5 de junho de 2011

Frases para terminar relacionamentos



As pessoas não são lá muito criativas quando querem dar um fora em alguém. Homens e mulheres recorrem sempre às mesmas frases feitas, embora as mulheres, a meu ver, gostem mais de se explicar. Querem manter como amigo o cara que não serve mais como namorado. Ou talvez só não consigam ignorar o lado maternal.

Ser fofa além da conta, porém, pode ser uma grande furada. O cara pode não entender o recado. Pode achar que você está só fazendo charme e te perseguir por toda a eternidade. É melhor ser clara (embora isso nem sempre funcione). Só aposte na dubiedade se quiser uma legião de homens sedentos por atenção ao seu redor. Como naquela cena de O vento levou em que Scarlett O’Hara é paparicada durante um churrasco por vários homens que jamais deixarão o posto de meros escravos de seus caprichos. São uns iludidos.

E a ilusão, às vezes, é necessária. A verdade, nua e crua, dói. Vai ver é por isso que existem tantos adeptos do clássico “o problema não é você, sou eu”. Ou do “estou confuso, passando por um momento complicado”. Cof cof.

Frases assim não só são risíveis como podem indicar que o sujeito ou a moça tem a intenção de “cozinhar em banho-maria” o desapontado interlocutor. É mais ou menos assim o raciocínio: por que dispensar a pessoa, se posso mantê-la por perto e dar uma ligada quando EU tiver vontade?

Não seja uma vítima! E não faça vítimas! Confira a minha pequena lista de frases toscas e fuja delas:

1) Você é a pessoa certa na hora errada.

Ok. E qual seria a hora certa? Aquela em que as baladas começarem a se tornar chatas, previsíveis e você sentir a necessidade de discutir em profundidade um filme dinamarquês?

2) Não é você, sou eu.

Gosto do ar enigmático dessa. A pessoa nunca consegue explicar por que ela não é boa o bastante para você, quando sabemos que se trata do contrário: é você que não preenche os requisitos. Caridosa, a pessoa tenta não ser tão desagradável e opta por mais uma boa dose de clichês. E a gente sai da conversa meio tonta, meio com raiva. Quer dizer, totalmente com raiva.

3) Você é ótima (o), MAS…


Acho honesto se a pessoa disser qual é o problema logo depois do “mas”. Porém, é grande o risco de a frase ficar assim: Você é ótima (o), mas apareceu na hora errada. Zzz.

4) Estou confuso (a)

O mais legal dessa é que não dá para estabelecer prazos. A confusão, gente, pode nunca passar. É muito conveniente, versátil e evita perguntas, porque elas só deixarão a pessoa ainda mais confusa. E é capaz de você ainda ser feita de vilã (ou vilão) da história.

E você, tem alguma sugestão de frase boa para terminar namoro? Se não tiver, tudo bem. Conte pra gente por que você usou uma frase feita. Aposto que você usou.



Anna Carolina Lementy

34 comentários:

SOL da Esteva disse...

Lena

Estes são os quatro mandamentos mais comuns. Entretanto, para mim, não há como falar, olhos nos olhos, com lágrimas ou sem elas, furiosa(o) ou calma(o) e dizer a VERDADE.
Há um dito popular aqui em Portugal, assim: dizer tudo "CURTO E GROSSO!

Beijo

SOL da Esteva
http://acordarsonhando.blogspot.com/

Eva disse...

Que postagem maravilhosa, eu sou super clara, nada fofa, ehehe, mas não sou grossa, mas é como qualquer limite, as vezes tem que repetir para a pessoa entender, não ignorando que é dificil, mas mais dificil é ficar junto quando não dá mais. Adorei muito que salvei, talvez para aprender um pouco mais. bjinho. Bom domingo!

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Lena
Que sabedoria, hein???
É assim mesmo... conhecendo
aos poucos o coração do homem e da mulher que somos...
Bjs de paz e ótimo Domingo junto aos seus.

Kátia Tourinho disse...

Oiiiiiiiiiiiiii Lena! Que saudade deste nosso mundo virtual. Mas, com fé, em breve estarei novinha em folha e voltarei a ser aquela seguidora fiel.
Amei o post.
Quando decido terminar uma relação ou quando terminam comigo, sempre prefiro a verdade à enrolação. Sou curta e verdadeira. Minha frase é: Meu amor por vc acabou.

Minha amiga, um lindo domingo, repleto de paz e muito amor.

Bjins enroladinhos com todo meu carinho.

Anônimo disse...

Qualquer fim de relacionamento não é fácil e nem sempre temos as palavras adequadas.. independente de qualquer coisa a sinceridade e honestidade sempre será a melhor opção.. frases feitas só irão piorar a situação e transparecer uma frieza e falta de importância do que se foi vivido.

Um beijo em seu coração Lena e um ótimo início de semana para você!

Aninha Zocchio disse...

Olá!! Bom dia Lena!!
Ah, frases eu não tenho, só ações... Ou falta delas, quando as pessoas ficam distantes uma da outra e não percebem, já é sinal do fim, mas tentamos encobrir isso sobre uma fantasia, de que tudo está bem...
Beijinhos bom final de semana!

Ingrid disse...

gostei Lena..
quem já não ouviu uma dessas?... rsrs
na verdade eu demoro para terminar um relacionamento por tentar demais acho,mas na hora mesmo digo o que sinto..
enfim, cada um do sei jeitinho né..
beijo e bom domingo..

Ale disse...

Quem nunca ouviu, ou disse uma frase dessas que atire a primeira pedra.

Infelizmente, só fazem sofrer mais.
Creio que uma boa conversa, objetiva, sem clichês seria muito melhor.

Ao meu ver, algumas dessas frases, deixam, inclusive, lacunas pra que uma das partes acredite numa reconciliação futura. Uma 'furada'.

Uma pena.


Um lindo dia.


Um beijo

Meire Oliveira disse...

Lena, estrelinha linda, acho sinceridade um ponto muito importante no relacionamento até para acabar com ele. O final de um relacionamento é tudo muito obscuro,às vezes se sentamos, conversamos e dizemos o que pensamos, o que estamos sentindo de verdade, isso pode até ajudar. Mas esse negócio de ficar enrolando o outro é patético! É nessas horas que também aprendemos um pouco sobre nós mesmos.
E quem já num disse frases feitas que atire a primeira pedra!!! Acho que depois do fim tinha que ter um balanço, uma discussão do ex casal sobre o que tirou de bom e ruim na relação, mas geralmente quando terminamos num vemos mais nem a cara do sujeito! E temos que tirar as próprias conclusões sobre o que erramos ou acertamos.

Ah, aquele post de ontem do doce Amadeirado me inspirou a escrever um que logo mais nos próximos capítulos postarei rsrs
Que vc tenha um domingo bem florido assim como vc consegue florir sorrisos por aqui ;) um bjo e um abraço bem apertado com todo carinho minha irmã amiga.

mfc disse...

Bem... e não é que é assim mesmo?!
Fiquei desnudadamente... a sorrir!

Paulo Francisco disse...

As gargalhadas....
Já usei todas. rs rs rs
Um beijo.

Unknown disse...

Sou daqueles que acredito que o amor pode morrer na verdade.

Beijo meu.

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Não há mal que sempre dure e bem que nunca acabe, dizia minha mãe. Colocar o ponto final é sempre alfinete envenenado para o coração, esse eterno despreparado. Mas o amor não acaba, vira história que se reelabora nos labirintos da memória. Beijos e lindo domingo! A.

NEL SANTOS disse...

Eu prefiro ouvir logo a verdade, se vier camuflada peço que a pessoa desmascare de uma vez pra não perder a oportunidade dela nem o meu tempo, porque outra chance pra falar, se depender de mim, a pessoa não vai ter. E não há nada pior do que relacionamento mal acabado, mal definido...

Adorei a postagem e bola pra frente...

Bjs!

Ray* disse...

Eu normalmente fui curta e grossa, sem meias palavras. achei interessante esse seu post. Estava com saudades de passar por aqui. bjos querida

Gisa disse...

