8 de junho de 2013

Como ser livre de verdade?





 
Desenvolvendo a capacidade de se desapegar, de principalmente entender que a sua felicidade não depende necessariamente de coisas, bens ou conquistas materiais.

Isso não quer dizer que você não poderá aproveitar bem as coisas do plano físico, claro que sim! Senão a gente nasceria em um plano espiritual. E por que nascemos no plano físico? Porque aqui se reúnem as condições básicas para o espírito de qualquer pessoa evoluir. Porque o nosso aprendizado espiritual inclui desenvolver o equilíbrio sobre as coisas materiais e o apego. Por isso precisamos nos entender com as coisas da Terra". Não podemos ser hipócritas dizendo que o dinheiro é ruim ou que traz problemas. De maneira alguma, já que os problemas e infelicidades são oriundas da mente humana sintonizada em frequências baixas. O dinheiro é a energia da terceira dimensão. O dinheiro é o fluido vital do mundo físico. Mas como toda energia, ela pode ser usada para o bem e evolução espiritual, como também para a destruição e para o mal.

A pior escravidão é aquela que acontece em função dos apegos, em que a pessoa tem a ilusão que precisa necessariamente de coisas e pessoas para ser feliz. Muitos atribuem a arte de encontrar felicidade a uma relacionamento ideal, a um emprego bom, um carro do ano, uma casa na praia. Todas essas coisas, se aproveitadas com equilíbrio, podem complementar felicidade na vida de qualquer pessoa, jamais completar, o que é bem diferente. Complementar quer dizer aumentar algo que já existe. Completar quer dizer preencher algo que está vazio.

Ninguém, externamente, pode completar dentro de você um vazio que você pelo seu descaso, ou descuido consciencial, gerou. Se você gerou internamente esse vácuo na sua alma, também é internamente que você conseguirá criar soluções para abastecer esse vazio.

As pessoas e coisas materiais podem sim lhe servir de veículo para que você aprenda o mais rápido possível como evoluir e, definitivamente, achar internamente a solução. Na verdade, essa é uma das principais funções de todo o externo: ajudar a entender o interno.

Você só poderá ser feliz e livre quando abandonar completamente esses vícios que você alimenta paras sustentar essa felicidade baseada em recursos externos. Porque vícios se definem como algo que você quer e não consegue parar de querer. Os vícios não são necessariamente os mais falados como drogas, álcool, fumo, jogos. Esses estão completamente mapeados pelos homens, e são reconhecidos por todos. Refiro-me aos vícios de comportamento e principalmente os de relacionamento.

Se você não consegue se comportar de forma diferente e nova, mesmo sabendo que seria melhor para você, é porque você está viciado nesse comportamento, porque ele lhe traz uma emoção viciante, que você não está conseguindo viver sem.

Se você não consegue viver sem uma determinada pessoa, seja cônjuge, filho, pai, neto, é porque você está viciado na emoção que isso lhe gera, está aprisionado a essa repetição. Pode ser que o que eu vou lhe dizer o assuste um pouco ou até lhe gere desconforto, pois quando pensei nisso, na primeira vez, também rejeitei à primeira vista: se sua felicidade depende de alguém, seja um neto, filho, namorado, marido, esposa, pai, mãe, etc.. Acredite, você é um obsessor vivo da pessoa a qual você acha que depende para ser feliz.

O desapego são as asas da liberdade, pois se você entender que cada ser tem sua missão, que cada pessoa tem uma finalidade e que tudo, na verdade, é temporário, mas que a alma é imortal, provavelmente, você já comece a encontrar um certo conforto.

Se você não pode nem imaginar a possibilidade de perder o seu emprego, ou se não consegue aceitar que um dia seus parentes queridos vão falecer, ou que seu cônjuge pode simplesmente querer se separar, sinto muito, mas você é quase um escravo da vida, e está longe de ser considerado uma pessoa espiritualizada.

Busque aumentar sua autoestima internamente com atitudes simples, priorize sempre seu crescimento espiritual, adquira um compromisso consigo e em muito pouco tempo você começará a colher resultados muito favoráveis ao seu crescimento consciencial, criando desapego, aumentando a fé e lhe causando a sensação real de paz, alegria e liberdade.



Bruno J. Gimenes

59 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto que escolheu para postar! Uma maravilhosa lição de vida!
Tudo é passageiro e devemos concentrar-nos no essencial. Viemos de Deus e para Ele voltaremos.
É difícil gerir certas perdas(refiro-me a entes queridos)mas Deus sabe o que faz.Obrigada por ter partilhado tão sábio texto.
Bom fim de semana.
Se estiver interessada em conhecer o meu Blog - Vida e Pensamentos, chega lá por http://pegadasdeanjo.blogspot.com
Um abraço da
Beatriz de Bragança

Célia disse...

Excelente reflexão!
Abraços, Célia.

Beatriz Bragança disse...

Reumindo,minha querida, é muito mais importante SER do que TER.
O se texto é uma ótima análise do que o ser humano é, e do que ele devia,efetivamente,ser. As minhas felicitações pela sua brilhante apresentação.
Uma boa semana
Um abraço da
Beatriz
Blog -Vida e Pensamentos
http://pegadasdeanjo.blogspot.com

Unknown disse...

Lena: gostei do texto parabéns aos dois
Beijos
Santa Cruz

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Lena
Que texto espetacular!!!
Precisava lê-lo hoje!!!
Deus nos consola de toda maneira...
Seja muito abençoada e feliz!!!
Bjm de paz e bem

Maria Adeladia disse...

Bom e importante seguirmos este preceito.
Beijos LENA e uma boa tarde!

Evanir disse...

Diga que você realmente ama,
em todas as oportunidades.
E só quem é amado, pode realmente abrir os braços
e sentir o calor deste sentimento único.
E se por acaso você quiser me amar,
talvez eu transforme esse amor em amizade das mais pofundas.
Queria ter a certeza de que apesar de minhas ausencias,
alguém me valoriza de valor ao que realmente importa,
que é meu sentimento,que é tudo para mim nessa vida.
A vida é assim, um ciclo,
uma viagem de trem e um incessante encontro e desencontro.
Quem sabe seja por isso que ela é
tão delicada e misteriosamente única e bela.
Um feliz final de Domingo minha doce e linda amizade.
Beijos com todo carinho,,Evanir..

Unknown disse...

Olá. Parabéns pelo blog. Estou seguindo ele. Siga o meu http//:gauchaopina.blogspot.com, se QUISER. Curta a minha página no Facebook também: http://www.facebook.com/BlogPlanetaCurioso?ref=hl . Até mais e obrigado. Um abraço. Estou buscando novos leitores para meu blog, e novos blogs para ler. Vamos fazer essa parceria.

Unknown disse...

Olá, adorei o seu blog e gostaria de convidar vc a dar uma passadinha lá no meu blog, desde já muito obrigado por sua atenção.
donskedar.blogspot.com.br

Rafael Mourão disse...

Boa Noite
Um belo texto de reflexão, onde expõe com clareza absoluta a possibilidade de sermos livres com felicidade e mediante disso e o belo blog decidi segui-lo e já convidando para visitar o meu e se gostar fazer parte dos meus seguidores-amigos. Ofereço também meu mosaico de parceiros e junte-se aos outros

Abraços,
Trocyn Bão - Thiago

NEL SANTOS disse...

Excelente texto! Extremamente reflexivo!

Sempre muito bom voltar aqui, Lena!

Beijos,

Nel

Sobre o Tempo disse...

Ser feliz independente de coisas materiais é o que devemos procurar sempre. Vivemos numa sociedade cada vez mais consumista, é verdade, mas não devemos cometer o erro de priorizar o status à felicidade. Belo texto! Bjs

Araan disse...

Maravilhoso texto!
Abraços com carinho
Araan
meu blogue:http://blogaraan.blogspot.com.br/

Patricia Darky disse...

Olá, gostei muito do seu blog. O que você escreveu me faz pensar. Belo texto.
Abraços.
www.cristinajaco.art.br

Evanir disse...

Todos os dias Deus nos dá um momento em
que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes.
Que um sim ou um não pode mudar toda a nossa existência.
E muitas vezes perdemos tanto do foco da vida,
que não enxergamos nem entendemos ,
que Deus tem um proposito para cada um de nós.
Um pouco triste?:Sim: mas creio na grande mudança ,
que Deus esta preparando para mim.
A você meu carinho obrigada por fazer parte
de todas as mudanças boa ou não continuas
caminhando comigo.
Um final de semana abençoado.
Beijos no coração afagos na alma.
Evanir.
Amiga excelente texto com certeza
escolheu o melhor.

Unknown disse...

