16 de agosto de 2010

Sugar free



Já tentou somar a quantidade de açúcar que você consome todo dia? Comece anotando os produtos que já vêm adoçados. Achocolatado, geleia, suco pronto, bolo, iogurte, pão. E você ainda põe açúcar no café, come sobremesa, belisca uns biscoitos à tarde e arremata um chocolate antes de dormir. Será que precisa tanto?

Não sei dizer se a gente come tanto doce porque a indústria põe açúcar em tudo ou se a indústria põe açúcar em tudo porque a gente gosta muito de doce. Só sei que é possível e recomendável não exagerar. Acostumar-se ao sabor doce é uma armadilha. Uma vez acostumado, tudo que não for doce vai parecer sem graça.

Acho que a gente deveria se acostumar a consumir pouco açúcar desce cedo, até para aprender a apreciar sabores que ficam escondidos atrás do açúcar. E não se trata de ter que comer comida chata. O negócio é que doce demais toda hora é pior mesmo.

Um exemplo é o achocolatado. Aquilo não é chocolate. É açúcar com chocolate. E muita gente ainda coloca colheradas de açúcar a mais. A dica seria substituí-lo por chocolate em pó e perceber a diferença. O gosto deixa de ser o da cana e passa a ser o do chocolate. Quer variar? Pode pôr canela, mel, sei lá... O ideal é limitar o açúcar e liberar a criatividade.

Pode ser um pouco mais trabalhoso no início, mas depois a gente se acostuma. Primeiro a gente tem de virar inspetor de rótulos. Verificar, comparar marcas até encontrar a que tenha uma composição mais próxima à qualidade nutricional que se procura. Achar um iogurte com sabor de morango sem açúcar nem adoçante pronto no supermercado, é perda de tempo. Não existe. O que fazer? Comprar um iogurte natural e uma caixa de morangos e bater tudo no liquidificador de casa. Nem é tão difícil, vá!

O legal é quando a indústria ajuda a gente. Encontrei uma geleia que não tem açúcar, nem edulcorantes e é doce como todas as outras. Você olha o rótulo e não encontra nada esquisito. Parece milagre, mas o segredo é só suco concentrado de fruta. No lugar de adicionar açúcar de cana, espremeram maçã e uva, secaram até ficar bem concentrado e misturaram com a fruta principal da geleia. Maçã e uva em estado natural são moderadamente doces, mas seu suco natural é muito doce! E assim o fabricante fez geleias de damasco, framboesa, morango, com menos carboidratos e menos calorias do que as similares adoçadas. O preço é um pouco maior, porque açúcar de cana é muito barato.

Depois de encontrar substitutos para os produtos doces, o próximo passo para se livrar da dependência é experimentar coisas novas. Não sei se por comodismo ou falta de imaginação a gente tende a comprar as mesmas coisas e comer sempre igual. Açúcar é bom, sim. Mas existem muitas outras coisas boas – e melhores – que a gente finge que não existem, só para ficar nos hábitos a que já estamos acostumados. Desacostumar-se pode ser libertador e muito saudável.

Autor: Francine Lima

Nenhum comentário: