10 de agosto de 2011

Humildade é força




Humildade é a virtude que nos torna abertos a aprender e mudar. Ela só é possível quando temos autorrespeito, que só pode vir com autoconhecimento. Conhecer-se é entender que somos parte de um todo, como um raio de uma roda. Não somos tudo, também não somos nada. É a humildade que cria este entendimento e nos mantêm em equilíbrio.

Quando não somos apegados às nossas boas qualidades nem às nossas fraquezas, podemos lidar com ambas. Através de cultivo amoroso, nossas qualidades positivas crescem e servem outros. Através da atenção e honestidade, nossas fraquezas diminuem.

Humildade é nossa maior proteção. Ela nos mantém alerta para todas as possibilidades, desde sermos enganados até a de criarmos os mais surpreendentes milagres. Humildade é o fruto do auto-respeito: uma pessoa humilde nunca teme perder. Para isso precisamos sempre ir para dentro de nós mesmos. Nada e ninguém podem nos tirar esse recurso.

Humildade nasce da segurança interna, nos deixa prontos a comunicar, cooperar com novos pensamentos e idéias. É a prova da maestria de ter conquistado o “eu” e “meu” limitados que anulam o respeito e a amizade. Nós devemos ser tutores, não donos. A posse automaticamente cria o medo de perder. Ser um tutor nos dá entendimento que nada e ninguém é nosso. Paradoxalmente, ao renunciar tudo, recebemos tudo. O que precisarmos virá até nós, mais cedo ou mais tarde. Há o suficiente para todos.

A atitude de ser um tutor significa que economizamos uma grande quantidade de energia mental e emocional, uma vez que tempo não é desperdiçado em cálculos egoístas ou manipulações espertas. Com a atitude de ser um tutor nos tornamos mestres. Um mestre trabalha com os princípios eternos do universo. Ele é humilde e auto-suficiente, mantém equilíbrio e harmonia.

A maior humildade de todas é reconhecer e aceitar que existem leis além daquelas dos seres humanos e que não somos o padrão do universo. Os princípios eternos protegem e governam o bem-estar de todas as formas de vida. Quando nos alinhamos com as verdades eternas, encontramos a liberdade, nosso caminho. Alinhamento às leis divinas não nos limita ou anula. Ao contrário, as leis eternas são o meio que permitem a expressão completa do indivíduo. Não há transgressão, uma vez que respeito é sempre dado à individualidade dos outros. A harmonia é mantida.

Com humildade reconhecemos o direito que todas as coisas têm de existir; existir em liberdade e existir em felicidade. Este direito inato é uma lei imortal. Subserviência nos relacionamentos ou aos objetos materiais é resultado do medo; medo de sermos nós mesmos; a falta de coragem de enfrentar, de mudar, de mover numa outra direção. Autorrespeito nos libera do medo e da dependência. Quando não pensamos profundamente o suficiente por nós mesmos, nos tornamos subservientes às opiniões sociais e às pessoas com as quais interagimos.

Humildade traz introspecção, começamos a examinar as emoções que nos limitam. Abre a porta para o autoconhecimento. À medida que crescemos em autoconhecimento, crescemos em autoestima. Com essa estabilidade interior não há medo do que é diferente. Não há desejo de controlar pessoas ou situações. Sabemos que as coisas certas irão acontecer da forma correta, no tempo certo. Humildade é a outra face do auto-respeito. Quanto maior a humildade, maior o autorrespeito. Nada e ninguém são uma ameaça. Nós somos livres.



Brahma Kumaris


Beatles - Because




31 comentários:

Fê Iasi disse...

Falei sobre respeito hoje, e agora vim te visitar e você postou sobre isso entre outras coisas. Que sintonia né Lenoca? Bjo!

Caca disse...

A liberdade exterior a gente cultua com a busca do equilíbrio entre o eu possível e o outro. Já a liberdade interior, plena, portanto, só é possível através do desapego absoluto, traduzido aqui, bem como neste belo texto em humildade. Abraços, Lena. paz e bem.

