18 de fevereiro de 2011

Espelho e desejo



Uma amiga me diz que não suporta mais se olhar no espelho. Ela está se achando gorda, feia, desprezível. Antigamente, eu talvez dissesse a ela que está na hora de fazer uma dieta e dar uma ajeitada no visual, mas hoje em dia aconselho outra coisa: está na hora, isso sim, de trocar de espelho.

Ela está apenas um pouco acima do peso ideal, e feia não é de jeito nenhum. É uma mulher inteligente, divertida, bacana. O problema é que está totalmente focada no trabalho, não tem se relacionado com ninguém. Não namora. Não quer nem pensar em seduzir ou ser seduzida, fechou pra balanço. É é justamente este o espelho que está lhe faltando pra ver-se com olhos mais generosos.

A gente se apaixona por si próprio à medida que nos enxergamos através dos olhos dos outros. Isolados numa ilha - ou trancados num apartamento - a tendência é não enxergarmos grandes atrativos em nós. Mesmo sabendo que somos pessoas legais, quem confirma isso? Ok, com a auto-estima em dia, não dependemos tanto assim da apreciação alheia. Mas ninguém consegue manter-se em alta por muito tempo sem comprovar que é amado, gostado. Em suma, desejado.

Todo ser humano necessita despertar desejo. Quando as pessoas nos olham e não nos diferenciam de uma cadeira, a coisa vai mal. Isso acontece muito naquela instituição, como é mesmo o nome? Casamento. Os dois seguem se amando, mas já estão há tanto tempo juntos que não faz mais diferença se a mulher embarangou ou se o marido perdeu os dois dentes da frente: "amo você de qualquer jeito, bem". Ama, sem dúvida. Mas não nos enxerga mais. É aí que mora o perigo. Homens e mulheres precisam de um espelho que lhes diga constantemente o quanto são interessantes e atraentes. Se o espelho rachou em casa e não reflete mais nada, das duas uma: ou a gente se entrega ao desleixo, ou vai buscar reflexos de si mesmo em outro alguém.

Conheço garotas muito mais gordas que minha amiga, e menos bonitas e inteligentes do que ela, mas que não sentem vergonha do próprio corpo, seguem no jogo da vida, ganhando mais do que perdendo. São bem amadas por amigos e namorados, portanto a imagem que têm delas mesmas é menos rigorosa. E acabam se tornando belas de verdade.


Martha Medeiros

11 comentários:

Carla Farinazzi disse...

Oi Lena!

Eu concordo com a maior parte do texto da Martha, mas fico me perguntando se a opinião dos outros deve ter esse peso todo. Fico meio na dúvida, porque acho que independentemente de se olhar no espelho, devemos primeiro nos amar. Já reparou como são belas as pessoas que amam a si mesmas?

Super beijo, Lena

Carla

Anônimo disse...

Conheci na minha adolescência um rapaz, apelido feio. O feio estava sempre rodeado de amigos, homens e mulheres de todas as idades e não faltavam meninas que quisessem namorar o feio. Às vezes tinha que sair depressa da balada pq não podia encontrar-se com duas namoradas...e junto com ele saia toda a galera!
Porque? Porque alguém tão feio não era solitário?
Porque o feio era lindo no seu interior e possuia um carisma que arrebatava.
Todos disputavam a atenção do Feio.
O espelho só reflete o que vê, nós é que devemos ver além do espelho. E o Feio sabia fazer isso!

kiro disse...

Oi linda...

Eu assisti um filme (que minha falta de memória- infeliz- num me deixa lembrar o nome), onde um homem dizia à mulher - personagem principal -

:

Não seduza apenas quem vc quer seduzir, seduza a todas as pessoas, homens, mulheres, crianças... E quando vc quiser seduzir uma pessoa específica, isso será facil. A arte estará desenvolvida!

:

Não lembro o texto exato (falta de memória!) mas o contexto era esse!!!

Amei teu post!!! Lindo!!!

Bjs amorinha!!!

Unknown disse...

Formosura, procura encontrar-te no amor, não na adulação do espelho ...

Beijinhos meus e bom fim de semana.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Lena querida. Mostre ao espelho sua melhor face, você ficará feliz com o que ele vai lhe mostrar. Beijos e ótimo final de semana.

Anônimo disse...

Lena querida amiga,

Somos Seres Espirituais vivendo na matéria, portanto não devemos desprezá-la... mas também não devemos deixar que ela tome o primeiro lugar em nossa vida, porque ela é só ilusão....
Cuidar do nosso corpo e nossa aparência é uma forma de carinho e respeito por este templo que nos foi emprestado, mas, somos muito mais do que isto.
Quando começamos a enxergar o Divino dentro de nós, nossa Luz interior já começa a irradiar para todos, e naturalmente nos tornamos Lindos e Maravilhosos.
Uma pessoa de bem consigo e com a vida, todos querem ficar perto devido a sua Energia...

Beijão em seu coração!!!

Lena disse...

Minha amigas e amigo Manuel,

Super obrigada pelas maravilhosas contribuições, ou melhor dizendo, pelas críticas e complementaçãos dos textos que venho postando.

Gosto muito do Amadeirado, mas 90% é devido ao carinho que vocês me dedicam.

Gostaria que por algumas horas habitássemos o mesmo espaço físico para comemorarmos e celebrarmos presencialmente essa coisa gostosa que nos une.

Hoje vou aproveitar e dar um rolé pelos blogs de vocês, para me inspirar, reenergizar e saber das coisas boas que estão rolando por aí...

Beijos, com muito carinho e um excelente fim de semana pra vocês!!!

Denise Carreiro disse...

Lena, querida, seja sempre bem vinda em meu blog. Adoro sua visita. Quero q aceite o selinho q está em meu blog. É só passar e pegar. Muita paz!

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Lena
Interesante o post e a auto estima é o que nos move em direção a uma vida de qualidade, certamente!!!
Passo também por uma proposta de hoje em meu post...
Entre na roda com a gente!!!
Bjs de paz e excelente fim de semana.

josenaide coelho disse...

não me acho gorda,eu me espelho no k sou endependente de quem acha o quer achar de mim,eu tenho muitos valores e isso me basta,sou muito amada e quem me achar inferior problemas de quem achar,eu sou isnobe eai de quem pisa nos meus calos,farei os deles ferirem tb...bjs....

josenaide coelho disse...

não me acho gorda,eu me espelho no k sou endependente de quem acha o quer achar de mim,eu tenho muitos valores e isso me basta,sou muito amada e quem me achar inferior problemas de quem achar,eu sou isnobe eai de quem pisa nos meus calos,farei os deles ferirem tb...bjs....