20 de janeiro de 2011

Amigos virtuais


Os amigos virtuais são impessoais. Amizade é para ser cultivada, sim. Mas não existe só um tipo de amizade. Há aqueles que simplesmente passam pela vida uns dos outros, sem deixar nenhuma marca. São amigos de passagem. Antigamente se dizia: amizades de férias não sobem a serra. Lembra-se? Eram as “amizades para sempre”, mas que tinham a duração de somente um único verão.

Quanto aos amigos, há aqueles amigos que são sociais, amigos de clube e de passatempo. Outros são amigos para grandes festas, viagens e bons passeios. Há amigos para trocar confidências, amigos para os momentos de solidão. Há os amigos com quem trocar algumas idéias, outros para dar boas risadas. Amigos de oportunidade, que abrem portas e indicam caminhos. Amigos nas horas tristes e amargas. Amigos humildes, que nada querem em troca. Amigos interesseiros, que não perdem tempo para dar ‘uma bicada’. Há os que se fazem de amigos e os que são de fato e a gente nem repara.

Poucos resistem às nossas coisas boas! Menos ainda, resistem quando começa a entrar dinheiro e negócios em meio à relação. Tem os amigos antigos, os de escola, os amigos dos irmãos e depois os amigos dos filhos. Não esquecer os amigos da onça, que esses não faltam, também! Há amigos com quem nos comunicamos somente por ocasião das grandes festas, aniversários, casamentos, batizados e enterros. Há amigos que são mais queridos e mais íntimos que nossos próprios familiares e amigos que seria preferível nem ter. Nenhum deles é impessoal. Todos são pessoais, sim, embora muitos sejam ‘muito gente’ e outros sejam umas verdadeiras bestas. Enfim, amigos, para quem quer, não faltam. É um tal de entra e sai de amigos em nossas vidas que parece passeio público, você não acha?!

O que acontece com os amigos virtuais que desaparecem? Não se sabe. Abrir mão do controle nos relacionamentos é um santo remédio! O que a internet nos trouxe de bom nesse aspecto é que se pode optar por qualquer tipo de conversa, com qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, sem maiores expectativas e ver no que dá. Com assiduidade dá para ir sacando mais ou menos como é o jeitão daquela pessoa com quem nos relacionamos no espaço virtual. O tipo de linguagem, as histórias que nos conta, sua coerência, consistência, seu compromisso, interesse para conosco, para com a vida etc.

Há amizades que se solidificam, sim, pela internet. Há amores que brotam e se realizam. As pessoas acabam por se aproximar, se conhecer melhor ao vivo e a cores. E há amizades antigas que se recuperam. Há de tudo. Tudo. De bom e de ruim.

É preciso, então, ter experiência e critério, porque a conversa pelo espaço virtual tem uma qualidade fantástica: permite-nos uma liberdade jamais experimentada noutras formas de abordagem. Cada um de nós pode descobrir ‘o escritor’ que há dentro de si. Podemos ficar somente no mundo da fantasia e experimentar a liberdade de ‘falar’ de um jeito e sobre coisas que jamais ousaríamos, se fosse de outra maneira. Podemos ser o que quisermos inclusive a gente mesmo! Isso é fantástico. Mas é preciso cuidado para não ser crédulo, para não passar informações pessoais, que devassem a intimidade alheia e exponha a todos de modo inadequado e até mesmo perigoso, porque efetivamente não sabemos com quem estamos ‘falando’ do outro lado!

Meu conselho: pegue mais leve. Escreva mais na brincadeira. Não vá entregando seus afetos a desconhecidos e desconhecidas, nem pessoalmente, nem pela internet. ‘Quem vê cara, não vê coração’, lembra-se deste ditado? Imagine então, quando nem a cara a gente vê! Enxerga o que? Há outro ditado, este oriental: ‘Se não encontras pérolas no mar, não penses que no mar não existam pérolas. Mergulha e procura mais’.

Ana Fraiman 

2 comentários:

Anônimo disse...

Lena querida.

Que mensagem Maravilhosa.
Quantas descrições foram feitas de amigos, e me identifiquei com todas, aliás quem não se identificou não?
Passam por nossa vida amigos das mais diversas características, que foram muito bem abordados nesta mensagem.
Agora um novo círculo de amizades que há 8 meses estou descobrindo, são os amigos virtuais.
Apesar de termos alguns cuidados de exposição da intimidade, não posso deixar de comentar.
Conheci pessoas Maravilhosas, de caráter e bom coração.
Como disse o texto: Quem vê cara não vê coração, mas digo que, "Existe um Mundo de Energias".
Somos Seres Espirituais, e o que emana de Nós são Pensamentos e Energias.
E o que posso dizer é que muito mais do que você ver uma pessoa, o que diz muito sobre ela é a forma como ela se expressa através de seus sentimentos e palavras.
Esta é a magia do Mundo virtual, você não está vendo a pessoa, mas você terá que abrir sua percepção e acreditar na sua intuição, para perceber e receber a energia que emana da outra pessoa.
E como acredito muito na Lei de que "Semelhante atrai semelhante", estarei conectada com pessoas que compartilham da mesma afinidade de idéias.
Se acontecer de me comunicar com a pessoa errada, terei que me lembrar de ser a pessoa certa.
Adorei....
Beijo grande em seu coração!

Lena disse...

Oi, Lu
Quando vi esse texto me encantei com ele também. O lance da troca de energia entre pessoas que não se conhecem, é uma coisa realmente que nos põe a pensar. O lance "Semelhante atrai Semelhante" é bem interessante. Acho que é issa irmandade de ideias que mantém essa troca virtual.
Obrigada pela visita.
Bjkas,
Lena