Anônimo disse...

Bom dia pessoa mais que querida...

Moro pertinho de uma sede do Brahma Kumaris, e às vezes no domingo à noite vou lá assistir a palestra deles, sempre com algum tema assim como a sua postagem, um verdadeiro presente para o ser humano que está disposto a ouvir e a mudar em vários sentidos... Essa virtude, a humildade é um presente... saber ser humilde e pura sabedoria consigo mesmo e com o próximo. O autorespeito é o primeiro passa para respeitar o meu semelhante...

Amiga linda, vou ler sua entrevista hoje lá no projetando pessoas. Essa semana tá uma loucura por aqui, tô feliz!!!Mas, doidinha!!! hehehe

Beijos, te adoro!!!

Su.

Bloguinho da Zizi disse...

Lena
Este texto é pra ser lido e relido, pois o ser humano se esquece disso de maneira muito fácil.
Nem todos estão preparados para ser tutor, pois a própria educação faz com que a posse seja o primordial na vida.
Humildade é respeitar o todo, daí a liberdade.

Beijinho

An@ disse...

Eespectacular!

Amei o texto. Obrigada.

Um dia feliz

AquilesMarchel disse...

li e reli
reli.....

Mafalda S. disse...

Subscrevo todas as palvras da An@.

Beijinho

Anônimo disse...

Olá,esse texto me lembra muito da Trilogia Conversando com Deus e O Segredo,livro os quais eu chamo de "manual de sobrevivência para uma vida feliz".É um texto para refletir e nos policiarmos perante algumas atitudes,pois acredito que a verdadeira mudança só é possível de dentro pra fora,pois muitas vezes achamos que temos que mudar o mundo,quando na verdade tempos é que mudar a nós mesmos!!!bjus e uma maravilhosa quarta pra vc!!!
http://elindodeviver.blogspot.com

mfc disse...

A humildade ao invés de ser uma fraqueza... é uma força interior enorme, pois dá-nos os nossos limites e permite-nos aultrapassá-los!

Imaculada disse...

Lindo texto!
Realmente não somos tudo mas também não somos nada.
A Humildade ajuda manter o equilíbrio.
Abraços! Um dia abençoado pra ti.

JAN disse...

BOM DIA, PESSOA 'AMADEIRADA':-)
GRANDE VERDADE NESTE POST!

PS: ESTOU PAQUERANDO O DRUMOND AÓ AO LADO:-))))

JAN

Anônimo disse...

Lena,penso de acordo com o texto.
Quando qualquer sentimento traz como benefício o autoconhecimento é exatamente ele que devemos cultivar. Humildade é questão de vivência e introspecção mesmo e quando por algum motivo ela vem porque os fatos e acontecimentos levaram pra isso, dói muito adquiri-la.
Beijokas doces minha linda flor do meu precioso jardim. Um dia de muita prosperidade em todos os setores da sua vida.

Aline Teodosio disse...

Ter humildade, faz com que sejamos muito mais humanos, nos faz enxergar o próximo com outros olhos.
Uma coisa eh certa: com humildade se chega muito mais longe.
Adorei o texto. Inteligentíssimo.
Bju grande, Lena!

Anônimo disse...

Bom dia! Lena.

Excelente post, como sempre.

A humildade é quando as folhas realizam a fotossíntese, as raízes extraem os nutrientes, os espinhos dão proteção e os caules dão sustentação para que a rosa desabroche soberana.

bjs

A.S. disse...

A humildade fortalece!


Beijos Lena...
AL

Rô... disse...

oi Lena querida,

acho que a humildade é aquele "que"
que faz toda a diferença entre as pessoas,
humildade é uma necessidade de ser,
e que pode ser aprendida com os tropeços da vida...

belíssimo texto,
para ler várias vezes...

beijinhos

Anônimo disse...

Virtude essa tão nobre que devemos sempre cultivar em nosso coração e fazê-la presente em nossas ações e atitudes perante a vida.

Um beijão imenso em seu coração Lena!

Verinha

Anônimo disse...

EL TITULO LO RESUME TODO!!!
BESOS

ValériaC disse...

Sábio texto minha querida...a humildade paira pelo equilíbrio em conhecermos nossas qualidades e usá-las para o bem e reconhecermos os pontos que temos a melhorar.É vivermos em autoaceitação e aceitação aos outros...enfim este texto nos leva muito a pensar...
Beijinhos...
Valéria

vinicius. C disse...

Olá!!

Uma vez me disseram que humildade não tem cor ou forma, não se pode ver ou saber notar.

Acho que, somos autodidatas em ser e ignorar.

Muito bom!!

Um beijo enorme e um ótimo fimde tarde!

Estou esperando por vc no Alma1

leandroaleixo disse...

Humilde,e bom,mais poucos tem!!vwlwlw

Roselia Bezerra disse...

Olá, minha flor
Como preciso ainda crescer na humildade!!!
Um dia serei bem melhor, se Deus quiser!!!
Bjs de paz

Toninho disse...

Cultivar a humildade é a grande forma de equilibrio na vida.O texto é perfeito na reflexão Lena.Perfeita sua escolha,que sempre nos leva a uma bela reflexão no sentido de tornar grande a pessoa no contexto com a natureza.
Minha terna admiração.
Bju.

Mara Melinni disse...

Oi, amiga Lena...

Mais uma linda mensagem que me comove e me faz crer na certeza da minha humildade...embora, na vida, precisemos sempre aperfeiçoar quem somos.

"Humildade é nossa maior proteção."

É nesse voo em que me perco...!

Um beijo especial, de quem mto te admira!!!

^^

Meire Oliveira disse...

EstreLeninha brilhosa, humildade é não sair por aí cantando o quão bom somos em algo, é enxergar além do que se passa dentro de nós. Entrar em contato com as pessoas e ajudá-las no que podemos, sem gritar para o mundo.
Humildade tem a ver com simplicidade e respeito não só pelo outro, mas começando exatamente dentro de cada um de nós. Estar em harmonia conosco mesmo nos deixa em harmonia com o que está fora :)
Anjinha de diamante, vc é um grande exemplo pra mim de humildade e te admiro um monte em cada palavra sua e atitude!!

Texto sublime, imagem lindaaaaaaaaaaa e música então nem se fala ;)
Vc num brinca em serviço né mamis?!!!
te amo do fundo do meu coração!

Milene R. F. S. disse...

É amiga sem humildade não há mesmo crescimento, pois quem pode crescer se achar que já sabe e é tudo? A humildade realmente nos abre para apreender e buscar e principalmente buscar a nós mesmos, o que é o mais importante... mais uma vez ótima a sua postagem, um beijo no seu coração!

Só pra você disse...

Boa noite querida, passei para deixar um abraço e agradecer pela linda visita.

Beijos.

Anônimo disse...

Humildade é a chave para o sucesso..e mais não digo..que tudo esteja mais tranquilo ..bj querida.

Vera Lúcia disse...

Olá Lena,
A humildade é a mais bela das virtudes. De fato, ser humilde é ter muito, como se não tivesse nada.
Geralmente a pessoa que detém esta virtude é uma pessoa que já alcançou
um nível de crescimento interior muito grande.
Aprendamos, pois, a exercitar a humildade.
Ótimo texto.
Beijos.

josenaide coelho disse...

Humildade é pensar ou até se colocar no lugar dos outros quando em um momento difícil darmos apoio em qualquer assunto...

ANA ROOS disse...

Não é fácil ser humilde e ainda assim ser forte... As vezes as pessoas confundem humildade com ingenuidade, as vezes eu me confundo: amor-próprio com orgulho...
Mas ainda bem que tem gente que coloca pra gente ler um texto destes, coisa que nos dá força pra continuar, pra insistir em ser certo, viver conforme nossas convicções...

Lena, grata pelo post... beijokas no coração