Todas são péssimas, mas "vamos dar um tempo" é de matar.
Um grande bj querida amiga

Anônimo disse...

Nos mulheres na maioria das vezes, queremos é ser educadas. Mas eles nao se importam com isso, porque na maior das vezes, querem é ir correndo para os braços da outra que eles ja teem.

Sobre o Tempo disse...

Oi Lena! O termino de um relacionamento é sempre dificil, principalmente para quem está levando o pé. Não há uma frase boa nesta situação. Uma ótima semana! Bjs

angela disse...

Ai! Quanto mais claro melhor, tentar adoçar uma bebida amarga só a deixa muito pior.
beijos

Calu Barros disse...

Linda Lena,
um manual do que não se deve usar é sempre bem-vindo em situações assim. Terminar um relacionamento é doloroso.Cuidados especiais são necessários pra não causar danos maiores que os inevitáveis.
Boa dica!
Tranquilo fim de noite p/vc e uma semana cheia de alegrias.
OBrigada pelos elogios feitos lá no Fractais. Vc é uma pessoa dulcíssima.Eu sei!
Bjinhos mil,
Calu

Luz disse...

Lena, quem de nós nunca ouviu umazinha dessas?

hehehe

Curti, relembrei meus foras: dados e recebidos

:)

Bjoo

MA FERREIRA disse...

Eu acho que por mais que doa..vc ter que ser sincera.
Acabou. Não quero mais.
Ficar dando expectativa a alguém não é bacana.
Verdade sempre..olhando no olho..Se realmente vc quiser da o ponto final.
Se isso causar algum problema para a pessoa, ela terá que ser forte suficiente e contrar forças dentro dela pra segurar a barra.

Um gde bj.. boa semana!1
Ma

MA FERREIRA disse...

Leninha..esqueice de dizer..que to com saudades..
Espero que seum fds tenha sido bom..
bjkas geladinhas..

MA

Artes e escritas disse...

Desculpe, Lena, mas ri lembrando da maneira como alguns jovens terminam o relacionamento dizendo: _Cansei de você. Fui!, e vão embora mesmo. Um abraço, Yayá.

Milene R. F. S. disse...

Nossa Lena, demais esse texto! E o pior é que é verdade, é isso mesmo que ouvimos sempre em toda parte e temos que nos esforçar para não dizer também... antigamente eu tinha mais pena sabe, não tinha coragem de dizer a coisa como é na lata, por que vc sabe que vai doer, que vai magoar... mas hj eu falo, apreendi que não há outra forma se vc quer mesmo colocar um ponto final na coisa... uma vez fui obrigada a falar: Não te amo mais, doeu eu sei, e doeu demais em mim também, mas foi necessário. O pior foi que ainda ouvi: Mas eu te amo por nós dois! Quer dizer, mesmo eu sendo sincera foi difícil desatar o nó, imagina se eu usasse de meias palavras... adorei o texto querida, beijos e uma boa semana pra vc, até.

Milene R. F. S. disse...

Nossa Lena, bom demais esse texto! E pior que é assim mesmo, sempre as mesmas palavras, os mesmos cliclês que ouvimos por aí e que temos que tomar cuidado também para não usar... antigamente eu tinha mais dó, vc sabe que vai magoar, que a verdade fere e acaba " dourando a pílula ". Hoje, eu prefiro falar a verdade crua e nua, embora ainda muitas vezes isso seja bem difícil pra mim. Um vez tive que dizer: Não te amo mais. O pior foi ouvir em resposta: Mas eu te amo por nós dois! Se já foi difícil desatar o nó sendo sincera, imagina se não tivesse sido... Beijos pra vc querida e um bom final de semana, é sempre bom vir aqui, até.

Débora Andrade disse...

