No amor, é fácil nos enganarmos com as pessoas e com os inúmeros mitos existentes sobre o assunto. Os desencontros são inevitáveis e provocam mini-mortes em nosso coração. Mas é necessário recomeçar sempre, sem precipitações. Nessa área, não existem soluções milagrosas. Basta dar chance de o amor acontecer e, a partir daí, construí-lo passo a passo.
O mundo está repleto de pessoas que tentam enganar você de propósito, fazendo-o acreditar que são o que não são. Muitas vezes, disfarçam bem a situação com camuflagens: homens que nunca usam aliança, ou mulheres que produzem uma cortina de fumaça, inventando partes de sua história. Nessas condições, fica difícil decifrar o sinal: "Amor à vista" ou " Perigo à vista"?
Os mitos românticos podem ferí-lo. Alguns deles o fazem acreditar que você não tem controle sobre sua vida amorosa, mas isso não é verdade. Sua vida social e afetiva não é estabelecida pelo destino, você a determina.
Às vezes, você está num clima de diversão aventureira, quer surfar nas emoções para se sentir vivo. Existem encontros que podem deixá-lo intrigado, deliciado ou chocado. Nessas ocasiões, você dá valor ao provisório, não ao definitivo. Também as pessoas tentam adequar sua imagem, suas "falas", ao que o outro deseja. Isso não passa de tentativa um pouco mais calculada e menos intuitiva de conquistar, de seduzir, influenciada pelas ideias do marketing moderno.
Em um mundo assim, como escolher? Como diferenciar pessoas que são realmente o que parecem ser de outras que são uma imagem retirada do real, inventada com base nos meios de comunicação de massa?
As mulheres adoram romance e isso as faz se produzirem para se sentir mais atraentes. Cuidado para não viver um clichê, porque não se pode fabricar uma sensação. Para ser verdadeira, ela deve surgir naturalmente não pode ser fingimento nem encenação, senão vira uma imitação forçada da vida que, como sabemos por experiência própria, leva logo à desilusão. Cada encontro é diferente. Só que as pessoas descomprometidas estão cansadas de representar. Conquista sem desejo é uma farsa. Só ficam o alô e o tchau; no meio, as falas de sempre.
Quando você se aproxima de um (a) estranho (a), ele (a) experimenta uma série de sentimentos, desde a atração até o medo. Sentir tudo isso ao mesmo tempo leva a pessoa a ter a impressão de estar fora de seu equilíbrio. Uma maneira para o outro é dando-lhe o poder de decidir o que vai acontecer depois. Dentro do espírito do "novo romance", não se flerta só para obter algo de alguém. Flerta-se, sobretudo, para dar algo a alguém. Ao flertar com sinceridade, você ergue pontes em vez de paredes. O flerte é um presente que você tem o poder de dar.
Por outro lado, os desencontros são inevitáveis. Paqueras mal-sucedidas, uma maré de azar e até golpes duros como quando alguém passa a mão em seu talão de cheques podem ir entupindo suas artérias emocionais e provocando infartos silenciosos: minimortes em partes do coração. Muitos homens vão decepcioná-la, e só uma minoria entregará o que prometeu. Grande número de mulheres não passa de fantasia, que pode arrebatar numa relação com muita adrenalina e nenhuma substância.
Às vezes, parece que os encontros escorregam entre os dedos. O surpreendente é que o coração humano tem incrível poder de recuperação. Não se esqueça, porém, de que quem escolhe é você, ou, mais precisamente, seu grau de maturidade e consciência. Pessoas imaturas e oportunistas acabam se envolvendo com propostas de relacionamento tão imaturas e oportunistas quanto elas. É você que se deixa iludir ou não.
Quando se trata de amor, é comum pensar-se em soluções milagrosas, em vez de primeiros passos. Se as grandes soluções não funcionam na primeira tentativa, quer-se logo desistir, voltar a não fazer nada, ou precipitar-se em outra tentativa. É preciso fazer com que o começo volte a ser um começo de verdade, em vez de última chance. A ideia é a seguinte: "Se o outro partir com o tempo, alguém virá”. E não: "Tive a sorte de encontrar alguém, e agora?".
É preciso ter a convicção de que, cedo ou tarde, isso vai acontecer de novo. A vida ensina que, embora existam sentimentos mágicos, como a compaixão, amor não é mágica e não acontece num passe de mágica.
Maria Helena Matarazzo
Quando se trata de amor, é comum pensar-se em soluções milagrosas, em vez de primeiros passos. Se as grandes soluções não funcionam na primeira tentativa, quer-se logo desistir, voltar a não fazer nada, ou precipitar-se em outra tentativa. É preciso fazer com que o começo volte a ser um começo de verdade, em vez de última chance. A ideia é a seguinte: "Se o outro partir com o tempo, alguém virá”. E não: "Tive a sorte de encontrar alguém, e agora?".
É preciso ter a convicção de que, cedo ou tarde, isso vai acontecer de novo. A vida ensina que, embora existam sentimentos mágicos, como a compaixão, amor não é mágica e não acontece num passe de mágica.
Maria Helena Matarazzo
27 comentários:
Olá Lena,bom dia!muito obrigada por esta seguindo o meu blog,vim te retribuir a sua visita,e me encantei
que lindo seu blog,amo poesias.
Prabéns,ja estou seguino vc e o outro blog tb ok.Beijos,tenha uma semana de bnçãos.
Bom dia lena,
Maravilhoso texto . Sim," o amor não acontece num passe de mágica." o amor é um processo lento e por vêzes muito doloroso para se chegar nele.O resto é ilusão!
