22 de julho de 2010

Decifrando sonhos



Você gostaria de saber se...

Cegos sonham?
Quando uma pessoa nasce cega e não tem referências visuais, os sonhos são recheados pelos outros sentidos, como a audição. Mas ela pode formar imagens mentais relativas ao espaço, assim como consegue perceber os caminhos por onde anda durante o dia. Já quem nasce com a visão em ordem e fica cego mais tarde pode ter sonhos com imagens durante a vida toda.

Bebês sonham?
Como eles não falam, não dá para saber com precisão. O sono REM, um dos principais indícios do sonho, está presente em todas as idades. Mas a experiência deve ser bem diferente da vivida por nós, adultos, pois o bebê tem uma consciência em formação, tem emoções, memória e percepção do mundo, mas ainda não tem uma ferramenta essencial para a construção do sonho como ele ocorre nas pessoas adultas: a linguagem.

Os sonhos são em cores ou em preto e branco?
Nossos sonhos, segundo os neurologistas, tem cores. O que pode causar a sensação de um sonho em preto e branco é a dificuldade que temos de manter as imagens oníricas na memória; elas vão, quase literalmente, esmaecendo no decorrer do dia. Esse esquecimento é causado pelo fato de o conteúdo dos sonhos ficar armazenado em nossa memória de curta duração. Para evitar que uma cena sensacional seja perdida, o único jeito é mentalizar o sonho várias vezes ao acordar. Se tomar nota, melhor ainda. Só assim eles ficam guardados em uma memória mais duradoura e colorida.

Existem sonhos premonitórios?
Há muitos indícios de que não. Um deles é a inconsistência dos relatos. Quem acredita nesse tipo de sonho costuma relatar fatos isolados relativos à experiência premonitória, mas quase nunca diz quantos sonhos não correspondem ao que realmente aconteceu depois.

Animais sonham?
Sim, com quase 100% de certeza. Os donos de gatos e cachorros sabem que, durante o sono, os bichos se movem e emitem ruídos que sinalizam uma atividade mental intensa. A ciência já descobriu que os mamíferos – e as aves, em menor escala – tem sono REM, portanto concluiu-se que eles sonham de alguma maneira. O único entrave nessa pesquisa é a impossibilidade de relatos dos sujeitos, no caso, os animais...

Por que temos pesadelos?
No meio da noite, acordamos sobressaltados, com o coração acelerado e suando frio. Como se não bastasse, demoramos a pegar no sono de novo. Muitas pessoas têm sonhos assustadores com menor ou maior freqüência. As estatísticas mostram que cerca de 50% dos adultos relatam pesadelos ocasionais e cerca de 7% tem pesadelos crônicos, que detonam o sono sem dar trégua.
Outra curiosidade numérica: as mulheres tem dois a quatro pesadelos para cada um relatado pelos homens, mas ainda não há nenhuma explicação para essa diferença entre os sexos. O pesadelo tradicional, sem nenhuma relação direta com fatos do dia anterior, se encaixa na categoria dos distúrbios do sono.
Mas há uma outra classe de pesadelos, os pós-traumáticos, que tem algumas nuances importantes. O conteúdo, na maioria das vezes, é idêntico ao evento que gerou o trauma. Esse tipo mais realista de pesadelo é tiro e queda: mais de 60% das pessoas que passam por algum tipo de experiência traumatizante, como assaltos e agressões físicas, acabam desenvolvendo o problema. Um jeito de liquidar com ele é abrir o jogo e tentar completar, acordado, as histórias que causam a aflição noturna. Esse método usa o recurso da narrativa para tirar a força das emoções e sensações que teimam em manter viva uma lembrança ruim.
Ninguém esquece o trauma, mas com a terapia dá para tirá-lo de baixo do travesseiro e dormir sem pesadelos...

Para saber mais:
HALL, James A. Jung e a interpretação dos sonhos (Cultrix, 1992).

Fonte

2 comentários:

Carmen Rizza disse...

Minhas cachorras, quando estão dormindo, choram, latem e fazem movimentos como se estivessem andando ou correndo. E ainda dizem que os animais não tem alma? Como não? Os sonhos são uma manifestação do inconsciente, não são? Como poderiam os animaizinhos sonhar, se não tiverem espírito?

Lena disse...

Quando postei esse artigo, nesse trecho sobre o sonho dos animais, me lembrei imediatamente de você, Carmen. Tenho a mais absoluta certeza que eles sonham! Bjs.