4 de abril de 2011

Palavra mágica


                
Com um aperto de mão, um abraço afetuoso, um sorriso contagiante ou com um simples “muito obrigado”. Com uma sociedade que preza cada vez menos pelo coletivo, a gratidão é produto escasso no mercado da convivência. Mas não é por isso que você deve deixar de agradecer. Da infância à velhice, a palavrinha mágica faz uma senhora diferença na vida de todo mundo. Principalmente se é de coração, reforçam especialistas.

Ver o lado positivo das coisas ao invés de enxergar somente as falhas e os defeitos. Encarar um momento difícil como uma forma de fortalecimento.A gratidão só pode trazer coisas boas. Atualmente, o mundo está em crise pela competitividade material, fazendo com que as pessoas pensem apenas em seu próprio conforto e prazer. Houve um esquecimento em relação ao outro, de agradecer a companhia de alguém, sua amizade, e até mesmo a inimizade. Se pensarmos bem, agradecer o momento ruim é entender que há uma enorme aprendizagem, além do fortalecimento do nosso caráter.

Se por um lado qualquer forma de agradecimento gera sentimentos louváveis, a falta dela pode perigosa. Na ânsia de querer vencer e superar o outro, todos podem sair perdendo. Vivemos no império do egoísmo, mas esta fase pode e deve ser superada. A falta de valores espirituais, e não se trata de religião, nos leva a sentimento como o orgulho, a impaciência, a vingança, o afastamento do outro, principalmente. O que vemos diariamente em todo o mundo, como a corrupção, guerras, jogos sujos para levar vantagem, a necessidade de sempre querer mais, tudo isso pode ser explicado pela falta de gratidão.

Vale qualquer tipo de demonstração. Na hora de agradecer o mais importante é saber aceitar as coisas como elas realmente são. “Mais do que um obrigada, um abraço ou sorriso, a principal forma de agradecer é partilhar cada momento, aceitando de verdade tudo que está ao nosso redor. Costumo agradecer ao universo por tudo o que me aparece. Os bons momentos e os ruins me ensinam o tempo todo. Não deve haver revolta, somente alegria. A gratidão é uma entrega em plena humildade, onde não há espaços para lutas.

Agradecer é uma daquelas coisas que não precisam nem de hora ou idade para aprender. Claro que, quanto mais cedo, melhor. Se todos soubessem a importância de um “muito obrigada”, com certeza haveria mais compreensão, menos competitividade, mais compaixão entre todos.

Afinal, quem não gostaria de viver numa sociedade que aceita a todos pelo que são? Ser grato é aceitar o que se tem e aceitar o que o outro possui. Somente desta forma podemos olhar de fato o outro e compartilhar seus momentos. Portanto, se fosse ensinado a gratidão sincera como uma forma de conduta, nossa sociedade seria outra. Alguém duvida?


Redação do Maisde50

12 comentários:

Vivian disse...

Bom dia,Lena!!

Adorei o texto!! E como faz falta estas pequenas gentilezas...
Vamos agradecer sempre!!
Usar de gentileza e educação em todos os momentos do nosso dia!

Beijos pra ti!!
lindo dia!!

ValeriaC disse...

Oi Lena...
Perfeito texto...
Gratidão, o compartilhar vida, sentimentos, o dividir...é absolutamente maravilhoso e faz uma sensível diferença na vida da gente...
Beijos e boa semana!
Valéria

Anônimo disse...

Bom dia minha linda!
Me diz se gostou do link que fiz para o amadeirado...
me dá uma idéia?

Calu Barros disse...

Totalmente atual!Um texto que ressalta a importância da gratidão, do reconhecimento pelo outro e pelo mundo, deveria estar afixado nos espelhos de todos os banheiros, para que quando se mirassem, as pessoas tbém refletissem sobre suas ações.
Eu apoio:o texto, este blog e a idéia!
Uma semana de gratos reconhecimentos p/ ti, Lena.
Bjkas,
Calu

Julliany kotona disse...

Que bom que gosto da foto amiga eu ja´tava na hora de troca nê não mudava aquela foto há alguns meses rsrs. Florzinha que post lindo amei de coração suas palavras são sempre um aprendizado pra mim sempre aprendo com cada postagem sua,amo você bjão.

Julliany kotona disse...

Que seus objetivos,sejam conquistados
Desejo que tua semana seja iluminada,
cheia de paz saúde e prosperidade.

Que Sua capacidade seja tão aprovada
como a alma mais povoada…
E nosso afeto seja tão verdade
como é nossa amizade."

Um grande beijo,tenha uma exelente semana,cheia de novidades e realizações.

Regina Antunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wanderley Elian Lima disse...

Oi Lena
Pequenos gestos, podem fazer uma grande diferença.
Bjux

Sonhos De Deus disse...

Oii minha linda ,boa tarde lindo o texto,gosto muito,venho aqui sempre aprendo um pouco mais uma linda semana pr vc bjks!

Anônimo disse...

Oi Lena...

Gosto demais dos seus textos!

Esse principalmente...pq parece que essa palavra "gratidão" anda em desuso...

boa semana e meu carinho!

Zil

Anônimo disse...

Fantástico este texto!.. De fato nos dias de hoje nos encontramos em plena escassez desse sentimento e que chega até ser estranho para muitos quando deparam com atitudes de gratidão.
Parabéns pelo seu lindo cantinho!

Beijocas em seu coração..
Verinha

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

A gratidão sincera, é a maior prova de maturidade , altruísmo e capacidade empática que um ser humano pode ter.
As pessoas imaturas não possuem essas qualidades-entenda imatura não por idade cronológica.
Bjs