25 de agosto de 2010

Stomp, it´s amazing!

Quem poderia imaginar que o simples ato de varrer o chão, jogar basquete ou acender um isqueiro poderia se transformar numa coreografia de dança e música? Pois a idéia central do espetáculo é justamente mostrar que a música está em todo canto, inclusive em barulhos que normalmente as pessoas procuram evitar no dia-a-dia, ou que simplesmente passam despercebidos.


É justamente essa a força de criação do grupo inglês Stomp – em Brasília, nos dias 10, 11 e 12 de setembro - que começou com duas pessoas (Luke Cresswell e Steve McNicholas) tocando nas ruas de Brighton, Inglaterra, no verão de 1991 e hoje é o espetáculo que reúne artistas de várias partes do planeta e que está ganhando o mundo.

Com muita espontaneidade e expressão corporal, os artistas realizam oito performances, produzindo sons e ritmos musicais através de sucata, material reciclável e objetos de todo tipo (plástico, metal, madeira, vassouras, caixa de fósfora, latas de lixo, etc), além de usar o próprio corpo como instrumento de percussão.

Nos faz lembrar Hermeto Pascoal, brilhante músico brasileiro que, com um potencial extremamente aguçado e uma prática cotidiana de explorar sons e melodias, apresenta o que é música de maneira profunda e original.

Um dos pontos mais interessantes durante a apresentação é o envolvimento crescente das pessoas que, ao serem convidadas a participar de um jeito irresistível, experimentam a arte de criar diferentes sons com o simples gesto de “bater palmas”, através de ritmos percussivos, despertando a criatividade que há em cada um. Plateia e artistas tornam-se um só, numa espécie de comunicação espontânea e prazerosa. É pura energia! Esse tipo de arte nos remete ao desejo de poder se expressar através da inventividade de algo que se encontra no limiar entre o conhecido e o que está por vir, o senso comum e a arte.

O Stomp tem se apresentado em diversos países e a lista de artistas famosos que assistiram ao espetáculo é interminável: Brad Pitt, Bruce Willis, Julia Roberts, Jim Carrey, Jodie Foster, Denzel Washington, Aretha Franklin, Madonna, dentre outros.

"It’s amazing!", como devem estar dizendo os ingleses. Ou, nas palavras do jornal The Sunday Telegrafh, Stomp é “pure stage magic”.


Autor: Paula Cauchick

Nenhum comentário: