15 de julho de 2010

Dia Internacional do Homem



O Dia Internacional do Homem é um evento internacional celebrado no dia 15 de julho de cada ano. A data foi criada há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e apoiado pela ONU em Viena e foi uma excelente idéia para equilibrar os gêneros.

Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem são: melhorar a sua saúde (especialmente a dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos dos homens. É uma ocasião em que os homens se reúnem para combater os preconceitos com a sexualidadee, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na sociedade, na família, no casamento e na criação dos filhos.

A data é oficialmente celebrada em Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Estados Unidos, Cingapura, Brasil (com destaque para Manaus e São Paulo), Reino Unido e Malta, mas o apoio global à data é amplo.

De acordo com os criadores do Dia Internacional do Homem, os homens devem denunciar a discriminação que sofrem em áreas como educação e saúde públicas, família, direito, mídia, entre outras, projetando uma imagem positiva de si mesmos na sociedade e destacando suas contribuições.

O Dia Internacional do Homem é celebrado através de seminários públicos, atividades escolares, programas de rádio e televisão, marchas pacíficas, debates e mostras de arte. Os pioneiros da data querem destacar as experiências masculinas na sociedade. Cada ano a celebração da data enfoca um tema diferente, como, por exemplo, 2002 foi o ano da saúde masculina e 2007 foi o ano do perdão e da cura.

Homem, que se diz forte e insensível, mas é esta criatura frágil e indefesa que nunca deixa de ser uma criança...Parabéns!



2 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Lena. Essa data ainda não pegou aqui no Brasil. Mas a proposta do dia é válida e deveria ser usada e divulgada em seus objetivos. Parabéns aos homens do mundo. Beijos e ótima semana.

Anônimo disse...

As vezes julgamos os homens pelos atos da maioria, mas existem mtos homens maravilhosos por aí, que são companheiros leais, que são amantes, amigos... que amam e protegem. O meu FELIZ DIA DOS HOMENS vai para esses Homens Especiais. Eu adorei o seu blog! PARABÉNS!
Beijos da Marie