10 de outubro de 2010

Imperfeição fabricada

Modelos com os dentes da frente separados, à la Brigitte Bardot (e Zélia Cardoso de Mello), estão na moda. Segundo o Wall Street Journal, elas foram privilegiadas nas seleções para a última temporada de desfiles de Nova York. Trata-se, de acordo com Stefano Tonchi, editor-chefe da revista W, de um “amor pelo imperfeito e pelo autêntico”.

A princípio, a mensagem poderia ser positiva: não é preciso ser perfeito para ser belo. Mas o apreço por modelos com diastema – como é chamada essa separação entre os dentes – já fez pelo menos uma vítima. Em um programa recente, Tyra Banks, apresentadora do America’s Next Top Model, sugeriu que uma das concorrentes do reality show alargasse o vão entre os dentes – exagerando uma característica que ela já tinha. Na cena seguinte, lá está a moça na cadeira do dentista.


Detalhe: segundo o site Jezebel, outra aspirante a modelo foi orientada a diminuir o espaço entre os dentes em uma edição anterior do programa – e assim ganhou a competição. Ou seja, daqui a alguns meses, quando a moda do diastema passar, talvez a garota em questão, já fora do reality show, precise se submeter a um novo procedimento em nome da profissão, dessa vez para colocar facetas ou sei lá o quê para esconder o vão.

Resta torcer para que o dentista que lixou os dentes da moça faça o conserto de graça!

 
Mariana Weber

Nenhum comentário: