22 de janeiro de 2011

Alimente a sua alma




A maioria das pessoas costuma jogar fora as oportunidades. Não consegue aproveitar o tempo, não valoriza o amor, não dá atenção aos filhos, não desenvolve a capacidade criativa. Fala-se muito em desperdícios materiais, mas o pior de todos é o da vida.

É triste ver pessoas que não sabem utilizar seus talentos, pois qualquer tipo de aptidão exige dedicação para desabrochar, assim como o amor requer cuidados constantes para acontecer em toda a sua plenitude.

Muitas pessoas, no entanto, passam pelas oportunidades sem lhes dar atenção. Outras se arrependem por não ter se dedicado ao grande amor de suas vidas, ou por ter jogado fora oportunidades profissionais.

Quando alguém se dedica a alimentar ilusões, perde oportunidades. Quem se propõe a acumular dinheiro perde a oportunidade de conviver com o filho, com o parceiro e consigo próprio. Quem se preocupa muito com segurança ignora as oportunidades profissionais e amorosas. Quando as pessoas não enxergam adiante têm de pagar por sua falta de visão. Pagam com seus empregos, amores, momentos de felicidade, que só valorizam depois que perdem.

Visão é a arte de ver o invisível. Visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas. A visão transforma você numa pessoa especial. Quando vê o que quase todos vêem, deixa de ser alguém especial e vira maioria, e a maioria, infelizmente, é muito limitada. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades.

O campeão tem a capacidade de dar o salto no escuro. Enquanto as pessoas se sentem perdidas diante dos obstáculos, ele sabe criar novas oportunidades. Quando os outros dizem que não há solução, ele fica ainda mais estimulado a inventar uma nova maneira de vencer o desafio.

Um empreendedor de sucesso sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro.

Por outro lado, o sucesso também tende a levar à acomodação. Pior ainda: leva à idéia de que as razões que nos fizeram vencer no passado vão continuar nos conduzindo ao pódio. Bobagem. A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as chances de crescer e evoluir. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.

E como, muitas vezes, estamos em situações de pegar ou largar, precisamos estar cientes que as oportunidades são poucas e que não devemos desperdiçá-las. Por isso, quanto mais ágil for nossa capacidade de analisar e decidir, mais plenamente viveremos. Nossa vida depende muito de nossas decisões, de nossa capacidade de avaliar o que realmente é importante.

Portanto, reflita sobre o caminho que você está percorrendo e deseja para si. Observe seus pensamentos, seus sentimentos e seus desejos silenciosamente, sem julgá-los. Ouça o seu coração. E alimente sua alma com as oportunidades que a vida lhe dá. Não seja um mero observador ou sobrevivente em sua passagem pela terra. Agarre as oportunidades. Não deixe nada destruir a sua capacidade de ser feliz e sonhar.

Estou torcendo por você.

Roberto Shinyashiki 

Um comentário:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Muito bom! Belo toque!!!
Beijinhos, lindona!