8 de fevereiro de 2011

Pratique Yoga



Do Yoga, uma parte bastante conhecida aqui no Ocidente são os ásanas, os exercícios físicos. Praticar Yoga virou sinônimo de adquirir um excelente preparo físico. E, de fato, a prática regular de ásanas propicia bom tônus muscular, dá força e alonga.

Em função desse excelente trabalho muscular, Yoga vem sendo indicado por médicos no tratamento e prevenção de muitas doenças, principalmente aquelas relacionadas a problemas posturais e articulares.

Yoga também é associado a relaxamento. Neste mundo tão desgastante em que vivemos, cheio de desafios a serem superados diariamente, muitos, frequentemente, têm vivenciado sintomas de estresse. Nos casos mais graves, o acompanhamento médico é essencial. E é a própria Medicina que vem atestando e recomendando Yoga para diminuir o grau de ansiedade e nervosismo. Simplesmente pelo fato de que, ao perceber a respiração, já temos uma diminuição no estresse. Através de exercícios específicos de relaxamento, Yoga tem se mostrado muito eficiente neste assunto.

Assim, temos aí dois bons motivos para as pessoas praticarem Yoga: obter saúde física e psicológica.

Existem aqueles também que buscam desenvolvimento espiritual. Yoga contém um conjunto de valores que orientam o praticante, dando-lhe segurança para agir dharmicamente no mundo.

Há também os que fazem Yoga sem motivo aparente. Perguntei uma vez a uma aluna: por que você quer fazer Yoga? Ela me respondeu com um sorriso: porque eu gosto.

Talvez essa tenha sido a resposta mais sábia que ouvi até hoje. Enfim, seja qual for o motivo, Yoga faz bem e todos devieriam praticar.


Alexandre Perlingeiro 

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre ouvi falar desta tal yoga, e as pessoas até diferem sobre a pronuncia correta...bom te confesso sou um pouco preguiçosa, não sou muito de exercícios..
bjo e um bom dia!
aqui está com uma chuvinha maravilhosa!

shan-Tinha disse...

vi esse post e recomendo, yoga faz maravilhas por você, corpo e mente! eu faço há um tempão!
bj!