Lena querida!
Que texto!!!
Sabiamente retrata nossa vida espiritual e física, também acredito nisso!! Gostei de tudo, porém a frase: " O desapego são as asas da liberdade", me fez refletir sobre a maneira que eu enfrento a vida.
Bjos,bjokas.

Diana L. Ramos disse...

Gostei muito do texto.Parabéns pela escolha.Abraço.Diana

Unknown disse...

Olá Lena!
Que bela mensagem de reflexão e de vida.Tô passando por momentos de desapego e de crescimento pessoal e espiritual.Confesso que é um aprendizado difícil mas que sei que faz parte do processo de evolução humana.
sentindo na pele, este texto traz muita verdade.
Um abraço e uma semana iluminada para nós!
Um abraço e até mais!
www.rosangelamagiarte.blogspot.com
www.rosangelaprendizagem.blogspot.com

Evanir disse...

E que Deus Abençoe Você pela Alma linda e Amiga,
por esse Coração grande que você tem,
por tudo aquilo que você é.
Que Deus nos abençoe a todos,
desde o primeiro segundo da
manhã até o ultimo da madrugada.
Que Deus ande pelos
caminhos da vida e nos mostre
a estrada do eterno renascer.
Deus abençoe por sua visita.
Sempre estarei lhe aguardando.
Sinta agora um abraço sincero,
forte e carinhoso agora.
Beijos no coração afagos na sua alma.
Saudades.

kk disse...

Amei, é muito amor <3
BLOG | SORTEIO | CANAL
Parabéns pelo blog, continue assim .
Beijos <3

Penélope disse...

Fora as convenções sociais que jamais deixarão que algum ser humano seja absolutamente livre, creio na liberdade interna. Naquela que nos faz bater asas de verdade, fora ela não acredito em outro tipo de liberdade uma vez que nossas ações sempre se respingarão n'outros e n'outros e assim sucessivamente.
Um grande abraço, minha amiga!!! Boa noite!

Sandra Portugal disse...

Exercicio do desapego....dificil mas necessario, especialmente quando passamos dos 50...
bj
Sandra
www.projetandopessoas.com.br
(amiga, vc já linkou o site novo ao Amadeirado e Além das Nuvens?)

Diana L. Ramos disse...

Muito bom e importante para nossa reflexão o texto postado. Parabéns! Gostei muito do Blog.

Unknown disse...

Una entrada Exelente,,!!! Me quede por acá y te invito a que me visites.Un calido saludo.
Um Exelente entrada,,! Eu fiquei por aqui e eu convido você para me cumprimentar visites.Un quente.

Lourdinha Vilela disse...

Maravilhoso texto, somos mesmo escravos a nossa própria vontade. E isto traz sofrimentos.
Parabéns pelo blog.Lena.
bjs.

Evanir disse...


Procure um lugar próximo à janela
desfrute cada uma das paisagens
que o tempo lhe oferecer,
com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos,
nem com as curvas que não lhe
deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida,
observando cada arbusto, cada riacho,
beirais de estrada e
tons mutantes de paisagem.
Preste atenção em cada ponto de parada,
e fique atento ao apito da partida.
E quando decidir descer na estação
onde a esperança lhe acenou,
não hesite.
Desembarque nela os seus sonhos.
De aquele abraço apertado nesse Dia Dos Pais ,
Que espera você na última estação .
Caso seu pai não esteja a sua espera
muitos pais estão a espera dos filhos.
De aquele abraço com um largo sorriso
o importante é saber , que nesse Domingo
esteja feliz seja como filha , filho
ou pai.
Um abraço e um beijo carinhoso.
Que seja eterna nossa amizade.
Caso gostar na postagem
deixei um mimo para você.
No Domingo Realizarei o sorteio do livro.
A venda também na Rede Ponto Frio.
Para presentear seu Pai.
Me prometa ser Feliz .
Evanir S Garcia.

Ariane M. Santos disse...

Aqui vejo um universo renovador, de alguém que realmente ama a vida. Me senti bem aqui, gostei do seu espaço, e primordialmente, meus parabéns.
Faça-me uma visita, será um prazer. Abraço!
http://madamshadow.blogspot.com.br/

Evanir disse...

Mesmo , que esteja vendo a vida preto branco.
Olhe para o céu veja o infinito azul onde quem
tem fé no criador encontrara coragem e força para passar
pelas tribulações.
E a noite se emocione com a beleza da lua e do céu estrelado.
Em cada estrela vera um anjo zelando e olhando por você ..
enquanto a lua ilumina sua linda alma
veras como pode ser feliz na graça e na presença de Deus.
E muito carinho eu trouxe para você , que tanto amo.
Beijos na alma afagos no coração.
Evanir.
PS: fico triste em não poder informar
como anda minha vida;.
Basta vc notar minha ausência creio ,
que já diz tudo.
Não esqueço nunca de você.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Como vc é seguidora do meu blog, passo pra convidá-la:
Conforme disse, no início do mês, a partir de amanhã, tem festa no blog pelos 4 anos do meu blog, participe! Precisamos nos ajudar a crescer...
No post estará tudo explicadinho, creio eu, mas qualquer dúvida, estarei aqui no e-mail para responder, está bem???
Sua presença me é muito querida...
Na fraternidade, poderemos caminhar muito melhor...
Sem os leitores, comentaristas e visualizadores, nada sou...
Bjm de paz e bem
P.S. Como vc está???

Denise Carreiro disse...

Texto brilhante, explica com linguagem simples e clara a função dos bens materiais em nossa vida e o quanto é negativo nosso apego a eles e às pessoas. Muita paz!

Só pra você disse...

Menina linda, como vai? Passei aqui rapidinho que não vai dá para te ler, mas com certeza deve ser um belo texto. Prometo que vou parar na próxima.

Apareça também para me ver.

Bjs

Auxiliadora RS

ALOISIO GUIMARÃES disse...

Excelente!

Unknown disse...

oi vim ver seu blog e estou te seguindo.Legal o post,Te aguardo no meu,se gostar me segue.
http://www.jovemzumbibysarah.blogspot.com.br

Juliane Policarpo disse...

Lindas palavras! Adorei o seu blog, Seguindo com certeza.
Dá uma passadinha no meu quando puder!
http://entreatosepalavras.blogspot.com
Grande Abraço.

POESIAS SENSUAIS E CONTOS disse...

Uma linda e feliz semana. Belas postagens aqui....

Evanir disse...

Amiga esta tudo bem?
Eu sinto falta por mais seguidores , que eu tenha .
Deus esteja contigo beijos ,Evanir,

Penélope disse...

Lena, deixando meu carinho.
Beijinhos

Sônia Silva disse...

Bela postagem, parabéns!

Bjs

Anônimo disse...

Olá Lena, mesmo sabendo que não me visita mais, sempre regresso aqui, para deixar meu forte abraço e desejar-te muitas felicidades!

Abraço!

Paz e bem!

Leandro Ruiz

Teresa Alves disse...

Sem autoestima não chegamos a lugar algum.

Muito bom!


Bom fim de semana.

Maria Adeladia disse...

LENA:Muito bom o texto.Tb penso assim.As coisas materiais são importantes quando nos ajudam na segurança, mas que sejam o suficientes para nos dar uma melhor qualidade de vida, porém, o lado espiritual é a essência! A felicidade na verdade, consta nas simples coisas, e isso vêm das profundezas do nosso ser.Bjs e um bom domingo.

★MaRiBeL★ disse...

░░░░░░░████████░░░░░░░░█████████░░░░░░
░░░░░██▓▓▓▓▓▓▒▓▓██░░▓█▓▓▓▓▒░▒▒▓▓██░░░░
░░░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░▓▓███▓▓▓▓▓▒▒▒░░▒▓▓█▒░░
░░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▒▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░░▓▓█░░
░▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██▓██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░░▓▓█░
░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░▒▓█▒
░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░█░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░░▓██
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓░░░█░█░░▒▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒░▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░▒█░██░░▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▒▓▓█
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░░░░░░░▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▒▓██
█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░▒█░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▓▓█░
▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▓▓█░
░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▒░
░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░
░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░░
░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓███▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓░░░
░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓▓████████▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░
░░░░▓█▓▓▓▓▓▓▓▓██▒▒▓▒▒▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░░
░░░░░░█▓▓▓▓▓▓▓▓█▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░░░
░░░░░░░██▓▓▓▓▓▓▓▓██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░░░░
░░░░░░░░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░░░░░
░░░░░░░░░░█▓▓▓▓▓▓███▓▓▓▓▓▓▓█░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓██░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░░██▓▓▓▓▓▓▓▓▓█░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░░░░██▓▓▓▓▓██░░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░░░░░▒█▓▓██░░░░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░░░░░░░▓█░░░░░░░░░░░░░░░░░░
Feliz Semana... ★MaRiBeL★

Sandra Portugal disse...

