8 de outubro de 2011

Por que deixamos tudo para depois?




Preguiça, medo de não conseguir fazer como deveria ser feito, mau costume? O motivo talvez seja o que menos importa. Mas o fato é que, por conta dessa mania de deixar tudo para depois, muitas pessoas têm amargado uma sensação terrível de que a vida passou e elas simplesmente perderam o bonde!

Claro que, vez ou outra, desafiar o velho e sábio dito popular que nos cobra por que deixar para amanhã o que podemos fazer hoje não é sinônimo de fracasso ou catástrofe. Porém, se o seu lema já se tornou o provocante por que fazer hoje o que podemos deixar para amanhã, cuidado! Você pode estar ocupando o lugar de seu próprio inimigo!

A vida não pára até que você se sinta pronto. Você é que terá de aproveitar o ritmo para se preparar. O tique-taque das horas pode ser uma melodia que embala você e o conduz às suas melhores ações, ou pode ser um capataz que te açoita e castiga, exigindo mais e mais sacrifícios. É você quem decide! E, sendo assim, de que forma realmente quer viver? Empurrando com a barriga ou fazendo acontecer?

Toda vez que você deixa um compromisso, uma tarefa, uma conversa ou uma decisão para depois, está adiando seu sucesso, seus resultados ou, quem sabe, até a sua tão desejada felicidade. Portanto, minha sugestão é para que, a partir de agora, você só deixe para amanhã aquilo que, se feito ou decidido hoje, puder ser ruim. Nesse caso, nada melhor do que uma noite bem dormida para chegar a uma nova conclusão e, consequentemente, uma ação mais inteligente.

Ou seja, use sempre a máxima protetora: na dúvida, não ultrapasse. Mas não se deixe enganar: quanto antes você fizer o que precisa ser feito, mais rapidamente chegará onde deseja e mais intensa e profundamente estará vivendo cada dia da importante viagem que é sua vida!



Rosana Braga




18 comentários:

Sandra Portugal disse...

Procrastinação é a palavra para definir o famoso "empurrar com a barriga".
excelente abordagem!
Aproveito para contar que hoje postei sobre Projetar filhos através do Esporte. Se puder passe lá e me dê sua opinião, pois essa postagem foi redigida integralmente por mim!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Ingrid disse...

isso é um aprendizado e que temos que nos policiar..
muito bom Lena linda!!
beijos de carinho.

Ale disse...

Talvez pq seja mais fácil enganar a si mesmo, do que procurar uma solução justa,


bjka

Rô... disse...

oi minha querida,

cuidar para não errar,
aprender a cada dia,
e não deixar pra depois...
é Lena,
difícil de praticar,
mas devemos deixar a preguiça de lado,sempre...
muito bom te ler amiga!

beijinhos

Cidinha disse...

Olá, Lena. Belos conselhos! Por que somos tão cabeças dura e não percebemos isso? Ingrid disse muito bém: Temos que nos policiar e aprender a viver! Bjos amiga e todo o meu carinho. Adorei menina!

Maria Rodrigues disse...

Excelente reflexão. A vida passa ligeira por nós, à que aproveitar ao máximo os bons momentos como se fossem os últimos, pois o presente logo se torna passado.
Bom domingo e uma semana maravilhosa.
Beijinhos
Maria

Meire Oliveira disse...

Madeirinha mais sweet, procrastinar não é a melhor saída. Temos que analisar bem nosso ritmo e tempo e colocar as prioridades em primeiro lugar. Temos que ver o que é melhor para nós, se irá prejudicar adiar tal coisa ou outra. O lance de deixar tudo pra última hora não dá certo, primeiro porque fazer as coisas com pressa é correr risco de fazer mal feito, e segundo porque quando deixamos pronto o que teremos que fazer é um alívio e uma coisa a menos pra ser feita! :)
ótimo texto!
Ah, te amo assim ó ================\0/================
vixi, não vai caber aqui amiga!! rsrs
bjokitas na linda bochecha :)

Roselia Bezerra disse...

Querida
A cada dia basta o seu mal...
Bjm de paz

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Realmente...e a vida passa tão rápido...devemos aproveitar o máximo cada momento...

Belo texto!
Beijos
Liz

Palavras disse...

Excelente texto Lena!

Quem é Rosana Braga? Gostei muito do texto dela!

Boa semana para voce!

Beijos

mfc disse...

Eu adio muitas coisas e resolvo muito problema só pela passagem do tempo!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá amiga Lena. Grande texto. Lendo-o, fiz uma retrospectiva de minha vida e vi que sempre faço de imediato o que tenho que fazer, talvez, em grande parte, por ansiedade. Mas o que importa é que realmente sobra-nos mais tempo para viver. Beijos.

Sobre o Tempo disse...

Oi Lena! Belo texto, bela reflexão... Lhe desejo uma ótima semana. Bjs

JAN disse...

OI LENA!

BEIJÃO PROCÊ

CACETADA CERTEIRA:-)))))

JAN

Toninho disse...

Primeiro desejar o que se quer e traçar a meta,recriar forças para levar adiante e nunca se omitir de dar mais cada vez mais para o desejado.Esperado sentado e a vida trava.O que ela quer da gente é ação sempre.
Uma linda semana Lena,com paz e luz e que aquela criança que mora em nós, nunca nos abandone.
Um carinhoso abraço.
Bju.

Valéria disse...

Oiiiiiii
Tem selinho pra vc no meu blog.
bjs

Doce Menina

Leninha Brandão disse...

Oi Lena(xará)

Infelizmente sou uma pessoa que só faz as coisas na última hora,não consigo fazer nada com antecedência e,quando vejo,já estou correndo contra o tempo,caminhando contra o vento,sem lenço e sem documento.
Belo texto,amiga,você sempre escolhe muito bem.
Bjsssssss carinhosos,
Leninha

Anônimo disse...

SIEMPRE UN MENSAJE QUE CONSTRUYE.
UN ABRAZO