4 de janeiro de 2011

Um pouquinho sobre o chá


No século 15, o chá tornou-se conhecido também no Ocidente, ganhando diferentes versões. Existem até mesmo escolas que estudam a bebida. A mais famosa da Europa é a Escola do Chá, no bairro de Marais, em Paris.

Assim como os vinhos, os chás também apresentam aromas diferenciados, dependendo da região produtora. Conheça alguns dos mais especiais:

Lapsang Soushong: um chá para os conhecedores, de folha grande, com um aroma ‘‘fumado’’, muito característico. Só existe na China.
Gumpowder: nome que deriva da forma como as folhas são enroladas formando bolinhas. Chá verde tradicional, pálido, contendo menos cafeína do que qualquer outro chá. É o chá verde mais forte que se usa na Europa.
Darjeeling: chá indiano, cultivado a uns 2 mil metros de altitude na cordilheira do Himalaia, muito apreciado pelo seu sabor delicado, agradável a qualquer hora.
Matcha: chá em pó japonês, o preferido para a cerimônia do chá.

Tradicionalmente, o chá está dividido em quatro categorias baseadas na grau de oxidação:

Chá branco: feito a partir da Camellia sinensis, mas cujas folhas são tratadas de forma diferente dos chás tradicionais; são folhas jovens que não sofreram efeitos de oxidação.
Chá verde: a oxidação é parada pela aplicação de calor, quer através de vapor, um método tradicional japonês, ou em bandejas quentes, o método tradicional chinês.
Oolong: a oxidação é parada entre o chá verde e o chá preto.
Chá preto: oxidação total.


Esta classificação está relacionada ao chá preparado com folhas da Camelia sinensis, a verdadeira planta do chá. Dentro de cada uma das categorias, há diversas misturas mais ou menos conhecidas, como o Pekoe, Darjeeling ou Ceilão.

No entanto, existem inúmeras outras plantas que se dedicam à preparação do “chá” ou, mais precisamente, infusões. Também são muito agradáveis ao paladar e tem propriedades medicinais.

O chá é tradicionalmente usado, nos seus países de origem, como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos. Recentemente, estudos têm verificado os efeitos do chá sobre o organismo. Alguns já demonstraram que o chá preto é eficaz como antioxidante e neuroestimulante, tendo sido aplicado em estudos contra o câncer e a epilepsia. E o que chá verde demonstra propriedades músculo-relaxantes, com efeitos sobre a hipertensão e ulceras no aparelho digestivo.

Segundo alguns textos ligados à medicina natural e ao mundo herbáreo, existem alguns chás e infusões que podem aliviar certos tipos de mal-estar.

Dores de cabeça: erva cidreira; camomila; alecriam; salva
Calmantes: Tília; Manjerona; Flor-de-laranjeira
Antifadiga: Tomilho; Alecrim
Dores menstruais: Salsa; Açafrão
Ansiedade: Camomila; Valeriana; Passiflora
Ressaca: Menta; Urtiga
Soluços: Hortelã-pimenta
Problemas Hepáticos: Boldo
Pedras nos Rins: Picão


O valor nutricional do chá (Camellia sinensis) é pouco significativo, mas possui propriedades que auxiliam o bom funcionamento do nosso organismo. O chá é composto por alguns estimulantes como a cafeína podendo por isso acelerar a frequência cardíaca, avivar a mente e facilitar a função respiratória. Os taninos presentes no chá podem impedir uma adequada absorção de ferro, se for tomado à hora das refeições.

Mas talvez a principal qualidade benéfica do chá resida num composto químico denominado por bioflavonóide cuja ingestão elevada atua como um antioxidante forte que reduz o risco de câncer e de doenças cardíacas.

Nenhum comentário: