27 de novembro de 2010

O que é boa forma para você?



Quem mandou abrir a boca? Fui sugerir um tipo de exercício a um amigo, dizendo que com aquele ele certamente ficaria em forma, e ele me lançou uma resposta desconcertante: “Eu estou em forma. Só não estou na forma que talvez você ache ideal.” Só me restou mudar de assunto. Ou eu tinha cometido uma gafe, ou estava equivocada ao supor que, com seus exercícios regulares, ele desejava perder o que lhe restava de gordura abdominal. Então estar em forma e ter barriga não eram condições excludentes? Então por que as revistas dedicadas a dar dicas de boa forma enfatizam tanto a barriga tanquinho?

Resolvi lançar essa pergunta na internet para checar o que as pessoas consideram boa forma. Algumas pessoas simplesmente marcaram com um x as alternativas que lhe interessavam, e outras acrescentaram ideias próprias.Houve quem mencionasse o equilíbrio entre trabalho e lazer, além de equilíbrio profissional. Falaram também de autoestima, e não apenas ligada à boa aparência. Outro lembrou que, na busca pela magreza, tanta gente perde saúde. Apareceu também a importância de ter uma vida amorosa (!). O mais interessante foi que alguns associaram boa forma com equilíbrio espiritual. Será que elas estão certas?

Fui verificar o que o dicionário diz sobre boa forma. O verbete “forma” no Aurélio tem mais de 20 significados. Entre eles, “aparência física de perfeita elegância”. Não diz nada sobre como se chega a essa aparência perfeita, claro, o que abre brecha para incluirmos pessoas sedentárias e mal alimentadas esculpidas somente por cirurgia plástica na categoria de boa forma. Se a gente joga “boa forma” no Google, encontra uma lista de sites que prometem receitas para emagrecer. Então uma pessoa que não precisa emagrecer está necessariamente em forma?

Se voltarmos os olhos para o mundo dos esportes, o conceito de boa forma sai das fronteiras da aparência e vai mais para o sentido das capacidades de realização de trabalhos corporais. Um jogador de futebol em forma será aquele que aguenta um jogo inteiro correndo e chutando muito – acertando a maior parte dos lances. Um corredor em forma será aquele que termina a prova em um bom tempo e sem lesões.

Que espécie de boa forma as pessoas normais estão buscando então? A da aparência, a das capacidades de realizar movimentos úteis para sua vida, aquela que resulta de uma vida equilibrada e satisfatória? Ou tudo isso junto?

Se boa forma pode ser tudo isso, então ela não dependerá apenas de uma combinação harmoniosa entre dieta, atividade física e sono, e não significará ser necessariamente magro e musculoso. Talvez ela seja o que mais interessa às pessoas em diferentes momentos da vida, sejam elas mães, avós, adolescentes, atletas profissionais ou trabalhadores. Talvez boa forma deva ser um conceito totalmente relativo às atividades que cada pessoa pretende realizar e ao papel que pretende desempenhar na sociedade.

Neste momento da minha vida, não me sinto em muito boa forma, mesmo sendo tão magra, mesmo estando fisicamente saudável, mesmo me alimentando bem e me esforçando para praticar exercícios regularmente. Quem me vê talvez tenha certeza de que estou em ótima forma, mas para mim meu estado físico atual não é suficiente. Eu não quero estar muito mais forte, muito menos mais magra. Eu quero é estar mais hábil. Quero voltar a subir em árvores e pular muros, só pelo prazer de conseguir. Quero acordar mais disposta no fim de semana, sem sentir todo o peso dos dias úteis sobre meus ombros nos dias de repouso. Quero não sentir dores nas costas de tanta tensão, por ficar tanto tempo sentada não me mexendo, não me dando prazeres. Quero andar muito mais de bicicleta, para ver e sentir na pele paisagens lindas em todos os seus detalhes. A minha melhor forma tem, sim, a ver com como eu me vejo, mas não necessariamente no espelho. Tem mais a ver com a maneira como eu me movo pela vida.

Qual será a melhor forma para um ator de 40 anos? Para um operário de 30? Para uma bailarina de 50? Para um empresário de 28? Para um motorista de seja lá que idade? Qual a melhor forma para você, hoje?

Francine Lima

Nenhum comentário: