29 de novembro de 2010

Balas de goma, pirulitos e jujubas



A gastronomia atual adora brincar de desconstruir e criar novas apresentações, fazendo o mais simples e cotidiano paladar virar algo verdadeiramente surpreendente. A febre do momento é brincar com balas de goma, jujubas e pirulitos que viraram doces de adultos com ares sofisticados e combinações curiosas feitas especialmente para o paladar dos apaixonados por novas experiências.

Se até então os sabores dos pirulitos eram apenas os clássicos de frutas, agora é possível degustar gostos exóticos, como lavanda, gengibre com wasabi e até bacon. A empresa americana Lollyphile ainda produz doces no palito que precisam mesmo ficar longe de crianças, como é o caso dos pirulitos feitos de vodca, absinto, amaretto e bourbon.

Para quem aprecia um bom vinho, uma empresa americana criou uma linha inspirada em vinhos. Não se tratam, porém, de simples balas com gosto de vinho. O gosto é resultado da desconstrução de sabores que combinam com as uvas mais comuns. A brincadeira funciona assim: a empresa oferece um kit com uma quantidade de balas para cada tipo de vinho. Então, se você é fã de Malbec, o kit contém balas de groselha, framboesa, cereja, ameixa e pimenta-do-reino. A mistura de todas ao paladar final em muito se parece com os vinhos dessa uva.

Com uma pegada mais divertida, a Happy Pills conquistou os adultos da Espanha e de toda a Europa ao associar balas coloridas e mensagens bem humoradas. Suas embalagens parecem vidros de remédio, com curas açucaradas contra os males da vida. Basta escolhera o tipo de guloseima e o rótulo da etiqueta, que pode ser “Para quando quiser gritar” ou “Contra os telefones que não tocam”. Uma simples combinação de bom humor com doses de açúcar e o sucesso do docinho está sendo garantido.

Essas deliciosas curiosidades fazem a gente ficar cobiçando o saquinho de balas dos coleguinhas gringos. Para a alegria da garotada, todas essas curiosas delícias tem entrega para o Brasil, exceto a Happy Pills.

Porém, já não é preciso sair do país para comprar doces em lugares curiosos. A Papabubble, casa de doces que ficou famosa em Nova York, acaba de chegar ao Brasil. O diferencial está na mistura entre a estética moderna e a tradição. De forma artesanal, as balas são feitas diante dos clientes, que poderão experimentar pedaços ainda quentes dos doces. Também é possível encomendar balas personalizadas que enchem os olhos e as bocas de todas as idades. Com tantas opções, só não vale ficar de olho no saquinho de balas das crianças.

Luty Vasconcelos

Um comentário:

Jujuba, 32 anos disse...

Adoro essas balas!
Curto uma que se chama kisses, nossa.. delícia ;)

Boa quinta-feira..