13 de janeiro de 2012

Os opostos se atraem




Cansamos de ver no cinema inúmeras comédias românticas que contam a história de um homem e de uma mulher que, definitivamente, não nasceram para ficarem juntos. Mas suas diferenças acabam por se completarem, eles se apaixonam e vivem felizes para sempre. Será que pode acontecer o mesmo na vida real? Algumas diferenças podem realmente ser atraentes na hora de se buscar um parceiro, mas isso significa que os opostos, de fato, se atraem?

Muitos estudos já foram feitos abordando o polêmico tema da atração entre pessoas opostas. Um exemplo interessante é uma pesquisa divulgada pela Evolutionary Psycology Journal, que diz que as pessoas se atraem, de fato, por outras de personalidade semelhante, mas dizem se atrair por aquelas com personalidades opostas. Outra pesquisa, realizada pela University of Mexico, mostra que o motivo de os opostos se atraírem está na genética. De acordo com esse estudo, as mulheres estão programadas a procurar homens que tenham um sistema imunológico diferente do seu próprio. A genética do sistema imunológico definiria, inclusive, se a mulher seria ou não fiel ao seu parceiro.

Estudos à parte, a questão da atração entre opostos também interessa aos especialistas brasileiros. Para a psicóloga e psicoterapeuta Beatriz Helena Paranhas Cardella, "no que se refere ao ser humano, não dá para fazer nenhuma generalização. No entanto, as pessoas que possuem características diferentes das nossas naturalmente nos provocam algum tipo de curiosidade. Mas isso não pode significar que uma relação com alguém muito diferente de nós vá ou não dar certo".

O que existe, então, nos opostos, que são vistos como os parceiros perfeitos? "A curiosidade, o encantamento. A diferença leva ao crescimento. O que é igual à nós não nos leva a enriquecer e, então, estagnamos. Muitas vezes, precisamos desenvolver alguma coisa que, na nossa história de vida, não tivemos a oportunidade. Se o parceiro conseguiu desenvolver essas atitudes, a presença da experiência dele nos enriquece. O que determina se um relacionamento com alguém oposto vai em frente ou não é a abertura do casal às diferenças. O oposto é encantador e difícil ao mesmo tempo", pondera Beatriz.

Não são todas as oposições que são valorizadas nos relacionamentos. Às vezes, justamente essa oposição, leva a um crescimento das pessoas, pois elas têm o que ensinar à outra. A personalidade e algumas outras características não necessariamente levam a uma repulsão. No campo dos valores e dos projetos de vida, no entanto, a relação entre os opostos é mais complicada pois o equilíbrio é mais difícil de ser alcançado. A diversidade nos faz abrir, crescer e ver o mundo além das nossas perspectivas. A relação entre opostos pode ser com filhos, colegas de trabalho ou parceiros românticos. A diferença, naturalmente, leva ao conflito, mas o conflito nos leva a crescer.

Não adianta formular que o relacionamento ideal é entre pessoas parecidas ou opostas afinal, não existe uma fórmula para o amor. Não tem uma fórmula, receita ou ideal de relacionamento. Uma simples regra não responde à complexidade do relacionamento humano. Amor não é formula, é a disposição de uma pessoa ser transformada por alguém. Para um relacionamento durar é preciso ter paciência, tolerância, respeito e projetos de vida compartilhados. O que funciona com um casal pode não funcionar com outro. Não existe modelo. Se fosse assim, seria fácil, mas a vida não acontece dessa maneira.




Ilana Ramos 



14 comentários:

Unknown disse...

Com certeza se atraem bjos e um bom final de semana

http://jhdocemel.com/

http://pensador.uol.com.br/colecao/blogjuh/

Silvia disse...

Oi, Lena
muito bom o texto pois é muito fácil acreditarmos em teorias, que às vezes nem tem comprovação. Acredito que cada pessoa tem suas experiências com os outros e, o que pode ser bom para alguns, não é tão bom para outros. Como em tudo na vida, o que vale é o equilíbrio.
Bom final de semana.

Del Rodrigues disse...

Olá amiga, gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
Pode ser um pequeno comentário, pois os critérios de avaliação são:
a repercussão do texto e os comentários.
Será que vc pode me dar uma força?
Conto com a sua ajuda!
Qualquer problema, postei o link também no post do meu blog, é só clicar(http://ler-com-prazer.blogspot.com)
Obrigada!Paz e Luz!
Esse é o link:
http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

Jorge Jansen disse...

Concordo que não dá para generalizar e também com a maneira como vc encerra o post. Mas como comentei para opinar, mesmo que os opostos se atraiam, acho que somente os iguais são felizes.

Analine disse...

Lena, seu espaço encantou meu coração! Suas palavras expressam muita sensibilidade e sabedoria!
Seguindo com prazer!
Beijos,
Analine

sinfoniasdaalma.blogspot.com

Anônimo disse...

deixando meu beijo ..lindo como sempre lena..saudades ..bom fim de semana.

josenaide coelho disse...

Só seii dizer que o novo nos faz querer conhecer mais e mais....

bixudipé disse...

Primeiramente, excelente crônica. Adorei o texto!
Mas, para mim, a verdade é que os opostos se atraem, sim. parto do pressuposto que ninguém é igual - rs. então, oposto, não?

Abração,

Rodrigo Davel

mfc disse...

Concordo que não existem de todo modelos.
Para além de uma atração sentimental, tem que haver uma compatibilidade química que se estabelece em vários parâmetros mais íntimos.

marlene disse...

ÓLA MINHA QUERIDA LENA É VERDADE AMIGA OS OPOSTOS SE ATRAEM MAS O
MUNDO É UM LABIRINTO DIFICIL DE ACERTAR-SE A SAIDA,NEM SEMPRE SE ERRA NEM SEMPRE ACERTAMOS O IMPORTANTE É SEGUIR EM FRENTE CONFIAR E VIVER.
LINDO SEU TEXTO
AMIGA LÁ NO MENTORESDELUZ TEM SELINHO COMEMORATIVO DE 300 SEGUIDORES SE PASSAR POR LÁ PODE RECEBER UM MIMO COM MUITO CARINHO SIMPLESINHO MAS DE CORAÇÃO
DEIXO UM ABRAÇO COM CARINHO ESPERO VOCE POR LÁ BJS MARLENE
NO MIMOSESELINHOS,TAMBEM TEM POSTADO LÁ

Sobre o Tempo disse...

Olá Lena! Acho que funciona da maneira que li em algum lugar um certo dia: "Os opostos se distraem e os dispostos se atraem..." Um ótimo fim de semana! Bjs

Sandra Portugal disse...

Já estudei muito sobre isso na astrologia - os somos atraídos pelas semelhantes, pelos iguais, ou pelos opostos, para a complementareidade!
Excelente artigo!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Palavras disse...

Oi Lena,

Como sempre, muito bem escolhido o texto.
Eu acho que os opostos se atraem, mas, mais que isto, eles se complementam... Ainda que, no amor, as regras podem não valer nada.

Beijos Lena e ótimo fim de semana

josenaide coelho disse...

Bom dia com carinho dona madeira!!!!