18 de outubro de 2010

O mito do cafajeste



A lenda diz que as mulheres preferem homens sedutores que não criam vínculos e são infiéis. Os homens que gostam delas e que desejam manter com elas uma relação estável não passam de Planos B - enquanto não aparece um cafajeste, elas ficam com os bonzinhos.

Segundo esses tradutores da alma feminina, as mulheres desejam ser tratadas como objetos de utilidade limitada, para obter prazer, dinheiro ou qualquer tipo de vantagem transitória. Assim você vai concluir que mulheres são almas submissas a espera de um macho capaz de revelar sua verdadeira natureza masoquista. Os caras que as respeitam e conversam com elas como iguais não têm menor chance: o que elas querem é serem usadas e abandonadas.


Bem, para mim essa visão é totalmente criada pelos homens. Os homens são obcecados pelos cafajestes, não as mulheres. Nunca ouvi as mulheres falarem desse tipo de cara como objeto de desejo. Elas se referem aos cafajestes como doença, fraqueza, deslize, uma coisa que faz mal e da qual é preciso se ver livre.

Já ouvi de várias mulheres histórias de relações com cafajestes, mas poucas vezes percebi nostalgia na conversa delas. A maioria parecia feliz em se ver livre de uma relação cheia de dor e vergonha. Ninguém merece um cafajeste, dizem.

Logo, temos de concluir que as mulheres são malucas, ou mentem para si mesmas ou estão dizendo a verdade - e, nesse caso, deveríamos acreditar nelas. Se as mulheres não divulgam a lenda do cafajeste, e não parecem acreditar nela, de onde o mito tira a sua força? Dos homens, claro. Somos nós que alimentamos essas fantasias. Por que? Não sei, mas tenho algumas ideias.

O machismo me parece a explicação essencial. Em termos modernos, a visão machista insiste que as moças são incapazes de diferenciar o que é bom do que é mau para elas mesmas. Em vez de escolher um sujeito bacana, que gosta delas, preferem cair na conversa de um malandro bonitão que, logo adiante, vai tratá-las muito mal. É outro jeito de chamar de burra, não? Também é outra forma de chamar de louca, já que elas seriam incapazes de controlar as suas emoções e sensações mais simples.

Quase todo mundo com quem eu já conversei, homem ou mulher, atesta que sexo é como tocar um instrumento: só melhora com a prática. A ideia de que um mestre kung fu do erotismo vai sair do fundo do salão e transformar a mulher que a gente ama em escrava sexual só existe de verdade na paranóia masculina. Já ouvi mulheres relatarem boas transas com esse tipo de cara, mas nada que tenha mudado a vida delas. Então a lenda dos cafajestes não tem qualquer fundamento na realidade? Não é bem assim.

Há, em primeiro lugar, homens muito sedutores. Eles são muito bonitos ou muito másculos ou têm uma conversa muito boa. O fato é que as mulheres gostam deles. Da mesma forma que nós, homens, somos atraídos por mulheres muito bonitas, muito sensuais e com muita personalidade. Como alguns desses privilegiados abusam da boa sorte (ou da boa aparência) e fazem o que querem com algumas mulheres, fica entre os homens a ideia simplista de que todas as mulheres gostam de ser maltratadas. Acho bobagem.

A outra coisa a se levar em conta é que as mulheres dão muito valor às emoções. Quando você pergunta a elas sobre cafajestes, eles respondem: Deus me livre! Mas, logo em seguida, fazem um reparo: a gente gosta que os nossos homens sejam um pouco cafajestes...

O que elas dizem (o que eu entendo, pelo menos) é que ninguém quer um chato. Ninguém quer um namorado que virou irmão, filho ou amigo. Ninguém quer um casamento apenas seguro, sem surpresas e sem erotismo. 


Mulheres precisam de segurança, mas também querem aventura e romance. Há um tanto de Madame Bovary e de Ana Karenina em todas elas, mas isso não deveria nos surpreender. Homens também têm fantasias românticas e, até, fantasias sexuais com a vizinha. Somos humanos, não? Temos desejos inconfessáveis, mas seria injusto que alguém nos julgasse por eles.

Se isso tudo não foi suficiente para fazer balançar o mito do cafajeste, um último argumento: olhe em volta. Você acha mesmo que as mulheres mais bacanas estão com os caras mais safados? Eu tenho certeza que não.
 
Ivan Martins

2 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Lena. Com certeza as mulheres não gostam dos cafajestes. Eles são predominantemente instáveis. A vida de hoje requer estabilidade em todos os sentidos, inclusive no emocional. Amei o post. Beijos.

horticasa disse...

Bom! Eu já cá ando há muito tempo, já vi homens de todas as espécies, bons e maus.
O que eu acho é que os cafajestes são muito sedutores no primeiro olhar, daí haver tanta mulher a cair na sua lábia, mas depois nós vemos as suas manhas e largamos, mas por vezes também é difícil eles nos largarem...
No entanto, como eles conseguem sempre conquistar, nem que seja só por uns dias, eles acham que nós gostamos, daí o mito criado por eles próprios.
-Á eu consigo a mulher que eu quiser!
Mas não é verdade, ele consegue mas por pouco tempo...
Vou voltar ao seu blogue
eugénia