20 de março de 2011

Dançar: alimento para a alma



Dançar traz alegria. A verdadeira alegria de poder reconhecer e expressar, de forma simples e direta, os anseios da alma.

Dançar nos restitui os laços perdidos com nossa própria essência. Isso realmente acontece quando nos entregamos ao seu movimento como uma onda que brota espontaneamente, de uma fonte que não é racional, nem esteticamente premeditada. Quando deixamos que o movimento expresse livremente algo que é único em cada um de nós. Nesse sentido, a dança espontânea se revela como sendo uma linguagem corporal subjetiva, rica de significados. Assim, a dança se abre como um caminho maravilhoso para o autoconhecimento.

Através de exercícios de sensibilização, expressão, interação e consciência corporal, entramos em contato com nossos próprios bloqueios, herdados de uma educação e cultura voltados para a praticidade de um mundo cada vez mais alienado de nossas necessidades anímicas. Assim, aprendemos a reconhecer nossas próprias limitações, a nos libertarmos dos condicionamentos e padrões indesejados, aqueles que negam a nossa verdadeira essência e o exercício do nosso potencial criativo.

Com a dança espontânea se propõe um caminho de retorno de cada um consigo mesmo. Uma redescoberta, numa viagem, que pode começar pela percepção e refinamento dos sentidos, adentrar nas paisagens coloridas das emoções, encontrar o seu ritmo na respiração e, da integridade dos gestos, nascer uma verdadeira fonte de inspiração e renovação.

Sônia Imenes 

4 comentários:

Sandra Portugal disse...

Minhas duas filhas dançam! E é realmente uma expressão da alma! Eu pessoalmente acho que cantar também faz bem a alma, tanto quanto dançar! Ontem fui a um show de uma amiga cantora e pude assistir tanto o prazer e a alegria que o canto traz, quanto a felicidade da terceira-idade dançando sem medo de ser feliz! Seu blog realmente me encanta em TODAS as postagens! Espero que voce tenha visto a referncia ao seu blog na ultima sexta-feira lá no Projetando Pessoas. bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Lena disse...

Querida Sandra,
Canta e dançar libertam o corpo e a alma!!!
Quando puder, dê um pulinho na coluna direita do blog, mais especificamente no "Stamps Gallery", onde coloco os selinhos que o blog ganhou. Beijos com muito carinho!

kiro disse...

Aiii, eu dancei tanto esse fds... deliciosamente!

Eu AMO dançar!!!

:D

Me,myself & I! disse...

Concordo!
Eu adoro dançar com o meu pequenino...
Faz tão bem à alma!