos chance de virarem hit do que aquela tocada pelo estilista da Chanel.

Ainda não foi dessa vez que o sustentável bateu o supérfluo, não é mesmo?


Autoria: Luciana Borges
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