4 de maio de 2011

Crítica, heroína ou vilã?




Algumas perguntas para aquecer este texto:

- Você acredita em “crítica construtiva” ? Nessa crítica positiva, que pode ajudar alguém a se dar conta de algo? Que pode servir para seu crescimento e melhoria?

- Será que sabemos fazer isso? Será que sabemos criticar?

- Sabemos ser criticados?


Penso que na maioria das vezes nos perdemos e acabamos agindo de forma destrutiva, ao fazer e receber críticas. Não sabemos criticar. Tampouco sabemos o que fazer quando somos criticados.

Com relação a quem critica

Se você acredita que tem algo a dizer a alguém, antes procure prestar atenção às suas papilas gustativas. Se sentir um gosto amargo de fel na sua língua, acredite, talvez você ainda não esteja pronto para exteriorizar a sua crítica. Criticar não é envenenar o mundo!

Quando estamos tomados pela emoção, a crítica se torna nociva. Uma coisa é ter o desejo lícito e genuíno de ajudar alguém a trazer à consciência algo que aquela pessoa não parece perceber. Outra coisa é sentir um desejo, mesmo que secreto ou camuflado, de expor a pessoa, ou fazer com que se sinta mal. Uma crítica nociva vem envolta em um certo prazer, o prazer de provar a sua superioridade ao apontar o erro alheio.

Crítica saudável, no meu entendimento, é aquela que brota da sabedoria pacífica da mente, e que venha, de preferência, envolta na suavidade do coração. Antes de dizer algo a alguém cheque de onde vem as suas palavras. Se elas vierem do calor de suas entranhas, segure-as um pouco dentro de você, até que o fogo se acalme, até que ganhem paz.

Uma crítica saudável deve ser calma, pacífica e amorosa. Fundamentada em argumentos racionais, isenta do fogo das emoções. Deve brotar do desejo genuíno de fazer bem ao outro.

Saiba ser criticado

Agora, se você está do outro lado, se você é o criticado, tente em um primeiro momento apenas ouvir. Como todos nós fomos programados a defender nosso ego a qualquer custo, é natural que brote em você um desejo de reagir defensivamente. Tente conter-se. Apenas ouça o que a outra pessoa tem a dizer. Lembre-se de que você terá, depois, o livre-arbítrio para escolher o que fará com aquelas informações, assim não precisa se adiantar. Escute, pergunte, tente compreender como aquela pessoa formou aquela opinião sobre você ou suas atitudes.

Depois, dê a si mesmo um tempo para processar o assunto. Será preciso acalmar as defesas, tranquilizar-se e reafirmar a si mesmo que você está seguro. Aquelas palavras não têm poder algum sobre você, são apenas palavras. Afaste-se da reação emocional condicionada que o levará a rebater ou negar o que lhe foi dito. Se necessário não responda nada à pessoa no momento em que ela lhe faz uma crítica. Dê a si mesmo um tempo para pensar no assunto.

Quando estiver se sentindo mais centrado, menos emocional, procure então de fato avaliar o que lhe foi dito.

- Existe alguma verdade naquilo? Existe algo que você possa aprender com aquelas colocações?

Seja honesto consigo mesmo.

Se existir algo a aprender com o que lhe foi dito, aprenda! Compreenda que todas as pessoas cometem erros. Não há mal algum em perceber que você poderia ter feito algo melhor do que fez. Se uma pessoa nos aponta um erro que cometíamos sem perceber, a atitude mais coerente seria que lhe agradecêssemos. Não há por que reagir ou ofender-se. Aja com maturidade e serenidade. Agradeça a oportunidade e cresça! Essa decisão com certeza o levará adiante.

Mas se chegar à conclusão de que aquilo realmente não se aplica a você, se de verdade não encontrar verdade no que lhe foi dito, apenas desconsidere. Não há necessidade de uma reação emocional, se aquilo realmente não lhe pertence, certo? Muitas vezes uma pessoa enxerga em nós algo que na verdade lhe pertence, ou joga sobre nós algo que sente com relação a outro alguém. Como se fizesse a entrega ao destinatário errado. Nesse caso, apenas devolva a encomenda. Não há necessidade de se alterar ou agredir a pessoa.

Ouça... Uma reação exagerada da sua parte a uma crítica que você diz ser infundada talvez seja um sinal de que não é tão infundada assim. Pense... se aquilo não tiver nada a ver com você, por quê se incomodar? Você se incomodaria se eu lhe dissesse agora mesmo que você foi absolutamente irresponsável por ter deixado uma zebra amarrada no portão da minha casa? Provavelmente você riria, ou me consideraria um tanto insana e seguiria seu dia.

Assim, preste atenção ao criticar e ser criticado. Se a crítica será a heroína ou a vilã, vai depender exclusivamente de você!


Patricia Gebrim



26 comentários:

Meire Oliveira disse...

Profundo o texto! Creio que tudo é uma questão de diálogo e de saber falar, quando queremos dar a tal de crítica construtiva a um amigo medimos bem as palavras para não o ferirmos, mas há pessoas que não estão prontas para aceitar uma crítica mesmo que ela seja para o seu "bem". É bem delicado criticar ou ser criticado. bjs
ps.: Lena, adorei as flores ali do lado, lindasc =)

Will Lukazi disse...

Olá Lena! Tudo bem contigo ?
Tenho o prazer informar-lhe que você conquistou com o ‘’AMADEIRADO’’ o título ‘’BLOG DA SEMANA’’,na eleição realizada no BLOG DO SUPER WILL. O ‘’AMADEIRADO’’ com mais de 50 % dos votos venceu outros 5 grandes Blogs, todos indicados pela Cris do Blog CAFOFO ON LINE@. Parabéns !!!
O Selo Personalizado se encontra na Página BLOG DA SEMANA lá no BSW e é todo seu, bem como a descrição do ‘’AMADEIRADO’’ sob a ótica de Will Lukazi. Espero que goste, pois tudo foi feito com muito cuidado, zelo e carinho. Gostaria de dizer o Selo não possui menção nenhuma ao BSW, ficando ao seu critério colocar ou não a origem de sua Premiação quando postá-la em seu Blog.
Informamos também que a capa do teu Blog ficará em forma de Selo estampada logo na frente do BSW , do lado direito, acima do ‘’QUEM SOU EU’’, onde estará visível durante 07 dias a fim de que outras pessoas possam visitar o BLOG MAIS BEM VOTADO NA BLOGOSFERA DURANTE TODA A SEMANA.
Pedimos que assim que ler a Descrição do ‘’AMADEIRADO’’ você nos envie, via e-mail superwill1000@hotmail.com, um Depoimento acerca da Premiação para podermos colocar logo abaixo da descrição do seu BLOG e assim valorizar ainda mais esta sua conquista.
Agora nós solicitamos que você nos envie através de um COMENTÁRIO no Post mais recente no BSW, os 06 BLOGS e seus respectivos links que você gostaria de indicar para disputar a premiação da Semana seguinte. Todos os 6 serão avisados que estarão participando e também serão cientificados de que foi você quem os indicou, tendo assim inclusive a chance de manifestarem desejo contra. A votação se iniciará imediatamente um dia após serem avisados, tempo a princípio, suficiente para um Blogueiro em plena atividade ficar ciente do comunicado.
Um grande abraço, Lena e mais uma vez parabéns pelo excelente conteúdo do ‘’AMADEIRADO’’ e pelo seu envolvimento durante a votação através da divulgação em que você se empreendeu.

NÃO PARE DE BLOGAR!

Will Lukazi disse...

Olha, eu não acredito em crítica construtiva. Acho, inclusive um paradoxo. Seria como dizer '' vício sadio'', ora se é sadio não é vício é virtude.

Eu acredito em sugestão, orientação, direcionamento que, acreditem, tem muita diferença da tal ''crítica construtiva''...a própria palavra já diz ''CRÍTICA''. Se quer que algo melhore, converse, sugestione, direcione, com tato, jeito e jogo de cintura...a palavra crítica, acredito que pela própria natureza é pejorativa e não traga nenhum benefício. É o que eu penso.

Parabéns pelo assunto em questão !

Aleatoriamente disse...

Lena,
ao ler esse texto fico pensando...
Criticar alguém é muito pesado eu diria, mas isso ocorre com uma facilidade a olho nu.
Critica: a palavra já vem carregada de certa dureza.
Acho que falar algo a alguém sobre determinado assunto, deve ser bem pensado e elaborado sempre com delicadeza, afinal ninguém gosta de ser censurado.
O que não se quer para si, não se joga no outro.

Um beijo Lena.
Fernanda

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lena
Acredito que criticar é bem mais fácil , que receber criticas, essa é a nossa prática constante. Mas como diz o texto não sabemos fazer nenhuma coisa nem outra.
Bjux

Regina Antunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Creio que a crítica pode ser construtiva, desde que a pessoa que a receba, tire proveito do que foi falado para melhorar. Todavia, partindo desse princípio, não podemos chegar e dizer que "vou fazer uma crítica construtiva", pois não se sabe se o alvo vai recebê-la positivamente.
Lena, as pessoas confundem crítica com espírito crítico, e aí mora todo o problema. Geralmente a pessoa que possui espírito crítico está sempre disposto a reprovar e estigmatizar. E geralmente tem aquele amargo de fel na boca...
Adorei o texto. Concordo com a autora.
Ua beijoka de bom dia querida! E que seu dia seja de muita paz.

Rô... disse...

oi Lena,

estamos aqui para aprender,
então que seja desde o início,

criticar parece mais fácil,
que receber críticas,
mas não é ,
ninguém fica contente
quando alguém repreende
algo em nós,

temos mesmo que estar dispostos,
pois temos tudo a aprender!!!

beijinhos ensolarados

Unknown disse...

Olá tudo bom, estou fazendo divulgação de meus blogs,


http://patristicabrasil.blogspot.com/

Patrística do I ao X século, todo em português. Esses documentos registram mais de 99,99% da história da igreja e sem eles não teríamos registros nenhum (tirando a bíblia).

http://iconografiascristas.blogspot.com/

Ícones de Jesus, dos santos, festas litúrgicas, etc. Ícones antigos dos primeiros séculos da igreja.

http://angelusexverum.blogspot.com/

Arqueologia cristã. Provas de uma igreja católica, apostólica.

http://carinhodecoracao.blogspot.com/

Blog com vídeo aulas. Uma mistura de trabalhos de arte e da área de educação. Material de qualidade para ganhar até dinheiro como é o caso dos vídeos de origami, (fazer origami para festas, casamentos, eventos empresariais, como lembrancinhas, já imaginou um real por unidade). Em suma, o blog foca, artesanato, origami (vídeo aulas e diagrama), dicas de alfabetização, pedagogia.


http://fsphotoshop.blogspot.com/

Vídeo aulas de Photoshop, tutoriais, e outras vídeo aulas.

http://gallerywebdesign.blogspot.com/

Material para download, da área de design.

http://humorafiado.blogspot.com/

Ainda vou começar a alimentar esse blog. Mas a intenção é ser um blog de diversão e humor.

E se você gostou, siga os meus blogs e indique para outras pessoas.


Um abraço

Julliany kotona disse...

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Conte comigo para o que precisar!
tenha um lindo dia,bjos de uma amiga.

Graça Pereira disse...

Um texto fabuloso! Minha opinião: não sabemos criticar e muito menos receber criticas!
Para além do diálogo, é preciso uma boa formação das duas partes, caso contrário, acabamos por ferir e ser magoados tambem!
Tenho para mim uma lei que funciona sempre: quando as pessoas merecem não POUPO ELOGIOS!
Mil beijos
Graça

Anônimo disse...

Como sempre.. fantástico Lena!.. Realmente as chamadas "críticas construtivas", nem sempre as são.. muitas vezes são colocadas assim apenas para amenizar.

Beijocas super em seu coração e uma linda tarde para vc!

Verinha

Unknown disse...

Por natureza, todos nós estamos mais prontos a criticar os erros do que a elogiar as coisas bem feitas.

Beijo.

welze disse...

por vezes, não sabemos criticar, por outras, não somos interpretados de maneira como gostaríamos, é difícil criticar e receber crítica, não fica por menos. difícil tb. beijos

silvioafonso disse...

.

Através da Vitalina eu cheguei
aqui.
Li o que tinha pra ler e vi o
podia ser visto; amei.
Gostei tanto que resolvi ficar.
Estou seguindo os passos do seu
blog, mas se você quiser, também
pode seguir o meu...

silvioafonso





.

AC disse...

Lena,
O seu post é muito pertinente. Vivemos numa época tão amante da rapidez que, na maioria das vezes, isso é contrário ao raciocínio e à lucidez. Há que saber parar para olhar, isso é ponto assente.

Beijo :)

MARILENE disse...

É muito difícil lidar com críticas, estejamos de um lado ou do outro. Tudo porque a sinceridade não é a primeira a aflorar dentro dela. Quando se trata de uma crítica profissional, se for feita de maneira educada e gentil, vamos, certamente, refletir. Já no lado pessoal, tudo depende de quem a faz.

Excelente texto!
Bjs.

Vera Lúcia disse...

Lena,
Gostei da postagem. Chico Xavier dizia que receber uma crítica ajuda
o criticado a melhorar. Se cabível, é claro.
Mas falarmos é fácil. Há ensinamentos bem significativos sobre o procedimento ideal para quem critica e para quem é criticado. No final, só depende de nós sermos prudentes na crítica e tolerantes quando criticados.
Abraço.

AFRICA EM POESIA disse...

COM UM BEIJINHO
VOU VOLTAR,

Vinicius.C disse...

Olá!!

Muito bom o texto!!

Confesso não lidar com a critica como gostaria, mas como tudo- eu aprendo.

Beijo enorme e podendo apareça no Alma.

Unknown disse...

Hi ... it's nice to see your blog, come and join my blog at http://wilwatiktamadani.blogspot.com, follow me please.
I've been follow your blog, I'm waiting your refollow..., thanks.

The Well disse...

Belo post, anjo. Muito bem escolhido.

Mas estou aqui não é para criticar, e sim para parabenizar por ser o Amadeirado escolhido blog da semana. Parabéns!!

Também agradeço o carinho do selo, que irei colar no PddD em post especial. Vc é demais!

Xêros mils!!

Anônimo disse...

Aaaaaamei!

Munca li algo tão lúcido e esclarecedor sobre a crítrica quanto este texto, guardei para reler de vez em quando, coisas assim a gente não só precisa saber, mas aprender.

Obrigada pela oportunidade, Lena!

Beijão!

Sandra Portugal disse...

Nunca é fácil lidar com as críticas! É preciso muito amadurecimento e muita evolução!
E muito poucas pessoas sabem e/ou conseguem transmitir críticas "construtivas" essencialmente construtivamente! Difícil!

Mas passei por aqui para dizer que amanhã postarei o selinho que você me deu de presente, com um texto que seu presente me inspirou a escrever!!! Obrigada
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Sandra Portugal disse...

AGORA QUE VI QUE O AMADEIRADO GANHOU O BLOG DA SEMANA!!!!!!!
Parabéns queridona!!!
Você emrece o sucesso do seu blog!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Lecy'ns disse...

Ola Lena....

Vim Visitar-lhe e agradecer pela visitinha no meu mais novo recente (rsrs) blog "Tudomudacomafeto".
E Parabéns! pelo teu Belíssimo trabalho em "Amadeirado", pela conquista, Muito Merecida, do Selo de Qualidade.
Te aguardo no meu outro Blog"PalavrasPoemasePoetas".
E Muito Mais Sucesso!!
Grande Abraço,
lecyns