12 de julho de 2010

Desconstruindo os mitos do Twitter


A maioria das pessoas vive dizendo que não sabe nada do Twitter, que ele é difícil ou desinteressante. E é absurdo que algo tão novo já tenha gerado um monte de mitos. Mas eles existem e passou da hora de descontruí-los. Vamos lá!


Mito 1: O Twitter é um microblog.

O Twitter é uma comunidade de amigos e pessoas desconhecidas que mandam atualizações e flashes que permite que você coloque mensagens extremamente curtas, as quais serão enviadas para todos seus “seguidores”. É bem simples, aliás, para alguns, simples demais. O Twitter não é um “microblog”. Ninguém diz: “Sabe do que estou com vontade hoje? De microblogar!”. E, aliás, mesmo que tecnicamente houvesse algo chamado microblog, e daí? Microblog é uma palavra vazia e sem graça.

O Twitter, na verdade, é um bar. É aquele bar local que você frequenta. Só que é online. Por que você frequenta o bar local? Porque é a sua praia. É onde seus amigos estão, onde você faz novas amizades e onde você vai porque, às vezes, ser inteligente e divertido apenas na sua mente não tem a menor graça. É sempre legal lá? Não, às vezes é muito chato. Talvez ninguém de quem você goste esteja lá. Então você vai embora. Mas volta depois porque esse bar tem as pessoas mais legais do mundo e, sim, algumas que você não curte muito. Cabe a você escolher onde sentar.

Se você sentar perto de pessoas que estão falando alto ao celular ou soprando fumaça de cigarro na sua cara, provavelmente o local será horrível. Se você encontrar um canto onde um grupo de pessoas inteligentes, interessantes ou mesmo engraçadas está conversando sobre coisas legais, o local será gostoso, divertido e envolvente. Se você chegar e não falar com ninguém, você deve se perguntar por que simplesmente não ficou em casa lendo seu livro preferido. Sim, nesse caso, o local será chato. Portanto, a escolha é sua.

Mito 2: A ideia é responder à pergunta “O que você está fazendo.”

Apesar da pergunta básica ser: "What are you doing?" (O que você está fazendo?), nem seu melhor amigo quer saber o que você faz a cada momento. Falar sobre o que está fazendo, quase sempre será chato. E a primeira regra do Twitter é “Não seja chato!” O principal uso da ferramenta é funcionar como um atualizador social de notícias, onde as pessoas enviam links e informações, e ficam sempre “por dentro” do que está se passando. As pessoas conversam sobre o que foi postado. Aí que está a grande sacada: além de se informar, você tem um espaço de discussão pública sobre assuntos de seu interesse.

Então, o que você deve digitar naquela pequena caixa? Bem, a pergunta que o Twitter realmente quer fazer é “O que você está pensando? Ou: “O que você acha do que está pensando?”Ou: “Que tal deixar aquela voz na sua cabeça falar por um instante?” Você só pode colocar 140 caracteres (ou seja, 140 letras, sendo que a barra de espaço também conta!) como mensagem sua.

Pense bem no que for escrever porque o Twitter não tem redator: digitou, deu enter, caiu na rede!!!  Lembre-se que se o seu perfil não é protegido, qualquer um pode ver o que você escreve, mesmo aqueles que não possuem conta no Twitter. Além disso, não seja o chato que reclama de tudo ou dê barraco. Para mensagens particulares utilize o DM – Mensagem Direta que você posta assim: D @nome do usuário (ou nick name), esta  mensagem só vai para o usuário que você deseja conversar sem ser visto pelos outros.

Mito 3: O Twitter consome muito tempo.

Isso não existe. Bastam apenas alguns segundos para digitar alguma coisa lá. Afinal, há um limite de 140 caracteres. Depois você gasta de três a cinco minutos para ver o que as outras pessoas estão fazendo, e pronto. É um intervalo bem mais curto do que “Ah, vou dar só uma olhadinha no meu e-mail”.

O Twitter tem um dos poucos intervalos de boa duração que você encontra na internet. Ele é uma pausa. Sim, ele pode consumir seu tempo, como qualquer outra coisa. Mas, se você usá-lo com cuidado, como um "entra-e-sai" rapidinho, o Twitter é, na verdade, uma ferramenta de produtividade divertida que também funciona como a mais esquisita e mais bem-sucedida técnica de marketing de todos os tempos.

Mito 4: É complicado seguir ou ser seguido.

O Twitter não é uma rede social como o Facebook ou o Orkut onde você adiciona todos seus amigos e eles ficam ali no quadrado deles. Nele você segue pessoas que postam coisas pelas quais você se interesse, sejam amigos, conhecidos, celebridades, políticos, mídia, etc. Também não precisa seguir quem te segue. Como você recebe as atualizações das pessoas que segue na sua página, você só deve adicionar quem poste coisas relevantes ou interessantes para você. E lembre-se: quanto mais pessoas você segue, mais difícil achar o que interessa.

E se alguém twittou algo legal que eu também quero twittar, ou ainda, eu só quero replicar uma mensagem que alguém mandou pra mim? É só colocar RT @nome do usuário e a frase e/ou link de um site interessante. O RT é chamado de ReTweet e deve ser espontâneo, nunca solicitado. Só não vale copiar o que alguém postou sem dar crédito. É como contar uma história para todo mundo sem falar a fonte. Há formas de reduzir o nome do site que você quer indicar como por exemplos os sites migre.me  ou www.tinyurl.com.br  que transformam links longos em links curtos.

Se quiser me seguir, meu username é @lenasim. Se você quiser que eu o siga, fale coisas bacanas ou puxe assunto. O mais legal do Twitter é escolher quem seguir. Se alguém só postar coisas desagradáveis, é só dar um unfollow ("não sou mais seu seguidor").

Mito 5 - Não há problemas na Twittosfera.

O Twitter está muito, muito longe de ser uma região sem problemas. Assim como em qualquer bar, existem pessoas que entram para uma boa briga e outras são malvadas e que gostam de magoar as pessoas. Se você não gosta de brigas, não fique perto da mesa desse pessoal. E, também, como em qualquer bar, existem uns caras esquisitos que querem falar com você. Você usa a linguagem do corpo para fazer com que eles se afastem, o mesmo que o botão de block no Twitter; e, se eles avançarem, denuncie-os a @oddfollow e ao pessoal que administra a rede.

E, é claro, existe a Fail Whale, a figura da famosa baleia. Às vezes o sistema do Twitter “cai” (nesse caso aparece a baleia) e é normalmente quando você mais precisa daquele café. É hora de enfrentar o fato de que você está viciado no Twitter. Não se preocupe, você não está sozinho. Pegue os textos que você ia espalhar pelo mundo e salve em um arquivo. Mais tarde, quando o Twitter voltar ao ar, você escreve o que queria postar.

E aí? Interessou? Caso deseje é só entrar no site do Twitter, se cadastrar e começar a twuittar...




Um comentário:

Anônimo disse...
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