17 de março de 2011

Veja o lado bom




Até o coração dos otimistas é mais forte. Carregar aquela certeza de que tudo vai dar errado faz mal, dizem especialistas. Pessimismo em excesso também dificulta a vida social e impede realizações. Se você está no time dos que tendem ao negativo, comece a pensar no caminho inverso. Acredite, isso é possível.

O pessimista, às vezes, pode confundir-se com uma pessoa cautelosa, prudente, e até mesmo, realista. Porém, essas qualidades não são características de quem vive de mal com a vida. Trata-se de conceitos totalmente diferentes. O pessimismo emperra todo e qualquer projeto pessoal. Muitos confundem pessimismo com realismo ou cautela. Realismo, cautela, prudência são virtudes dos que são empreendedores, portanto, otimistas. Os pessimistas, por sua vez, tendem a se isolar, a não mais acreditar em si e no próximo. Param no tempo e no espaço, perpetuando o sofrimento.

Pensar somente em coisas desagradáveis, negar o lado positivo e viver reclamando de tudo tem consequências também para a saúde. O coração dos otimistas é mais resistente a doenças cardíacas. O pessimismo é fonte de paralisia, tristeza, angústia. As pessoas tendem a se isolar, a não mais acreditar em si e no próximo. Param no tempo e no espaço, perpetuando o sofrimento. E à a medida que o pessimismo se acentua, perde-se a esperança de realizar novas ações, podendo acarretar em sintomas depressivos e de pânico, medo de tudo e de todos.

Até mesmo nas situações mais adversas, é possível ver o lado positivo. Situações de perda, de rompimento ou de profunda tristeza podem ajudar a conviver melhor com as dificuldades. Quando cultivamos a capacidade do aprendizado em toda e qualquer circunstância da nossa vida. Não quer dizer que não vamos sofrer, quer dizer que podemos enxergar para além das dores, do sofrimento. Assim desenvolveremos a capacidade de criar novas possibilidades para lidar com as dificuldades. O pensamento positivo traz boas energias que nos ajudarão quando alguma adversidade se apresentar.

Quer saber a quantas anda o seu pessimismo? Faça uma experiência. Ao fim do dia, relembre os acontecimentos e saiba quais foram mais marcantes na sua memória. Se você só consegue se lembrar do que deu errado, aprenda como ver o lado bom da vida a partir das dicas a seguir:

1. Sempre procure tirar aprendizado das adversidades. É o aprendizado que nos fortalece e possibilita criar linhas de fuga daquilo que nos oprime e impede de caminhar.

2. Acredite no seu potencial. Somos capazes de enfrentar nossas dores com realismo e esperança. É nosso potencial que nos impulsiona a seguir em frente e nos mantêm de cabeça erguida.

3. Sorria, apesar das dificuldades. O sorriso tem a propriedade de espantar os males, o mau humor. Não estamos cegos para a realidade, mas sorrimos na esperança de dias melhores. Andar triste e cabisbaixo não resolve nossos problemas. O sorriso é bálsamo e fortificante.

4. Procure relaxar. Não tome decisão alguma se estiver preocupado (a) ou aborrecido (a). Decisões tomadas com este espírito não costumam funcionar. Reflita, pare e pense um pouco mais. Depois, decida como continuar a caminhada.

5. Renove sempre as esperanças. E nunca deixe de sonhar e acreditar, por mais difícil que pareça. Como bem diz o ditado: "A esperança é a última que morre!".


Maria Fernanda Schardong


7 comentários:

Maria José disse...

Oi Lena. Gostei dessas 5 dicas de otimismo e ajuda interior. Tem selinho para você lá no Arca. Fica em Mimos 2011. É só rolar a tela para baixo que encontrará. Espero que goste. Beijos.

Kiro Menezes disse...

Ainda que se sofra, a vida existe, a noite, o dia, novidades novinhas em folha... ^_^•

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas...maravilhosas!
Um abraço grande....Emilinha

Sonhos De Deus disse...

Boa tarde,desenvolva uma visão de vitória,coloca em teu coração,a força de comquistar teus sonhos,tenha fé em Deus sempre.Ei pois eu creio vc vai sorrir!Parabéns,Uma semana com muita luz pr vc ,ti gosto muitooo!!!

'Lara Mello disse...

E lembre-se: Tudo tem um lado bom.. Bju!

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Lena querida,

Acredito que a vida é um reflexo de tudo que está dentro de cada um.
A pessoa negativa, não consegue enxergar a Luz de sua essência, então verá sempre inimigos á sua volta.
Enquanto a positiva está a brilhar seu lado Divino, acreditando sempre no invisível.
Portanto a vida tem sentidos diferentes para cada um, e cabe somente á pessoa fazer suas mudanças e transformações.
Mas não devemos nos preocupar, se vibramos no positivo e no bem Maior, Semelhante atrai semelhante.
Para escaparmos das pessoas erradas, precisamos viver nossas verdades.

Um grande beijo em seu coração!!!

Sandra Botelho disse...

E conviver com pessoas pessimistas é muito dificil neh amiga?
Amo teus textos sempre aprendo.Obrigada querida pelo carinho em meu blog.
Ve-se que és especial.
Beijos achocolatados