5 de fevereiro de 2011

A cara do dono



Casa vazia é bom, mas se já não tanta gente circulando pela sala, o espaço pode ganhar vida com um bicho de estimação. Os animais podem se mostrar excelentes companheiros e espantar a solidão, o stress e até ajudar a melhorar o relacionamento com outras pessoas.

Companheiro não importa o que aconteça, um animal de estimação pode proporcionar muita diversão e carinho. Quem não abre um sorriso ao ver um cachorro abanando o rabo e pedindo carinho ou ao escutar um papagaio cantando uma música que lhe ensinaram? Além disso, criar um animal pode melhorar os relacionamentos interpessoais. Por exemplo, enquanto se passeia com um bichinho e ele logo quer se aproximar de outro animal, os donos também acabam se conhecendo, e daí pode surgir uma boa conversa.

Os cães são conhecidos no mundo inteiro como os melhores amigos do homem, e não é à toa. Fidelíssimos ao dono, possuem uma incrível capacidade de adaptação e sua boa convivência com seres humanos é incontestável. A raça poodle é muito inteligente e leal, o que a torna ótima para quem deseja companhia, seja em casas ou apartamentos. Os labradores, por serem bastante brincalhões, são perfeitos para quem tem crianças. O pastor alemão, utilizado como cão de guarda, é forte, rápido e corajoso. O shih tzu é muito dócil, atento e ideal para espaços limitados. Todos estarão ao lado do dono durante toda sua vida, que pode chegar a 20 anos.

Os gatos são independentes e isso os torna a escolha ideal para quem não tem muito tempo para dedicar a um bicho. Se bem cuidados, podem se mostrar amigos valiosos e muito afetivos. Gatos persas são carinhosos e miam baixo, por isso são muito procurados por quem vive em apartamentos pequenos. Os exóticos adoram brincar e lembram os persas, mas têm o pêlo mais curto. O quieto pêlo curto americano é craque em paciência, principalmente com crianças. O amável siamês é curioso e inteligente. O fato de se virarem sozinhos não anula a necessidade de carinho. Esses pequenos felinos costumam viver de 15 a 20 anos.

Para quem gosta de acordar ao som de melodias, os pássaros são uma boa escolha. Sua expectativa de vida varia dependendo da espécie, de 5 a mais de 100 anos. Famosos por repetir o que ouvem, os papagaios são inteligentes e amistosos. Os canários são verdadeiros cantores. Periquitos vivem em grupos grandes, adoram brincar e não poupam esforços para chamar atenção. Além dos pássaros serem ótimos amigos, suas cores, tamanhos e formas exuberantes podem dar um toque a mais de beleza na casa.

Muita gente tem uma imagem ruim dos roedores, mas eles, que vivem até 20 anos, são ótimos companheiros e quase não dão trabalho. O hamster é dócil, tímido e adora se exercitar. Porquinhos da Índia são carinhosos e adoram comer frutas e vegetais. Mansas e limpas, as chinchilas preferem ambientes arejados. Cúmplices das crianças, os coelhos não fazem barulho e são dorminhocos. Roedores adoram passear pela casa, mas devem ser vigiados, pois comem fios e móveis.

Ter aquários é um hábito associado à ornamentação. O que pouca gente sabe é que peixes podem demonstrar afeto e companheirismo. Há peixes que nadam mais agitados e satisfeitos quando o dono está por perto. Existem ainda alguns que se acostumam a comer na mão do criador, como o oscar. O betta tem cores vivas e não precisa de muito espaço. Guppys são coloridos e enchem o aquário de alegria. O tempo de vida desses amigos varia tanto quanto o dos pássaros.

Os jabutis também são ótimos companheiros, mas criá-los não é tão simples quanto parece. Precisam de espaço com terra, água e temperatura tropical. Se expostos a baixas temperaturas, podem desenvolver pneumonia. É preciso pensar muito antes de ter um, pois esses répteis duram por toda a vida, chegando a mais de 80 anos.

Antes de escolher, é importante buscar a orientação de um especialista para se inteirar das características e necessidades do animal desejado. É preciso considerar, além do gosto pessoal, o espaço em casa, e ainda a disponibilidade de tempo para o cuidado.

Redação mais de ....

2 comentários:

Unknown disse...

Gosto muito de animais mas o meu preferido é o gato.Tenho dois e já não passo sem eles.

Beijinhos.

Lena disse...

Eu gostaria muito de ter um cachorrinho...Um dia terei! Bjs.