Minha amiga Lena, peço que me perdoe a ausência, corri muito ontem e hoje mas cheguei por aqui. Não poderia ficar sem o meu alimento diário. Precisava, terminantemente, vir aqui.
O meu ex não foi criativo, mas também não caiu num clichê. Ele foi curto e grosso: "Tchau. Eu não te amo mais.". E não mais delicado no meio que usou para dar um fim num relacionamento de mais um ano... Pasme: Ele rompeu pelo msn, e terminou de me dar o pé na bunda pelo telefone. Nem se deu o trabalho de me olhar nos olhos. Desde que tudo terminou, só o vi uma vez, com a nova namorada, duas semanas depois. Seria cômico se não fosse trágico.
Um clichê às vezes pode parecer que dói menos por ser mais 'bonitinho', mas talvez doa mais, porque a partir do momento em que te dizem: "Sou eu, não você", a sensação de impotência vem. O desejo de decidir, de não deixar acabar, porque "se o problema é você, deixe que eu escolho, e eu escolho continuar ao seu lado!", pena que a resposta é sempre um não. E se insistir muito, o real motivo acaba por vir. Ah, um fim dói demais, de todo jeito, não há melhores palavras, a interpretação é a mesma: ponto final, acabou. Não dá mais. E isso, dilacera qualquer um.
Amei a postagem!

Beijos, com muito carinho,
Débora.

MARILENE disse...

Todos podem aconselhar, mas que é difícil, é. E nenhuma desculpa vai fazer com que a pessoa não se sinta magoada, desprezada. Muitas vezes nem é desculpa quando dizemos que o problema é nosso. Mas para a outra pessoa, há sempre um caminho , uma solução. Só que não a desejamos.
Antigamente, quando o homem queria se afastar, simplesmente desaparecia. E nós, mulheres, sempre tivemos que encarar a situação de frente. E foi bom, porque aprendemos. Mas, ainda hoje, temos essa preocupação de não magoar em demasia. Que coisa!

Bjs

Anônimo disse...

Lena, passando pra deixar um abraço e desejar uma linda semana...
Gostei bastante do texto, embora muitas vezes eu prefira ir direto ao ponto...mesmo que doa... Beijinhos e aparece no meu cantinho quando puder. Su.

Só pra você disse...

Que texto heim? Muito bom, porém de tudo isso o mais dificil hoje é acreditar nessas palavras, pode-se até fingir, mas acreditar...
Também é muito fácil se dizer que fala-se a verdade sempre, isso é piada, claro que tem um relacionamento que não usamos de toda a verdade e isso é algo qu aprendemos com o tempo, que a verdade é sempre a melhor opção. Na juventude tudo valeu, não é mesmo? a sabedoria vem com o tempo...

Beijocas querida Lena e parabéns novamente por palavras tão sábias.

kiro disse...

Quer saber Leninha,

cheguei nele e falei assim:

"Sei que gosta de mim, mas não posso corresponder a vc! Espero que encontre alguem que o faça feliz!"

Sabe a resposta?

"Eu não preciso ganhar presentes, Valquiria!"

Aiai...

Dai tive q dizer com todas as letras, né?

"Escuta, eu não gosto de vc! E estou falando de paixão. Não sou apaixonada. Não quero mais!!!"

Dai ele chorou pro meu pai... rs

Não tenho dó não, fui sincera!!!

Leninha, agora, vai buscar teu selinho!

http://diariodakiro.blogspot.com/2011/06/selinho-ao-diario-da-kiro.html

Bjsss bjsss....

Mixha Zizek disse...

hahaha boa última vez que ouvi uma vez que um dos meus ex me colocar chifres, mentindo haha, agora eu vejo isso de longe me dá uma boa risada. Excelente entrada add que eu disse a um amigo: "Eu acho que você está demasidao para mim"lol. Ela disse a ele porque ele não queria que ele chamada, se eles são ...

Tatiana Kielberman disse...

Essas frases são realmente uma furada... rsrs...

Sou muito mais seguir a voz da essência e nutrir o outro com o que há de real em nós!

Beijos!

EUAMOFLORES disse...

Para mim é muito difícil terminar, ainda mais quando a outra parte é boa comigo. Fico com medo de magoar. Afff mas assim...acabou acabou fazer o quê né??rs