16 de dezembro de 2011

Não se desgaste pensando em como vai ser o seu futuro



A vida é cheia de “viradas”, imprevisíveis e espetaculares. Às vezes, estamos com todos os trunfos nas mãos e, na última hora, surge um fator contrário, absolutamente inesperado, e lá vai tudo por água abaixo. Em outras ocasiões, diante de uma situação aparentemente perdida, surge um acontecimento farovável, que surpreendentemente, muda a situação a nosso favor.

É melhor deixar para a boa sorte do que introduzir, às cegas, a mão dentro da caixinha de surpresas da vida por entre diversos papeizinhos , uns assinalando êxitos e outros fracassos para o “futuro”, arriscando tirar justamente o que mais lhe favorece, criando expectativas que, se não satisfeitas, causarão dor e sofrimento.

Não aspire adivinhar o que o futuro reserva para você e procure agir de acordo com as experiências legadas pelos seus antepassados e com as que você já adquiriu sozinho, procurando não se afastar do bom senso e do equilíbrio.

Seja qual for a nossa idade, é sempre tempo para aperfeiçoarmos nossa maneira de pensar, interpretar e agir, nas situações que a vida nos apresenta.

Os dias passam de qualquer maneira. O que podemos fazer é melhorar sempre um pouquinho mais em relação ao dia anterior, para que a nossa vida seja uma sucessão de bons dias. Assim, melhoraremos bastante a nossa atuação dentro do ambiente em que vivemos.

O interesse pela vida, pelas coisas do mundo exterior, em geral, não diminui à medida que vamos avançando pelos janeiros afora. O que tão somente acontece é que ao passo que nos tornamos mais velhos, nossos gostos, nossas pretensões vão se adaptando à possibilidade de realização no período de vida que estamos atravessando.

A vida pode oferecer bons momentos de felicidade a jovens e velhos. Não há dúvida de que os primeiros têm muito mais possibilidades para desfrutar dos prazeres físicos que o mundo oferece. Em compensação, pela inexperiência própria da idade e pela obstinação, muito humana, de quase todos os jovens não quererem aceitar seguir os conselhos dos mais velhos, muitos momentos que poderiam ser de intensa felicidade são arruinados por questões quase sempre fúteis e incontornáveis.

Já com as pessoas idosas não acontece a mesma coisa, até por que, muitas vezes, se fixam erradamente em um inútil saudosismo. E mais, se veem obrigados a aceitar uma condição de total dependência, assim como imposições e restrições que modificaram os seus antigos hábitos, por imposição do tempo.

Se fizermos um exame desapaixonado e retrospectivo de nossa vida, até onde possa alcançar a nossa memória, com o objetivo de recordarmos as causas que deram origem às nossas mais vivas contrariedades e desgostos, veremos que, talvez, mais de dois terços dessas causas eram insignificantes.

Desse modo, não convém nos interessarmos tanto pelo número de anos que ainda temos para viver, mas, principalmente, devemos nos preocupar com a maneira pela qual possamos vivê-los melhor e intensamente.

O ideal seria se pudéssemos aliar a saúde e o vigor físico da mocidade, à experiência e ao espírito de tolerância que, com o passar dos janeiros, vamos adquirindo através dos ensinamentos do grande livro da vida.

Em todo caso, você, qualquer que seja sua idade, comece, de hoje em diante, a racionalizar suas possibilidades de viver com mais inteligência e sabedoria. Desenvolva suas qualidades de observação para não incidir em erros já cometidos e tire ensinamentos dos erros dos outros. Se esforce para não se aborrecer por motivos insignificantes, para assim conseguir se ressarcir, pelo menos em boa parte, das armadilhas e desenganos que a vida já lhe proporcionou.



Bernardino Nilton Nascimento 

17 comentários:

Shirley Brunelli disse...

A vida nos reserva muitas surpresas. O jeito é seguir pelo caminho do Bem e esperar que ela nos ofereça bons acontecimentos. Querida Lena, muita paz!

MARILENE disse...

Sábios conselhos. Sempre nos preocupamos, algumas vezes sem necessidade, com o futuro. E temos o presente, apenas. Talvez alguém possa dizer que a experiência não conta, que o vigor fica, quando os anos passam. Mas cada época tem luzes próprias, que não se pode deixar para admirar no amanhã.

Minha querida, que seu NATAL seja vivido com paz, união familiar e muito amor.

Bjs.

Rosemildo Sales Furtado disse...

Acho que o mais importante é viver o presente evitando os erros do passado, e seguir sempre o caminho do bem. Quanto ao futuro, entrego a "DEUS".

O Natal está chegando, mais um final de ano que aos poucos vai se aproximando, e cada vez mais forte está a minha esperança do dever cumprido neste 2011. Procurei fazer o possível para agradar, tanto com o que postei de terceiros, quanto com as ínfimas baboseiras que criei.

Hoje estou iniciando uma pausa para descansar um pouco a cuca e a carcaça, analisar os erros e os acertos, e dar uma arrumadinha no nosso humilde espaço, prometendo, se “DEUS” quiser, retornar em janeiro para dar continuidade às atividades.

Aproveito a oportunidade para apresentar as minhas desculpas àqueles que, de alguma forma, não agradei com as minhas postagens, e agradecer a todos indistintamente, amigos(as) e seguidores(as), pelo carinho, compreensão e, principalmente, pelo grande apoio que é de vital importância neste mundo virtual, esperando no próximo 2012, continuar sendo merecedor dessas ímpares e valiosas companhias. Muito obrigado de coração.

A todos, um “Maravilhoso NATAL” e um “Fantástico ANO NOVO”, não com fortuna, mas, com muitas felicidades.

“QUE 'DEUS' SEJA LOUVADO”

Arte & Emoções
Rosemildo Sales Furtado.

MA FERREIRA disse...

Oi Lena..
Metade de nosso tempo é gasto com preocupaçãoes que não chegam a se concretizarem?
E o que ganhamos com este comportamente?
Preocupações, stress, ansiedade..

AS vezes é melhor parar e ver o que se passa com nossoa mente e tentar mudar este padrão.

Um beijo..saudades

Sandra Portugal disse...

"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida."
Receba minha melhor energia nesse Natal e em cada dia de 2012
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Sandra Portugal disse...

Amiga querida, adorei especialmente esse texto!
Você tem a habilidade de selecionar palavras que nos trazem todo o sentido a nossa vida, aos nossos dias!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Meire Oliveira disse...

Madeirinha do coração de melão,

vc já sabe: qualquer semelhança num é mera coincidência. Num podia deixar de passar aqui antes de nanar.

Na vida tudo é ângulo, o que quisermos enxergar vamos enxergar. Ainda tenho taaaaanto a aprender e tenho sede de conhecimento, isso dizem que ajuda. Inércia é que num deixa nada fluir. Então vou caminhando com firmeza em mim e em Deus sempre.

Esses dias assisti a uma palestra que dizia que na Neurociência existe um trabalho que demonstra que a gente pode mudar se quiser, chama Neuroplasticidade autodirigida (ó eu, com papo cabeça a essa hora, pode xingar rsrs). Então amiga, tudo nessa vida em nossa vida depende de nós e somos iluminados o suficiente pra conseguir fazer esse movimento.

Vc é um tudo Estrelinha!!!
beijokita com afeto, te amo do fundinho do alma.

Cidinha disse...

olá Lena. Sábios conselhos! Precisamos nos aperfeiçoar sempre e ter bom senso e equilibrio. Obrigada Lena pelo alerta! Bela mensagem. Bjos perfumados e ótimo fim de semana!

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Minha amiga sábia, vivamos o presente da melhor forma cultivando principalmente a paz de nossa consciência, e o futuro certamente virá com mais tranquilidade, pelo menos no que diz respeito aos nossos alicerces,beijos com saudades Luconi

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

O tempo é infinito e a todo momento estamos aprendendo, independente da idade. Devemos viver a vida com intensidade, procurando aproveitar cada minuto desta vida e tomar tudo como um grande aprendizado, pois a vida é uma grande escola que nos proporciona valiosas lições. E é tudo o que levaremos daqui...somente as lições e o que aprendemos com elas...

Beijos, Lena! um dia lindo!!

mfc disse...

Vivo com o que se me depara!
Um dia de cada vez... e se possível arvorando um sorriso.

Patrícia Pinna disse...

Boa tarde, Lena. Sábio texto! Temos a mania de nos prendermos ao futuro e acharmos que ele é ruim, e que na nossa vida nada será bom como antes,ou que esgotaram-se as nossas possibilidades de realizações, emprego, felicidades. Bate um medo muitas vezes justificável, mas na realidade, não temos como prever o futuro, mas ter uma noção pelo nosso presente, e isso vez em quando dói.
Pode ser que o futuro nos reserve surpresas boas, e a vida gire a nosso favor!
Que assim seja, sempre!
Um beijo, fique na paz, tenha um natal abençoado e feliz, e um 2012 com muita saúde e realizações!

JAN disse...

"VERDADÍSSIMA";-)
OI LENA, VOCÊ SEMPRE ACERTA NA ESCOLHA DOS TEXTOS, AMIGONA.

BEIJÃO
JAN

Irene Alves disse...

Amiga, venho desejar-lhe e a sua
Família um Feliz e Santo Natal.
Bj.
Irene

Anônimo disse...

Desejo felicidade,
prosperidade, saúde,
realizações, paz e tudo
de melhor para você e toda
a sua família nestas festas.

Feliz Natal! Feliz Ano Novo!
Bjs

Célia disse...

Viver os momentos felizes preenchem-nos de muita alegria.
Abraço, Célia.

Ingrid disse...

Lena querida,
venho te agradecer o carinho e companhia durante o ano que finda..
deixo um beijo de lindo Natal e que 2012 seja repleto de alegrias e saúde..