14 de maio de 2011

Tudo na vida é movido por ciclos


                      

Que tudo se move em ciclos parece que já sabemos bem disto; o problema é que nos esquecemos às vezes ou sempre...

Sempre que o calo aperta nos lembramos que outro sapato já havia "pegado" bem ali. Assim é com todas as coisas que já sabemos e por uma ou outra razão acabamos nos esquecendo, e, então a tal coisa acaba por acontecer novamente, como o calo e sapato apertado.

Empurramos as tarefas com a barriga e então... Chega a data e aí... Já não dá mais tempo. Com espanto ou com raiva percebemos que o prazo já era! Passou da hora. Escureceu! O banco já fechou! A secretária já saiu. Tudo se movendo como sempre - em ciclos. Mas a relutância em seguir a risca os ciclos nos faz perder os prazos.

Ah! Os prazos... Tudo tem um prazo, hoje em dia se chama:- validade, e esta escrito na caixa de leite, no saco de pão, na caixinha de band aid e até no saquinho de pipoca. É obrigatório prestar atenção, vários são os ministérios que nos pedem isso. Fique atento ao prazo, não deixe para última hora para entregar o IR, por exemplo, ou chegar muito em cima da hora para fazer o check in de viagem no aeroporto. Todo mundo repara, todo mundo meio que faz cara de quem tá pensando... "tá vendo... deixou para ultima hora... é isso que dá"!

Se tudo na vida é movido por ciclos, por que nos é tão difícil acompanhá-los?

Por que é tão doloroso terminar etapas, virar a página, por fim em algo que não esta dando certo ou mesmo o resultado esperado? Sempre insistimos mais um pouco, talvez para que não nos dizerem que desistimos rápido demais... "Todos já ouvimos coisas do tipo:- se você não fosse tão molenga, se não largasse tudo tão depressa...! Mas se insistimos... ouvimos o que? Se você não fosse tão turrão...!"

Tudo vem em ciclos, nossa alegria, a nossa serenidade; é só prestarmos atenção para vê-los acontecerem. E por que não teria ciclos nossa autoestima, é só ficar de olhos e ouvidos bem abertos, para o que fazem e o que dizem todos que estão a nossa volta, e poderá ver com clareza ela desabar...!

"Chegar e partir são só dois lados da mesma viagem"... Milton Nascimento escreveu isso há alguns anos atrás, depois sua música mudou de ritmo, veio outra inspiração, ou seja, outro ciclo começou em sua música e carreira.

Nossos dias e noites são ciclos, as fases da lua, verão - outono, nossa infância foi um ciclo, por que se torna tão difícil ver a vida apenas como mais um ciclo que nossa alma "cumpre" até ficar no "ponto", de não restar mais ciclos a serem vividos por aqui?

Maturidade é a chave da questão, precisamos amadurecer para aceitar os prazos, para entender que função divina tem os ciclos; e assim deixar ir, desapegar, desprender até de sentimentos e dos pensamentos que não nos pertencem, mas que vez por outra nos "possuem" e arruínam a paz e a compreensão que sem duvida a maturidade proporciona.

Sofremos e choramos por tempo demais por coisas que já não são como eram antigamente, ao invés de virar a pagina e seguir até a próxima parada.

A sabedoria que com a maturidade adquirimos não pode ser deixada de lado, toda vez que uma frustração toma a frente não nos permitindo realizar o sonho como planejado; isso é birra, e só fica bem (?) em criança mimada.

Parece-me que o mais importante, é viver os ciclos de forma plena; dando o melhor de si e assim absorver as experiências de cada um destes divinos ciclos, e, claro ficar com o melhor de cada um deles também. O que sabemos ao certo desde a primeira série é que se aprendemos direitinho a lição - não precisamos repetir a tarefa! Podemos seguir em frente!



Cássia Marina Moreira

21 comentários:

Anônimo disse...

Lena querida

sabedoria pra entender a vida e seus prazos, pelo que se deve lutar e do que devemos simplesmente abrir mão, é o que apazígua e torna mais clara a vida.

Beijos!

MARILENE disse...

Texto claro, direto e ótimo para reflexão. Realmente, a vida também é um ciclo e temos que passar por ela de forma satisfatória, ou vamos refazer a tarefa. Como em todas as coisas e situações.

Lena

Agora sou eu, por indicação da Van (RETALHOS DO QUE SOU), que me deixou muito feliz, que estou a concorrer ao "blog da semana".
Caso você ainda não tenha feito sua escolha, se ela recair sobre o (umcanto-recantodaalma.blogspot.com), estará me dando uma grande alegria.
Como é bem informada, deve estar ciente de que a votação começa dia 14/05, lá no blog do wil.

Obrigada e bjs.

Anônimo disse...

Realmente a vida é composta de ciclos e devemos sempre ter a sabedoria em encerrar qdo necessário para que assim o novo possa dar início.
Beijocas super em seu coração Lena e um maravilhoso fim de semana para vc!

Verinha

Ops.. acredito que o comentário que deixei com o nome da música que vc havia gostado, desapareceu com os problemas que ocorreram com o blog.. então estou deixando novamente aqui para vc ok?

