13 de março de 2011

A maneira correta de ver o mundo




Você já parou para observar suas próprias posturas e das pessoas ao seu redor? Como está a sua coluna? Inclinada para frente ou para trás?

Geralmente, nossa coluna oscila entre uma postura de submissão e arrogância. Ou estamos com a cabeça baixa, olhando para os pés das pessoas, com o peito fechado, defensivos, ou estamos com o nariz empinado, a coluna inclinada para trás, olhando as pessoas de cima para baixo, com desprezo.

Em realidade, ambas as posturas são patológicas, dois lados da mesma moeda. Não se enganem que o arrogante esconde um sentimento de inferioridade - e vice-versa. Não é por outro motivo que ele despreza os outros, para se proteger, pois, em última instância, se considera inferior.

Também o submisso mascara sua soberba atrás de uma fala mansa. Não se confunda humildade com fraqueza ou submissão ou baixa auto-estima.

Devemos buscar um equilíbrio entre esses extremos. Nem tanto para frente, nem tanto para trás. O tronco e a cabeça devem tocar os céus e nossas pernas devem se enraizar firmemente no chão, cedendo a ele todo nosso peso. Olhar as pessoas nos olhos com carinho e respeito.

Dignidade é a capacidade de nos mantermos dinamicamente nesse equilíbrio: nem nos fixarmos em uma postura nem em outra. Permitir que o corpo transite entre elas, ora para frente, ora para trás ora se inclinando em sinal de humildade, ora enfrentando os desafios com coragem e determinação.

Há, portanto, a negação de qualquer radicalismo rígido e discriminatório. A dignidade reside na busca do caminho do meio.

 
Alexandre Perlingeiro é mestre em Dakshina Tantra Yoga


Um comentário:

Will disse...

Oi,
Equilíbrio, esse deve mesmo ser o alvo.
Abç