Muitas saudades de vir aqui!!!!
Lena querida, você que era seguidora do Blog Projetando Pessoas, está convidada a visitar o Site no endereço: www.projetandopessoas.com.br, e lá na home page, no final da página à direita no Campo Newsletter
cadastrar seu e-mail para receber sempre nossas novidades!
Ficarei muito feliz com sua visita!
bjs Sandra

Evanir disse...

Hoje é um dia muito especial
comemora se o dia do professor.
È com carinho que deixei no meu blog
uma homenagem a todos os professores
também um mimo com muito carinho.
Eu não poderia deixar em branco
essa data tão importante.
Meu carinho a você sendo professor
ou não.
Com muito amor te deixo meu abraço
e carinho.
E a oferta do mimo é para todos
quer seja educador ou não,
pois todos nós temos uma sagrada missão
de educar nossos filhos.
Quanto ao professor o dever de alfabetizar,
Beijos e carinhos , Evanir.

Regina Lemos Repórter disse...

Adorei , site com muito conteúdo prático para a vida.
Entre na turminha dos meus amigos do meu blog de reportagens. Assim,muitos dos meus leitores poderão ler suas recomendações .Eu gostei muito mesmo.
parabéns.
www.reginalemos.blogspot.com

Regina Lemos Repórter disse...

Eu já estou na turma do seu grupo.Vou te seguir sempre.
abraços
www.reginalemos.blogspot.com

Simone Felic disse...

Com o desapego é bem melhor , pois não se magoa com tanta facilidade,
tem seu lado bom.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Evanir disse...

Em toda minha vida percorri um caminho...
não sei se é longo ou curto,
mas o que importa são as
pessoas que conheci
e marcaram meu coração.
Na minha vida dei carinho e amor
para aquelas pessoas especiais,
como você que é uma pessoa
especial minha vida.
Deus fez o mundo, espalhou por
ele pessoas maravilhosas,
e nos deu a missão de encontra-las,
cumpri a minha encontrei você.
Um abençoado final de semana
Deus abençoe você hoje e sempre.
Beijos e meu eterno carinho.
Evanir.

Fábio Murilo disse...

Ótimo texto, adorei! Excelente alimento prá alma. Principalmente nesses dia, bem oportuno, Lena. Adorei, tanto que agradeço, obrigado.

http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Ajudar a intender o externo,
Penso que sejam esses os motivos de liberdade , e tornar-se livre através desses aprendizados.
A pratica é que aperfeicoa.

Marli Soares Borges disse...

Gostei do texto. Ser é infinitamente mais importante do que ter, quem não sabe? A questão é exatamente essa: ser. Ser e conseguir conviver com as variáveis que compõem esse verbo tão poderoso. Simples e complicado, uma contradição que nos acompanha em toda nossa existência. Bom o texto, ótimno para reflexões. Bjs Marli
P.S. - adorei o blog, voltarei mais vezes.

Ane disse...

Boa tarde Lena!
Gostei de teu blog,posts e textos muito interessantes!
Um beijo!

Unknown disse...

Então amiga andas muito fugida que é feito de ti.
Beijos
Santa Cruz

São disse...

Livre de verdade é quem sabe que nada levará de material quando desencarnar, mas que tudo quanto fizer se reflectirá em seu futuro!

Tudo de bom

Unknown disse...

Nossa quanta coisa linda por aqui!! Amei seguindo vc!
http://baentreelas.blogspot.com.br/

Ana Karina disse...

Ótimo texto!
Voltarei ao blog.



EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Texto belíssimo. A felicidade é uma estrada para o interior...

Nenhum disse...

Olá, passando para te desejar uma linda tarde e sucesso, com seu maravilhoso Blog. Um grande abraço.

Evanir disse...

O caminho da verdadeira amizade é tudo em nossas vidas
a sinceridade fez parte dessa linda aliança ,
que hoje tenho com você.
Sou grata por tantas vezes que sem saber me deu animo
para continuar.
Sou grata por tudo, pelo carinho , amizade , respeito
nem imagina quanto você foi e sempre será
um balsamo de amor e paz para meu coração.
O seu esforço não foi em vão e nunca será,
pois anjos amigos como você vou querer sempre a meu lado.
Que a paz de Deus reine em sua vida e da sua família.
Na postagem tem mimo para você.
Feliz Natal Com Amor.
Evanir.