Nome da música: "Excuse me"-Junior

Regina Antunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

"....Jamais desista de si mesmo.Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espectáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário."
Fernando Pessoa

Ótimo fim de semana.

Doce beijo.

MA FERREIRA disse...

Amei o texto. Perfeito.
A vida é feita de ciclos. Se observamos tudo é.
Momentos felizes são intercalados com momentos tristes.
Sabendo disso, temos que ter a serenidade para suportar cada momento triste e viver plenamente cada momento de felicidade.
Cumprir prazos tem a ver com organização. Eu coloco as prioridades do dia. E faço..não enrolo. Senaõo dia passa..e vc fica com aquela triste sensação de que nada fez. Fica até com sentimento de culpa.

Um beijinho..

Ma Ferreira

Meire Oliveira disse...

Lena, querida
cada fase de nossa vida é um ciclo diferente e temos que tomar cuidado para não ficarmos presos ao que já foi, senão não conseguimos crescer e "paramos" no tempo; isto é um perigo. Esse texto me fez lembrar de uma frase que repito a mim mesma sempre que termino algum ciclo em alguma estância da minha vida "Todo fim é um novo começo." Se já aprendemos essa lição aqui, mais adiante tem outra nos esperando.
Gosto demais da conta dos seus comments no meu blog, me deixam sempre contente. =) ah! Prometo levar chocolate tbm no nosso cafézinho que já vi que vc amaaaaaa rsrsrs
Tenha um doce fim de semana...bjo grande e meu carinho, Meire.

Meire Oliveira disse...

Voltei, pois me lembrei de uma coisa. Esses dias postei uma frase no twitter que me lembrou vc e o Amadeirado: "Algumas ternuras têm o dom de despertar em nós doçuras adormecidas..." Não sei quem é o autor...Sei que parece bobo eu dizer isso, mas assim que comecei a vir por aqui estava passando por uns probleminhas e estava down, apesar de eu ser um pessoa hiper positiva, estava difícil, e seus textos e comentários ajudaram muito...OBRIGADA de coração. bjos

Betha Mendes disse...

Os ciclos nos ensinam, ao mesmo tempo, nos oportunizam para novos saberes... muito bom!

bj

Betha

mfc disse...

Porque temos o nosso ciclo que nem sempre é sobreponível ao geral!

Sandra Portugal disse...

Excelente escolha de texto e analogia com as fases da Lua!!! Em meus estudos de astrologia aprendi a entender melhor os ciclos da vida e sua influência em vários prismas de nossa existência! Isso é fato!
Passei pra te contar que hoje publiquei a postagem sobre o selinho que ganhei do Amadeirado pelos 400 seguidores, e vejo que você já aumentou em 10% esse indicador!!! 440 seguidores! Parabéns! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Carla Farinazzi disse...

Essa sabedoria adquirida com a maturidade talvez seja nosso patrimônio mais precioso. Aliás, a maturidade é maravilhosa, não acredito em ninguém que diga o contrário.

Beijos, Lena

Carla

Vera Lúcia disse...

OLÁ SUMIDA,
ÓTIMO TEXTO.
DEVEMOS VIVER E ENCERRAR CADA CICLO DE NOSSAS VIDAS SEM SE PRENDER A ELES.
A CADA CICLO, NOVA EXPERIÊNCIA.
O IMPORTANTE É TENTAR ACERTAR SEMPRE PARA NÃO TER QUE REVIVER EXPERIÊNCIAS DOLOROSAS. MAS, A FINAL, TUDO É APRENDIZADO.
BEIJO.

Tatiana Kielberman disse...

Mais um texto perfeito, reflexão mais que sadia para nossas vidas!

Adoro passar por aqui, fechando e abrindo ciclos...

Beijos, querida!

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Lena
Só hoje pude postar o lindo selinho que nos brindou... estive viajando por 20 dias...
Passo também pra desejar-lhe um excelente Domingo de paz e alegria.
Bjs

Denise Carreiro disse...

Além dos ciclos da vida, temos o uso do livre-arbítrio, isto é, a todo momento temos q escolher entre um caminho a seguir ou outro. Isso tudo faz parte do aprendizado, é o q nos torna mais fortes e maduros. Assim progrediremos espiritualmente. Muita paz!

Ingrid disse...

olá Lena,
vim agradecer a visita e conhecer por aqui..
muito lindo!
um beijo..

Catia Bosso disse...

Como sempre me fazendo pensar...
Passando mais pra dar um Oi e deixar um beijo (ai que frio aqui em sampa)

Catita

NEUSINHA BROTTO disse...

penso q temos q viver cada minuito de nossa existencia com intensidade e responsabilidade, pois o dia de hj é unico, amanha sera outro dia, novos aprendizados....

Cristiane Moreira disse...

A dificuldade que muitas vezes sentimos em abandonar o antigo e partir pra algo novo, vem do medo de que o novo seja muito pior do que aquilo a que estávamos acostumados.

Beijos.

Angel disse...

"Chegar e partir são só dois lados da mesma viagem"... Milton Nascimento e é aqui que as mudanças ocorrem, que os medos surgem, que a dúvida começa... no entanto, é por aqui que todos temos que passar!
Lindo!

um anjo