Boa semana
Rejane
BOM DIA LENA QUE TEXTO LINDO VC JÁ SABE ADORO LER TUDO POR AQUI!
BOA SEMANA
BEIJO
Amor é diário, pequenas doses, conta-gotas... Dedicação!
"Amor não é mágica." Isso é um erro comum das pessoas. Acredito que só conseguimos amar de verdade quando estamos realmente amadurecidos nesse sentido em nossas vidas, do contrário amamos "torto" de uma maneira não saudável. E hj em dia as pessoas estão muito superficiais que fica difícil de encontrar alguém...mas não impossível. Lena querida, uma linda segunda-feira pra tiii, que sua semana comece bem =) bjo grande.
Lena Querida
Seu selo ficou lindo!
Que coincidência,ainda ontem pela manhã eu olhava imagens, quando vi esta do seu selo, lembrei-me do amadeirado na hora, pensei que ela ficaria ótima aqui, mas não a imaginei em um selo de 400 amigos, o que a tornou não só ótima, mas perfeita.
Parabéns pelo sucesso de seu blog, que ele se mutiplique grandemente, fazendo jus ao belo trabalho que você desenvolve.
Levei o selo para a minha galeria.
Beijos!
Que texto magnífico para iniciarmos a semana Lena!.. Fantástico!
Beijocas super em seu coração..
Verinha
LENA,
REAMENTE O AMOR NÃO ACONTECE DE REPENTE.
O QUE ACONTECE REPENTINAMENTE É A PAIXÃO, QUE NÃO CONSTRÓI RAÍZES.
O AMOR É ALIMENTADO, CRESCE PAULATINAMENTE E SE INSTALA.
BJ.
(AH! PEGUEI O SELO. PARABÉNS!)
Oi Lena!!!
Seu blog já não me sai do meu pensamento... é como se fosse uma lasca de madeira enterrado neste meu coração de vampiro, embora o efeito venha a ser mais e mais vida!
bj-bj-bj
oi Lena,
o amor é uma conquista
diária,
com muita dedicação,
e sabedoria,
mágica não existe mesmo,
quando se trata de um
sentimento único!!
lindo texto,amei...
beijinhos,
minha linda
O Amor não é para ser racionalizado. Sentí-lo, verdadeiramente, é confiar em si mesmo nos sentimentos.
Grande amiga, um doce beijo e uma ótima semana!!!
Ola
vim desejar uma otima semana
Coloquei seus blog's como destaque nos meus blog's
parabens pelas belas postagens
bj bj
love, oh love!
viva o amor!
(amar verbo intransitivo)
Se os olhares se cruzarem e neste momento,
houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta:
pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa ...
Se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça:
Deus te mandou um presente divino - o amor.
carlos drummond de andrade
bjão e obrigada por acreditar em mim!
desejo ótima semana pra ti!
Sublime e Brilhante Amiga Doce:
É genial, talentosa e perfeita no que concebe de deslumbre. Até no amor e no que escreve sobre ele é divinal e perfeita.
Bem-Haja, pelo extraordinário Ser Humano fabuloso que é e significa para todos nós.
Abraço terno e amigo.
Com respeito pelo seu valor de ouro puro.
A sua presença ilumina e enternece de encanto imenso.
Com admiração sempre e constante pelo seu valioso sentir fantástico e delicioso.
pena
Excelente!
Desculpe alguma atitude minha indevida ou inoportuna que fiz, não foi para magoar.
Bem-Haja, pela sua extraordinária magia de sonho.
Adorei tudo aqui.
Sou muito seu amigo, acredite?
É mágica no que concebe de pureza e beleza. Até no amor.
Bem-Haja, pelo seu encanto em tudo o que faz e maravilha.
Abraço amigo ao seu génio fabuloso.
Com respeito e o pedido de desculpa.
Sempre a admirá-la imenso.
pena
Passamos metade da vida à espera daqueles que amamos e a outra metade a deixar os que amamos.
Beijo meu.
Excelente texto; parabéns! O amor, embora mágico, não se dá num passe de mágica. O amor é mesmo surpreendente! Bjs!
Acredito que nosso maior erro está em amar mais o AMOR que a pessoa sobre a qual depositamos esse sentimento. Daí a fantasia excessiva e as decepções.
Mas uma verdade é indiscutível: Sempre vale a pena tentar, tentar, recomeçar.
Bjs.
Oi Lena
O amor é sempre um risco, mas se não estamos dispostos a corre-lo, nunca saberemos que estamos amando de verdade, ou se é apenas uma atração passageira.
Bjux
LenaLindona! Já vim carregar meu selo com muito orgulho viu!!! Em tempo: este post é um dos que mais me fez pensar em reversão de valores... acho que são coisas da Lua... Grata por me proporcionar leituras edificantes... Bjs com sabor de carvalho...
Catita
Lena,realmente o amor, ou outro sentimento que possamos possuir,temos que construí-lo,talvez até desconstruir primeiro para que a base seja firme ao se fixar em nosso coração.O amor necessita de muito cuidado,por isso devemos estar atentos aos nossos relacionamentos em todos os sentidos.Um grande beijo!
infelizmente há que se desconfiar de muito doce a meiguice. as vezes tudo não passa de fraude. que pena. boa semana. beijos
infelizmente há que se desconfiar de muito doce a meiguice. as vezes tudo não passa de fraude. que pena. boa semana. beijos
Gostei tanto daqui!
Beijos!
:))
Adorei o texto! Amei seu blog, de verdade, e por isso já estou seguindo...
Beijos
blogsonhar.blogspot.com
Lena,
Lindo seu texto, fantástico ! Gostei de ler tudo por aqui. Parabéns ! já estou seguindo...
Beijinho
Postar um comentário