22 de dezembro de 2011

Será que digo Eu te amo?



Uns 20, 30 anos atrás, em geral nem os pais costumavam declarar com todas as letras o quanto amavam seus filhos. Amavam, sim. E muito! Mas não diziam. Apenas demonstravam, na maioria das vezes! Entre os casais, então, o tão esperado eu te amo costumava ser dito e repetido somente na fase da paixão, e olhe lá... digamos, com excessiva cautela.

Olhar nos olhos de alguém e dizer eu te amo costumava equivaler como selar um compromisso. A pessoa teria que, de fato, tornar-se responsável por quem cativou, como imortalizou Saint Exupery em seu maravilhoso livro O Pequeno Príncipe.

Mas como sabemos, as gerações se complementam, a cultura é dinâmica e os tempos mudam. Hoje, essa declaração chega a ser quase como um cumprimento diário, em muitos casos. Os adolescentes, então, esfuziantes que são, não se cansam de se declarar aos amigos, ficantes e namorados todo o amor que têm pra dar!

Há quem considere essa prática um abuso, sem sentido e sem consistência. Banalizaram os sentimentos, justificam-se os mais críticos e reservados. Em alguns casos, pode até ser... mas não apostaria nesta conclusão, assim, tão precipitadamente.

Claro que tem gente que fala sem sequer imaginar como é que se sente e, principalmente, como é que se pratica o amor de verdade. Essas pessoas, sim, certamente estão desconsiderando a profundidade e responsabilidade que o amor pede. E quando é assim, concordo: é preciso um tantinho de pudor com o amor, porque é coisa séria!

Por outro lado, embora seja coisa séria, também acredito que deva ser coisa leve, gostosa, espontânea, fluida. E sendo assim, talvez não precisemos resistir tanto às declarações – embora devamos, sim e sempre, fazê-las de modo sincero e consciente, sabendo o que estamos dizendo.
Resumindo: é possível amar muito mesmo! E que bom que seja assim! Mas vale lembrar que uma declaração, quando feita em alto e bom som, toca o outro e gera nele uma expectativa (ou várias!). O modo como você diz eu te amo pode ser compreendido de diversas formas, dependendo de quem ouve.

Portanto, mais do que ficar julgando a quantidade de vezes que as pessoas têm declarado seu amor, penso que o importante é sugerir uma reflexão: além das palavras, de que forma temos demonstrado amor? Temos sido pacientes e tolerantes com nossos amados? Temos ouvido o que eles dizem e nos interessado pelo que eles sentem? Temos nos disponibilizado para fazê-los felizes?

Imperfeitos que somos, certamente cometeremos erros, mesmo amando. Mas se nos tornarmos e nos mantivermos atentos agora, hoje, durante o maior tempo que conseguirmos, talvez consigamos compreender que dizer eu te amo é como colocar um lindo laço sobre um presente. Muito bom! Mas o presente sempre é o que somos. E somos, fundamentalmente, o que fazemos, muito mais do que o que falamos! Tal qual, sabiamente, escreveu Ralph Waldo Emerson: O que você faz fala tão alto que não consigo escutar o que você diz.




Rosana Braga



18 comentários:

Gisa disse...

Gosto de dizer "eu te amo" quando o coração pede que eu o faça.
Um grande bj querida amiga e Boas Festas!

AquilesMarchel disse...

sempre sempre!!!

muito bom
eu adoro dizer eu te amo

mas esta tao mal visto

MARILENE disse...

É mais fácil falar de amor que vivê-lo, com verdade. E esse sentimento, entre todos, é o mais precioso.

Você deixou uma encantadora mensagem, daquelas que têm o condão de nos sensibilizar. Suas vitórias não são gratuitas, mas resultado do excelente trabalho que aqui desenvolve e que merece minha grande admiração.

Desejo que tenha um maravilhoso Natal, em clima de união familiar, amor e paz. E que o aniversariante esteja sempre presente em sua vida, cobrindo-a de bênçãos.

Bjs.

Rô... disse...

oi minha linda amiga,

adoro poder dizer eu te amo,
parece que me refresca por dentro,
me ilumina o olhar,
me enche de sorrisos,
me faz diferente,
você é uma das pessoas lindas que me inspiram a dizer eu te amo...
por isso Lena querida,
nunca esqueça desse amor suave,e verdadeiro...
nunca se esqueça que eu sou e faço muita força para ser sempre
somente amor...

beijinhos

Cecília Romeu disse...

Lena, querida!
Linda mensagem, a simples força de palavras como "eu te amo", se bem-ditas e sinceras, selam sim compromissos, não é mesmo?
Bela reflexão!

Amiga, quero te agradecer o carinho por lá, e te desejar, a ti e teus familiares, um Natal muito feliz, repleto de coisas boas.Um renascer a cada dia do próximo ano!
Grande beijo e te cuida!

Meire Oliveira disse...

A-M-E-I o texto!!!!

Linda Lenita, acho que a maior lição que aprendi esse ano, que coloquei lá no fundinho da alma foi o REAL significado do amor minha amiga.
Tem coisas que a gente já até sabe há um tempo, mas colocar em prática é bem diferente.

Uma coisa ficou aqui gravada dentro de mim e num sai mais: amor é como Jesus ensinou, tem que ser incondicional, do contrário pode até ser amor, mas misturado com egoísmo ou orgulho que não dão bons resultados essa junção...pode virar ciúmes, posse e outras coisas que não são legais.
Dizer eu te amo quer dizer: quero o seu bem, quero te ver feliz, esteja vc onde vc esteja, perto ou longe de mim eu te apóio e te amo do messsssmo jeito!

O amor está nas atitudes muito mais do que nas palavras. Mas é tão gostoso a gente dizer sem medo de ser feliz que a gente ama as pessoas, né?!!! :)

Te amo Estrelinha de um tanto que cê nem imagina! ♥
Levei pro FB!

Silmara Trindade disse...

Lena florzinha, eu digo tanto eu te amo... Adoro... adoro amar... e dizer..e fazer as pessoas se sentirem amadas e felizes!!
Amei a mensagem!
Um Natal de luz e de muito amor pra vc e sua família!!
Bjkas estaladas!!

Julliany kotona disse...

Oi querida que saudade do teu cantinho desculpa a ausencia,ando trabalhando muito,enfim peguei as tão merecidas férias:) Lena querida suas postagem sempre me inspiram e concordo contigo o Eu te amo anda muito banalizado sim,hoje em dia as pessoas trocam de namorados como de sapatos e o eu te amo está em todos esses relacionamentos meu Deus quanto amor nê rsrs Seu blog como sempre lindo de viver bjão querida tenha um lindo natal adoro-te!

Elisa T. Campos disse...

LENA
Um dos fatores do distanciamento da capacidade de amar deve ser a corrida desenfreada da busca de coisas materiais. Esquecemos que somos humanos providos de sentimentos mais puros.
Linda reflexão para este período de Festas que devem ser permeados de muito amor.

UM FELIZ NATAL a você e toda a família.

Beijos

Mafalda S. disse...

Quero desejar-te um Feliz Natal!

Faço também votos para que 2012 seja um ano de mudança para melhor, que alcances o que mais desejas… sobretudo que sejas muito feliz!

Anônimo disse...

Eu declaro o meu amor todos os dias...beijos querida amiga que eu amo de mis..um Santo Natal.

AC disse...

Lena,
Espero que as sementes que as suas palavras vão lançando por aqui se tornem farta colheita.

Um Feliz Natal!

Everson Russo disse...

Minha querida amiga, passando pra desejar um belo final de semana pra ti e um Natal de muito amor e paz pra você e toda sua família, que a mensagem do Menino Jesus de amor paz e fraternidade esteja no coração de todos,,,beijos e beijos.

Aclim disse...

FELIZ NATAL. DEUS NUNCA ESTEVE PERDIDO,ESTÁ DENTRO DE NÓS. CADA QUAL TEM O SEU.

ABRAÇO

Mariza disse...

Oi Lena,
Lindo texto, tocante, a frase "TE AMO" é muito bom de falar e de ouvir, deveria ser a primeira frase que falamos ao acordar e olhar no espelho, com certeza no decorrer do dia fica mais verdadeiro falar a quem quer que seja "EU TE AMO".
Feliz Natal e Bom Ano Novo que recebi de todos voces.

Também, quero te desejar , nesta época de reflexão e fraternidade, que possamos olhar para trás e perceber, com alegria, que tem mais alegrias do que tristezas em seu caminho, mais sorrisos do que lágrimas, mais perdões do que desavenças, do que mágoas, mais amizades, enfim, mais coisas boas. E que neste ano que se inicia, possamos ser mais solidários, mais fraternos, mais humildes, mais companheiros e mais felizes.

Esses são meus votos para voce e seus familiares. Que sejam felizes, sempre. Beijos

mfc disse...

Muito pertinente este texto!
DIzê-lo alto... para que todos o ouçam..!

Célia disse...

Oi, Lena! Penso que dizer: "eu te amo" tem que bater forte no íntimo de nós para depois externarmos sem pieguices, mas com toda a amorosidade! Feliz Natal e um Ano Novo poderoso! Abraço da Célia.

MA FERREIRA disse...

Querida Lena!!!


Hoje passo pra te dar um beijo e o desejo de um Feliz natal junto com os seus!

Te amo.....saudades....