5 de outubro de 2010

Elas pedem mais desculpas!




Não que a gente tivesse muitas dúvidas, mas um estudo feito pela Universidade de Waterloo, em Ontário, no Canadá, e publicado no Psychological Science, mostra evidências científicas de que as mulheres pedem mais desculpas do que os homens.

Mas, antes que as mulheres já digam que é porque os homens nunca admitem seus erros, é bom esclarecer que eles os reconhecem, sim. Parece que, quando eles acham que fizeram algo errado, eles pedem desculpas com a mesma frequência que as mulheres. A única diferença é que eles pensam ques cometem menos erros”, diz Karina Schumann, estudante de doutorado da universidade e autora de dois estudos sobre o assunto.

No primeiro estudo, 33 estudantes universitários com idades entre 18 e 44 anos mantiveram um diário online em que contavam se haviam feito algo pelo que deveriam se desculpar e se de fato haviam pedido desculpas. Eles também anotavam quando estavam do outro lado e julgavam que mereciam um pedido de desculpa.

Tanto homens como mulheres pediram desculpas 81% das vezes em que achavam que deviam. Mas as mulheres achavam que haviam feito muito mais coisas pelas quais deviam se desculpar. Os homens viram menos motivos para fazer um pedido de desculpa, mas também acharam menos razões para receber um. Isso levou a pesquisadora a fazer um segundo estudo para analisar uma nova questão: será que os homens têm uma tolerância maior com as atitudes deles e com as dos outros?

Nessa segunda etapa, 120 estudantes universitários julgaram a gravidade de algumas ações como, por exemplo, acordar um amigo no meio da noite e descobrir que ele foi mal numa entrevista no dia seguinte por causa da noite mal dormida. Em média, as mulheres consideravam as atitudes mais graves do que os homens e, por isso, tendiam a julgar que um maior número delas exigia um pedido de desculpas.

Não sei se o fato de ser uma mulher a responsável pela pesquisa influencia na explicação, mas para Karina, os homens são resistentes a pedir desculpas. “Eles pensam que pedir desculpa os fará parecer fracos ou porque não querem se responsabilizar por seus atos.” As mulheres pediriam mais desculpas porque são mais preocupadas com a emoção dos outros e com a harmonia das relações.

Mas, deixando as explicações sexistas – e simplistas – de lado, o resultado da  pesquisa pode ajudar o relacionamento entre homens e mulheres. Nem homens nem mulheres estão errados sobre o que merece ou não um pedido de desculpas – apenas têm visões diferentes sobre o assunto. É bom saber que eles não são lá muito chegados, para não ficar esperando à toa, não é mesmo? Mas é bom saber também que, se você não pedir desculpa por aquela mancadinha, talvez ele nem note!

Nenhum comentário: