7 de agosto de 2011

Aprenda a cultivar o alto astral



A sociedade pressiona as pessoas para que sejam sérias, contraídas. Parece até que essa conduta tem o poder de garantir que as coisas sejam bem-feitas, os relacionamentos honestos e que educação e ética sejam qualidades pessoais irreversíveis.

Outro dia, li numa placa: "Não leve a vida a sério. Você não vai sair vivo dela". A seriedade limita a criatividade. É como um pântano que o alto astral consegue transformar em jardim.

Muitas vezes, a pretexto de ser realista, o indivíduo acaba transformando-se em um pessimista. "Preciso examinar todos os problemas, analisar todas as dificuldades porque, do contrário, as coisas não funcionam", diz. É importante ter alto astral. O psicólogo Martin Seligman, autor do livro Otimismo Aprendido, traçou um quadro muito interessante da diferença entre o otimista e o pessimista.

O pessimista acredita que os eventos negativos têm origem em condições definitivas. Por exemplo: "Perdi o horário do vôo porque sempre dou azar com avião". Para ele, os eventos positivos provêm de circunstâncias temporariamente positivas: "Meu chefe me elogiou porque queria que eu fizesse hora extra".

O otimista, ao contrário, atribui uma falha a um motivo circunstancial: "Perdi a partida porque estava exausto". E, para ele, as situações favoráveis são causadas por fatos permanentes: "Meu marido trouxe flores para mim porque me ama".

Quando as coisas dão errado para um pessimista, ele logo faz a decepção invadir todas as esferas de sua vida e se culpa, ainda que o erro não tenha sido seu. O otimista, ao contrário, reage com tranquilidade e pensa: "Bem, todo mundo tem seu dia de azar". Em seguida, procura uma solução para livrar-se logo do problema. Diante de uma dificuldade, o pessimista acha que ela nunca será superada e que aparecerão muitas outras, enquanto o otimista tem a capacidade de analisar qualquer tipo de questão, organizá-la e solucioná-la rapidamente.

Muitos conseguem vencer na vida mesmo sendo pessimistas. Mas por que pagar tão caro por suas vitórias? Por que se desgastar tanto para ter êxito? Comece a cultivar o alto astral dentro de você, a brincar com os reveses da vida, a enfrentar com bom humor até as situações mais complicadas.
 
O alto astral é uma forma de ver a vida. Portanto, é diferente do prazer. Quando falamos de prazer, inevitavelmente pensamos em sexo, comida, lazer. O alto astral é bem mais do que isso. É um gesto de generosidade com a vida, com os erros, com as dificuldades. A seriedade leva ao julgamento; o alto astral , à compreensão. Uma boa maneira de saber como anda seu astral é observar se está julgando os outros.

Quando alguém está feliz não perde tempo nem energia com isso. O alto astral tem origem na bondade, que, por sua vez, começa no amor. O amor cria a verdadeira alegria de viver. Ame todas as pessoas e brinque com elas, especialmente com você mesmo!

Roberto Shinyashiki

Israel Kamakawiwo - Somewhere Over The Rainbow




33 comentários:

Lena disse...

Marly Bastos deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Aprenda a cultivar o alto astral":

Leninha querida,
Roberto Shinyashiki é sempre certeiro no que escreve. Eu amo lê-lo!
Bom humor é essencial nessa nossa vida mesmo, pois é exatamente ele quem adoça a vida, que colore os dias tristes. Eu sou do tipo que posso até chorar, ficar off, mas não por muito tempo, afinal a vida é curta demais pra ficarmos com "picuinhas" vivenciais. Rir é uma maravilhoso remédio pra alma, e quando ela está sã, ela reflete isso por todo o corpo da pessoa. "Mente sã, corpo são"! É a pura verdade e sabemos que a mente está sadia, quando a pessoa usa sua capacidade mental para amar, elogiar, brincar, fazer o bem ao próximo, exercitar a generosidade e por ai afora!
Lena minha flor mais linda do jardim, parabéns por esse post maravilhoso.
Beijokas doces e um domingo de paz.



Postado por Marly Bastos no blog Amadeirado em Domingo, 07 Agosto, 2011

Lena disse...

Nina Pilar deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Aprenda a cultivar o alto astral":

O péssimo deixa alma em constante estado de reticências, turva a visão, enegrece a alma, o humor, este é negro, o pessimismo purga a vida, e é uma cadeia de fatores de horror, a vida sob este olhar não tem emoção, e por onde será que anda um coração assim, tão abandonado de paixão, das coisas simples, do trivial! Do feição com arroz, se o melhor da vida é morre de paixão, é sorrir das convergências é sentir um belo abraço, é doar o coração, pra alegria...
o pessimismo devia morar entre crianças carentes, fome universal, guerras, violência urbana, seqüestros, carestia, insegurança social, corrupção, acidentes catastróficos e por aí a fora. e nem por isso ficamos pessimistas, por que acreditados no hoje, no amanha, por que temos esperança.

um texto muito bom lena, nos faz refletir e agradecer, por tanto que temos, por tudo que somos, e por estar aqui!

beijinhos querida, tenha uma lindíssima madrugada e um domingo lindíssimo amiga.

Lena disse...

Meus amigos
O Blogger agorinha deu um "tilte" e os comentários da Nina Pilar e da Marly Bastos foram pro seu espaço. Depois de muito batalhar a única coisa que consegui pra recuperá-los foi copiá-los de meu e-mail e reproduzí-los aqui, pra não ser injusta com as minhas duas queridas amigas! Um ótimo domingo! Beijos com todo o amor desse mundo!!!

PauloSilva disse...

Sempre fantásticas as coisas que você escreve. O exacto nos limita a mente e os sentimentos. Liberdade nos transforma em seres melhores e preparados para a sociedade!

Um beijo*

QUIM disse...

Faz todo o sentido...mas por vezes é necessário analisar as coisas..não precisa ser insistente..mas a anális é necessária..bj querida...um bom dia.

Luísa Q. disse...

Lena, Bom dia!
Sempre aprendo muito quando visito o Amadeirado, seus posts me ajudam muito.
Este texto do Roberto Shinyashiki traduz com perfeição o que muitas vezes sinto, viver assim dá a sensação de estar sempre carregando um saco de cimento nas costas... é muito pesado!!!
Viva a leveza e o alto astral!!!
Que seu domingo seja de muita paz e harmonia.
Bjs
Lu

ANA ROOS disse...

Você é o que você pensa!

Aprendi essa lição faz um tempo, confesso que não consigo por em prática por completo, mas me esforço bastante...

Somos o que pensamos,pensamentos geram sentimentos e sentimentos atraem pensamentos... Então taí a importância de se vigiar os pensamentos!

Como dizia uma amiga minha de infância (ela dizia isso com 10 anos!) A VIDA É BELA NÓS É QUE ESTRAGAMOS ELA!

Bem eu não quero estragar a minha!

Por isso venho aqui, colher sempre boas reflexões...


Beijos no coração

CF disse...

Olá Lena
regressei de férias e venho cumprimentar-te... tenho lido nos últimos tempos Seligman e a sua teoria da psicologia positiva...é utilizada em situações pós-traumáticas, nomeadamente, pós cirurgias invasivas (ex: mastectomias, etc)...ensina as pesoas a olhar para os aspectos positivos da vida e a readaptarem-se às suas novas circunstâncias...enfim, oferece-nos um cem número de possibilidades que nos podem ser úteis no dia a dia e em qualquer outra situação.
bjs grandes

Artes e escritas disse...

Um excelente post. Um bom fim de semana. Um abraço, Yayá.

Rô... disse...

oi Lena minha querida,

estava mesmo precisando ler algo assim hoje,
sou uma pessoa otimista,feliz,
de bem com a vida,de verdade,
mas esses últimos dias,
uma leve distração,
e pronto,
lá fui eu de cara no chão,
parece que as coisas estão diferentes,
sei que passamos por ajustes na vida,
mas fiquei desanimada,meio sem forças,
mas ler você hoje,
me ajudou muito,
o alto astral é realmente uma forma de ser generosa com a vida...
prontinho,
levantei e cá está a Rô novamente...

obrigada amiga,
beijinhos

Zelia Leite disse...

Oi Lena Bom dia!
Passando aqui pra ver as novidades e me deparo com esse texto maravilhoso e cheio de verdades que parecem tão óbvias e nem sempre as vemos.
Boa semana pra vc!
beijos

Vilmar Barros de Oliveira disse...

A nossa vida é sempre uma busca pela alegria, uma incansável e contínua busca, até aprendermos que a alegria está nas pequenas coisas, as vezes triviais e por isso nem sempre as vemos.
Boa semana pra vc linda.
Beijos.

Palavras disse...

Olá,

vim conhecer o seu espaço. Lindo texto do Roberto Shyniashiki.

Mas gostei mesmo foi da explicação do nome da blog, do que voce escreveu sobre seu pai. Muito bonito e profundo.

Belas palavras!

Voltarei.

Grande abraço

AquilesMarchel disse...

alto astral
calor e céu azul

mas não esquecendo que como humanos
as vezes ficamos down
bjus lena

mfc disse...

Mas olha que o optimismo também nos pode causar enormes dissabores!!

* Verinha * disse...

Realmente devemos aprender a levar a vida de maneira mais calma e principalmente ver sempre pelo lado positivo. Embora, muitas vezes isso nos seja difícil, mas temos que relutar e não deixar que o pessimismo se adentre em nossas vidas.
Roberto Shinyashiki sempre nos apresenta textos incríveis!

Beijo grande em seu coração Lena e um lindo início de semana para você!

Verinha

Roberta Maia disse...

Olá Lena!!!
Texto Maravilhoso e muito bem escolhido, Roberto Shinyashiki é show!!!

"... O alto astral tem origem na bondade, que, por sua vez, começa no amor. O amor cria a verdadeira alegria de viver. Ame todas as pessoas e brinque com elas, especialmente com você mesmo!"

Adorei este trecho!!!

Tenha um Belo restinho de Domingo!!!
Muita Luz!!!

cidinha disse...

oi, Lena.. Belo texto amiga!È preciso ser positivo, buscar o de melhor que a vida nos oferece. o texto é tão claro! nos mostra que o alto astral é um gesto de generosidade com a vida e tem origem da bondade!Deixo aqui meu carinho e linda semana!!Bjos..... EStou também tendo pequena dificuldade em postar, e não consegui resolver o problema!

Imac by Artes disse...

Lena querida!
A grande verdade é que a vida, o amor são simples, nós que complicamos tudo.
Abraços! Uma semana cheia de bençãos e amor pra ti.

Toninhobira disse...

Sabe Lena eu sempre cri, que o amor é a base de todos nossos momentos e que com esta teimosa mania de bom humor,superar todas as mazelas desta vida.
O texto é fantastico desta sua nobre garimpagem.
Um carinhoso abrço.
Um bela semana de boas leitura e paz.
Bju.

Cissa Romeu disse...

Lena,
obrigada por compartilhar conosco post tão belo!
Não tem noção como isso me ajudou hoje!
Beijos, querida!!!

Sobre o Tempo disse...

Ótimo texto, Lena! O alto astral depende da alto estima e vice versa. É fato que o bom humor só tem a nos ajudar, mas nem sempre conseguimos manter o bom humor. No meu dia a dia, qdo estou de mau humor, nada rende ou dá certo.
Uma ótima semana! Bjs

ValeriaC disse...

Maravilhoso texto...amo o alto astral, o bom humor, a alegria e o otimismo...tenho plena convicção que tudo é escolha e que mesmo em momentos delicados da vida, podemos amenizar com o otimismo.
Linda semana pra você amiga...beijinhos...
Valéria

Ingrid disse...

o saber viver nos faz mais felizes.. o bom humor evita rugas..
;-)
beijos lindona!

Marly Bastos disse...

Lena respondendo a sua pergunta: sou "gostosa" kkkkkkkkkkkkkkkk
É o que eu ouço quando passo perto de uma obra civil... Só tenho 1,63 de pura gostosura! Mas, estou tentando diminuir isso, estava meio sedentária e aí ja viu né? Acabei de chegar de uma caminhada no parque de Águas Claras e passei pela academia pra turbinar o exercício físico.
Eu era magrinha somente quando nova, agora que envelheci, não tem jeito vem uma certa fofura... Mas estou satisfeita ainda, afinal as gordurinhas vão esticando as pelancas(risos). Espero que já tenha parado os comentários por aqui, pra ninguém mais ler isso além de você minha flor linda!
Enfim, estou bem fofinha Lena, mas feliz da vida ainda assim!
Beijokas doces querida, e uma segundona maravilhosa pra você!

MARILENE disse...

É difícil e requer aprendizado constante. Alguns parecem ter nascido com ele, riem de si mesmos e sempre alegram aos demais.Não cultivam mágoas e se dão sem qualquer preocupação com reconhecimento. Inegavelmente, o alto astral nos leva longe. E é tão gostoso conviver com quem o tem!
Bjs.

BRISA disse...

LENA
DEVEMOS SEMPRE TER UM ASTRAL BEM ELEVADO.MAGOAS NOS FAZ FICAR DOENTE. PARABÉNS PELO MAGNIFICO TEXTO.A verdadeira magia está dentro de nós em nossos corações.

Qualquer lugar é mágico.

Basta sentir e voar nas asas do vento...sonhe pois a vida é um milagre com todas as suas formas e cores.

E como mágica...Você faz acontecer!
FELIZ COMEÇO DE SEMANA

Will disse...

Boa noite!

O alto astral é aquela cócegazinha que nos toca o coração com uma pluma de amor, nos fazendo rir não da vida mas para a vida.

Ótima semana para você!

Luar disse...

Lena

Voltei com o astral um pouco em baixo, mas no Amadeirado já é hábito estar escrito o que preciso de ler.

Mil beijokas amiga linda e obrigada!

Meire disse...

Oi EstreLeninha,
Gosto daquela frase "A gente se f#de, mas se diverte." rsrs não consigo cultivar mau humor por long time, e acredito que brincar em cima de coisas bobas que nos acontecem ajuda muito. E claro saber olhar tudo pelo lado bom porque as tragédias nos trazem coisas boas tbm. O alto astral é o pincel que pinta um monte de arco-íris em nossa alma e nos faz ter uma visão mais ampla da vida, não é só além do arco-íris que mora tesorou, bem dentro de nós tbm conseguimos encontrá-lo.

Esse texto e essa música me deixaram encantada amiga!!!!

Depois de um post desse a gente abri um master sorriso e num tira mais ele do rosto!!! Belíssima escolha de alguém que tem dedos estrelados. Quanto a imagem fiquei aqui olhando para ver qual era a mais doce, a do arco-íris ou aquela pequena a direita do blog de uma linda pessoinha. E já tenho a mais clara certeza de que é a pequena grande mulher ali, pura doçura e candura que nos transmite.
Vc é muito especial amiga!!!!
Te amo muitooo!!!!
bjokitas com master carinho meu :)

Ma Ferreira disse...

Lena.. to com saudades.. e vou escrever uma coisa do fundo do meu coração,
Não queria te perder.

É que eu estou me perdendo nas visitas.. e cabo as vezes deizando de passar aqui. um lugar com tanto incentivo pra gente viver melhor..e vc..´pessoa tão iluminada que eu tanto gosto.

Nem vou comentar a postagem..eu li..mas tudo que eu ia dizer..foi belamente escrito por nossos amigos ai em cim.

Beijo grande..te amo!!

Ma

Jorge disse...

Viver com alegria é compreender a vida. Só se pode ser feliz quando há compreensão. Shinyashiki foi feliz com este texto, num momento em que a humanidade caminha no negativismo.
Podemos não mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos com o alto astral.

Minha amiga, um super beijo!!!

Severa Cabral(escritora) disse...

Meu docinho de côco !
aiaaiaiaiaiaiaiiaiaiaaiaaiiaaiii,estou de volta minha linda e amada do meu coração que virou papel nestes dias para os médicos.Menina nem sei como vai ser o dia da minha partida,pq se eu falar,vou dizer até o último suspiro que não quero ir,pois eu amo muita gente,como muita gente me ama,não vai dar para ficar separados,rsrsrsrs,
Sei que amanhã vc vai ser uma figura importante no blog da nossa amiga Sandrinha.eu estou na fila para levar minhas palavras de elógios...
Bjssssssssssssssssssssssssssssss