26 de julho de 2011

Não se culpe pelas expectativas





Alguém já lhe disse a seguinte frase com um ar irritante de superioridade? “Você cria muita expectativa!”. Eu ouvi várias vezes – da terapeuta às piores e melhores amigas. Em relação à profissional, sinceramente não acredito que ela consiga viver sem criar expectativas; em relação às amigas, tenho certeza de que todas, sem exceção, esquecem os mantras budistas, a lucidez adquirida desde a última frustração e desabam ao primeiro sinal de luz no fim do túnel. Vale para o amor, para o trabalho… vale para tudo o que desejamos na vida.

Se existisse oração, simpatia ou qualquer outra mandinga capaz de aplacar nossas expectativas estaríamos salvas. Não existe. Existe, isso sim, imaginar o que não existe, criar historinhas (que mal começaram) com final feliz. Existe fantasia e ilusão. E quer saber? Perdoe-se por isso. Você não é a única roteirista de casos de amor água com açúcar. E que ninguém se atreva a julgar seus desejos mais profundos e medir com uma trena o tamanho dos seus sonhos. Muito menos aconselhá-la com clichês do tipo “quando você desencanar, acontece”! Diga para uma mulher que está tentando engravidar que, quando ela desistir, engravida. Quem aqui consegue “desencanar” da vontade? As pessoas têm sangue nas veias, sonhos grandiosos, desejos que as mantêm vivas e ativas.

Ok, somos adultas e sabemos que a desilusão – ou a frustração – é proporcional ao tamanho da expectativa. E daí? Estamos aprendendo a viver, certo? Só não podemos esquecer de um detalhe: do céu só cai chuva. Isso significa que tudo na vida é conquista, tanto o homem dos sonhos quanto o emprego dos sonhos ou o filho dos sonhos. Podemos até pular etapas por causa da ansiedade. Faz parte do aprendizado voltar algumas casas e refazer o caminho passo a passo.

A expectativa está alta demais? Sem problemas. A vida saberá como dosá-la. A frustração está doendo demais? Acalme seu coração e não se culpe. Sim, inevitavelmente vamos chorar muito e desacreditar. E quando a próxima possibilidade aparecer, quem sabe não estaremos mais pé no chão para dar os passos na direção certa, heim? Nada é impossível nesta vida. Na-da!



Fernanda Santos 

Coldplay - Clocks



 

35 comentários:

♪ Sil disse...

Lena querida,

Impossivel não ter expectativas.

Já tive tantas, e ainda tenho muitas.
A gente controla, se vigia, mas humanos que somos, a expectativa faz parte da vida, de nós mesmos.
Em certas ocasiões, minhas expectativas são maiores rs, mas faz parte da gente.

Beijooooo amiga que amoooooo!

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Gosto de teus textos sempre fazem com que reflitamos, menina é impossível não criar expectativas, afinal estamos vivos e vivemos, temos é que aprender a lidar com os resultados, positivos ou não, lindo inicio de semana pra ti beijos Luconi

Célia Gil disse...

Que texto lindo! Só aprendemos com a proporção da nossa expetativa, a desilusão leva ao crescimento!Adorei! Bjs

Anônimo disse...

Sem duvida Lena !Se agente não cria uma expectativa como vaiem frente como cria um objectivo!Estamos sempre expectantes de um resultado positivo!O que nem sempre é possível..morrendo de saudades daqui,,,bjs querida amiga..bom dia alegria.

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom dia meu docinho de côco!
Lendo tudo aquilo que deixastes lá no meu cantinho,nem sei se é cantinho ou meu diário.Menina sinto tanta vontade de escrever sobre tudo que vejo e passo na vida,rsrsrsrsrs que fico me policiando sempre.Mesmo sabendo que só conhecemos o outro atráves dos seus atos e atitudes.quanto o meu livro,só basta vc enviar seu endereço por e-mail que mandarei com o maior prazer.será meu presente.Com a leitura desse livvro vc realmente irá me conhecer.Só pq foi escrito com a minha alma.
Quanto nossas expectativas; passamos tanto tempo de nossa vida depositando esperanças e criando expectativas que deixamos de curtir, às vezes, o que a pessoa tem de melhor.Claro que existem casos e casos. Não podemos levar isso ao pé da letra todos os dias, até porque seria impossível não esperar nada de algo ou alguém pra sempre, mas podemos sim ser mais “flexíveis” e gentis com nós mesmos...
bjs para aquecer teu dia!

Anônimo disse...

Bom dia, flor.
Tem selinho para você no meu blog.
http://diario-da-leitura.blogspot.com/2011/07/selinho-05.html

Anônimo disse...

bom dia pessoa muito querida...

ri de mim aqui, sou a Dona expectativa, rs...

às vezes me dou umas broncas pra segurar a "onda", mas como uma boa geminiana sonhadora e voadora!!! Minhas expectativas estão sempre em alta para algo melhor, mais bonito, mais feliz...

Lindo dia pra ti!

p.s.: adorei a imagem e lembrei que estou louca por um allstar...rs

Linda você!!!!

Su.

Tânia Camargo disse...

Lena...
Não sei viver sem expectativas!
Eu crio muitasss mesmo... E vivo ouvindo que devo esperar menos.
Mas quando ouço isso, é como se estivessem pedindo p/ mim sentir menos, amar menos... Viver menos!
Não consigo!
Minha natureza é assim... E sou feliz assim!Rsrsr...

Adorei sua postagem... Como todas as que já li aqui!
Bjs e uma excelente semana,

Tânia

* Dé * disse...

Leeeena, tu tá inspiradérrima hj heim! Que texto é esse? Muito bom! As tuas nuvens tb estão lindas por lá hj!

A gente cria muitas expectativas mesmo. Uma vez eu li - e NUNCA mais esqueci: "Sofremos mais a caminho do dentista do que em sua cadeira". Muito verdade isso. A gente espera demais das coisas, das pessoas, e quando não vem nos frustramos. É humano. Mas as vezes erramos a dose e acabamos nos desiludindo feio. Mas nunca reclamo quando caio do cavalo. A vida sempre se encarrega de me colocar nele de novo.

Beijo grande amadinha!!

ValériaC disse...

É verdade minha querida.

A grande maioria das pessoas sofrem alem da conta, justamente por criarem expectativas.

Conscientemente sabemos que quanto mais expectativas criamos, maiores as ilusões seja no setor ou situação que for na vida e consequentemente, maior poderá ser a desilusão. Mas tudo é caminho, inclusive este.

Longo é nosso aprendizado até aprendermos a equilibrar nossas metas com a realidade dos fatos que a vida nos apresenta, mas é um caminho importante a ser percorrido, para nosso próprio bem.

Pois com certeza, por mais que pareça irritante ouvir isso de alguém, criar expectativa realmente requer muita cautela, pois nem tudo na vida nos será possível, por mais que a gente goste ou sonhe.

E que nos venha a maturidade em aceitar os "nãos" da vida. E vamos vivendo e aprendendo,não é mesmo querida?

Beijinhos...
Valéria

MARILENE disse...

Tivemos o mesmo chamado(rss). Falei sobre expectativas no diário-feminino, com uma abordagem diferente da que postou. Fiz uma espécie de "mea culpa", pois já elevei por demais as minhas e isso não traz bem estar. Quando elevamos muito o grau de exigência, perdemos grandes e belas oportunidades.

Bjs e obrigada pelas carinhosas palavras.

Ale disse...

Lena,

Sempre lindo que posta,

Faz pensar pra dentro


bjkas

SOL da Esteva disse...

Lena

As expectativas são as esperanças que colocamos nas coisas ou pessoas. É como ter Fé e Acreditar, mas com sentido mais terrestre.
Se altas demais, a vida encarrega-se de as dosear.

Beijo

SOL da Esteva
http://acordarsonhando.blogspot.com/

Sheila do Blog Passarinhos no Telhado disse...

Oi Lena!
Esse tema me caiu como uma luva! É exatamente o meu momento...rss
Adorei o seu blog Lena! E gostaria de te convidar para conhecer o meu:
http://passarinhosnotelhado.blogspot.com
Grande beijo!
Sheila

Meire Oliveira disse...

Estrelinha recheada de diamantes, criar expectativas em cima das pessoas e situações é normal, só temos que lembrar de manter um pouco os pés no chão. Quando não ficamos criando expectativas exageradas podemos nos surpreender de um jeito bom e supimpa. Saber manter equilíbrio nelas talvez seja o segredo da felicidade, ter em mente sempre que: ninguém é perfeito, todos temos defeitos já é um começo para num cairmos de muito alto, saber dosar como o texto diz é o que vamos aprendendo na vida. Mas acho que deixar de cair é impossível, o importante é bater as asinhas quando estivermos no chão para levantar outra vez :)

Minha linda, tenha a mais atrisoluta certeza de que vc é uma das pessoas que faz meu coração se sentir seguramente amado, em ti sempre encontro um colo cheinho de compreensão, não tenho mais nem meios de agradecer a Deus por ter te colocado em minha vida, mas acho que vou fazer um balão e escrever um THANK YOU bem gigante :)
Te amo muiiiito e sempre!!!!!!

Vou adotar essa pq eu amei: bjokitas cintilantes, cristalizadas e além das nuvens, com toques amadeirados.

Claudia Caprecci disse...

Lena minha querida,passei agora só para agradecer meu selinho!
Muito obrigada minha amiga!
Mais tarde volto para ler mais um de seus lindos textos.Não gosto de lê-los com pressa.
Beijos e linda tarde!

Sheila do Blog Passarinhos no Telhado disse...

Vim agradecer a visita e o gentil comentário! Seja sempre bem vinda no "Passarinhos no Telhado"!
Apareça sempre!
Pois eu sempre estarei por aqui!
Grande beijo!

josenaide coelho disse...

Eu já fui de criar muitas expectativas,essas porém em quem depositei ,naõ foram válidas de nada,do que adianta por em prática se nunca tem êxito,quer dizer não tive êxito por parte.

Calu Barros disse...

Abuso da permissão gramatical e associo expectativas à esperança.A palavra mais atual não desatualiza o sentimento que permeia o ser humano;ter esperança, almejar, planejar, aspirar e, todos os demais sinônimos que daí advém e que exprimem esse caminhar sobre o mundo do qual todos somos viventes e esperançosos.
salve a infinita capacidade da fé humana que crê no impossível e ousa!
Adorei nossa conversa, linda Lena.
Bjinhos,
Calu

Graça Pereira disse...

Não se avança sem expectativas...seja em que campo fôr!
São uma espécie de vitaminas que todos precisamos para caminhar para uma meta desejada e com um objectivo há muito sonhado! Devem ser trabalhadas com o devido doseamento para que, as decepções não surjam e as desilusões não nos possam tornar incapazes de retomar o caminho.
Gostei do teu texto...como sempre!!
Beijos
Graça

Van disse...

Lena esse seu post foi um chuáááá na minha ideia inteira e era exatamente o que eu precisava nesse momento. Expectativa e frustração é o que vive , é onde mergulhei nas últimas semanas e de onde não estou encontrando saída. Como isso ser tão intenso e nos derrubar ? Não sei , só sei de tudo o que cabe entre esse espaço e os próximos e como você disse ainda teremos muito do que expectar e frustrar nessa vida , pelo simples fato de sermos HUMANOS. Lindo demais , como o Blog todo ! Grande Beijo !

www.meusescritoseoutraspalavras.blogspot.com

MA FERREIRA disse...

Lena.. vc é todo carinho né?
Conquista a todos com seu charme.,.com sua elegancia no tratar.

Claro que criamos expectativas.

Acho isso muito bom.

Se envolver, ir atraz, ter objetivos e esperar que eles se realizaem.

Mas temos tb que ter equilibrio e não se deixar derrotar quando nossas expectativas não são atingidas.

Não deixar que elas quando não atendidas, não nos impeça de ter novos sonhos.

Hj to feliz.
Voltei as minhas aulas de torno. Fui toda bonitinha..tirei fotos trabalhando..vou baixar tomara que
tenham ficado boa.

Se eu fiquei feia na foto..não posto..rsrs

Um beijinho..

MA

Simone Audrei disse...

Ai! Que bom! Gostei ... até que enfim alguém dizendo pra uma mulher criadora de expectativas compulsiva, que ela pode e deve ser assim sem culpas.
Ansiedade, expectativa, esperança, crer, acreditar são sentimentos que mais tenho, sonho, imagino, planejo, voo, crio probabilidades, vejo um mundo de possibilidades em tudo, espero muito de tudo, de todos e da vida.
Bjs.

Hellen Caroline disse...

Lena,Minha Flor
Às vezes é tão ruim ter expectativas,porém são elas que nos movem ;)
Lindo texto!
Obrigada pelo selo amada,postarei assim que der!
Um beijo e uma ótima noite pra ti!

Toninho disse...

Texto sempre para fazer olhar para dentro,sacudir toda poeira e ver, que é possivel.Bom refletir neste querer que tudo pode.
Muito bom Lena.
Meu abraço.
Bju.

Anônimo disse...

"Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança,
do medo uma escada,do sonho uma ponte, da procura um encontro!"

(Fernando Sabino)

Sigo-te, teu blog é uma achado.

NEL SANTOS disse...

Oi, Lena!

Deveria haver uma vacina contra "criar expectativas demais", e com uma ressalva:ter direito a reforço anual!

A gente sempre acha que com as experiências ficamos imunes mas não é verdade... parece que a gente não aprende por completo essa lição...

Gostei muito do post, Lena!

Beijos!

Vera Lúcia disse...

Lena querida,
Expectativa é o caminho para as conquistas e realizações. Todos as
criamos, em maior ou menor escala. A intensidade delas realmente precisaria de uma dose de equilíbrio, para que as possíveis frustrações ou desilusões não venham muito fortes e nos peguem desprevenidos.
E se nos decepcionarmos, como diz o texto, a vida se encarregará de nos fazer sonhar na medida certa.
Um grande beijo.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Lena, minha querida. Não vivemos sem expectativas, mas devemos dosá-las. Na vida, tudo deve ter seu equilíbrio, para que a harmonia se faça presente. Obrigada pelo selinho. Estarei postando o seu carinho no Arca. Beijos.

Estrela disse...

Lena,querida! Quando apróxima possibilidade aparecer, eu criarei muitas expectativas e se eu tiver de chorar tudo de novo, ao menos serei intensa.
Bjoks!

Artes e escritas disse...

Não se cria expectativas além do possível, elas não ajudam. Um abraço, Yayá.

Mixha Zizek disse...

Temos de lutar todos os dias contra a nossa meta para alcançar nossos objetivos, beijos

Severa Cabral(escritora) disse...

Meu docinho de cõco !
já ia te buscar para conhecer meus netos,que são crianças ;encantadoras,super educadas,amáveis,cheias de idéias e carísmaticas...
bjs de boa noite!

AquilesMarchel disse...

sem expectativas
sem seguir

Tatiana Kielberman disse...

Um dia ainda aprenderei isso, prometo... Costumo esperar demais de tudo!

É só visitar mais o seu blog que certamente irei me curar!!

Beijos, amada!