1 de julho de 2011

Ser feliz ou ter razão, você escolhe!




No mundo de hoje, as pessoas acabam por deixar a felicidade de lado, para escolherem estarem certas. Isso é fato. Mas por que será que isso acontece?

Não é tão difícil entender a mente humana, é algo de senso comum.

Nossa personalidade tem algumas características em alta, vou citar duas: orgulho e egoísmo. Isso mesmo, dois componentes essenciais para a sua infelicidade. O mais interessante é que as pessoas ainda continuam perguntando:

- Por que não sou feliz?

E a resposta está tão perto, mas elas não enxergam, ou não querem enxergar. Nos relacionamentos afetivos não deve haver espaço para orgulho e egoísmo, pois se for assim, você estará num emaranhado de dor. Ser feliz significa que você deve seguir um caminho mais flexível, pensar a dois. Mas você pode ter razão, e seguir firme e dura em seu propósito com o coração amargurado é claro.

Agora pare tudo e veja.

Hoje você tem uma escolha maravilhosa a fazer: ser feliz ou continuar sendo cabeça dura e achar que a razão é que fala mais alto. Em geral, os homens são mais cabeça dura e mantém essa postura de estarem certos, de ter a razão até o fim, isso vão colocá-los em uma situação de puro sofrimento, pode ter certeza. Mas existem também muitas mulheres que preferem se abdicar da felicidade para terem razão.

Mas o que fazer então?

Às vezes é preciso realizar uma ou outra renúncia em nome do amor e da felicidade. O mais interessante é que você somente aprende isso depois de alguns tombos e atropelos, embora tenha gente que nem assim aprenda. O universo pode lhe dar essa lição de duas formas: pelo amor ou pela dor. Você é que fará a sua escolha.

Se for pelo amor, será bem simples, apenas abra seus olhos, respire fundo, renuncie algumas vezes em nome da harmonia, peça desculpas, e siga em frente, eu te digo: vale a pena.

Se for pela dor, parabéns, você estará imersa na mais profunda angustia, você só tem a perder, e o que perderá é justamente a felicidade, depois não reclame.

Por isso, eu lhe digo, hoje é seu dia, não deixe passar!

Se você brigou com alguém e ainda tem a teimosia dentro de você, criando círculos em sua mente e feridas em seu coração, abandone isso. Chegue mais perto, com aquele jeito especial, diga: me desculpe, ou, eu te amo. Eu tenho certeza, de uma coisa: ter razão é a última coisa que você precisa, quando a felicidade pode estar em suas mãos.


Paulo Valzacchi 
NEIL YOUNG - HARVEST MOON

37 comentários:

* Dé * disse...

Que delícia de texto. Muito verdadeiro, me fez pensar.
"ter razão é a última coisa que você precisa, quando a felicidade pode estar em suas mãos." Muito lindo..
Tem uma frase, acho que é da Tati Bernardi, que diz +/- assim "nada pior do que dormir de conchinha com o orgulho".
É o orgulho que nos paralisa, que nos faz querer ser certos o tempo todo. Temos dificuldade de abrir mão quando se trata do que julgamos verdadeiro, mesmo que as vezes não seja. E é bem verdade que isso só acarreta dor e sofrimento, na maioria das vezes desnecessário.
Citando Renato Russo então; "Quando se aprende a amar o mundo passa a ser seu."
Beijo Lena!

Julliany kotona disse...

Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um obstáculo imperdível,
ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário. Acredite sempre em você,pois todos nós somos capazes,temos uma força dentro de nós que as vezes nem sabemos é só procurarmos,nunca desista dos teus sonhos ei você tem um gigantesco potência acredite sempre em você, Deixo a ti esta mensagem de coração você é muito especial para mim e pro meu cantinho! bjos tenha uma linda sexta feira!
Lindo texto, amigaa se u cantinho ta cada dia mais lindo e aconchegante bjãoooooo da juju!

MA FERREIRA disse...

Oi Leninha querida.. Como sempre u, belo texto que vc tao bem escolhe para nossa reflexao.
Nosso ego tem mania de grandeza. Ele tem um grande aliado o ogulho.
Queremos s empre ser vencedores em uma discussao, dando a ultima palavra. Somos orgulhoso em pedir desculpas. Somos egoistas em nao nos colocarmos
no lugar de outro. Somos apressados em fazer pre julgamentos, nem sempre verdadeiros.
Depois de tudo, reclamamos a falta de ser feliz.

Aprendi que nem sempre vence quem da a ultima palavra. Aprendi que perder as vezes 'e ganhar.
Aprendi a me silenciar na hr de uma discussao, aprendi a nao entrar em embates de cabeca quente.
Aprendi procurar uma hora apropriada para dizer o que penso, racionalmente, sem culpar e julgar.
Estas coisas aprendemos depois de muito sofrer e
perceber o tanto de tempo que desperdicamos com atitudes inuteis.
Ser feliz nao 'e tao dificil assim. Mas nos exige uma postura mais humilde. Nao somos os donos da verdade.
Um beijinho docinho de coco..
Ma

Yasmine Lemos disse...

Eu sou toda coração rs não adianta
bom dia Lena um beijo !

Bloguinho da Zizi disse...

Opto pela felicidade.
Chega de orgulho! Chaga de razão.
Vou pelo Amor.

Célia Gil disse...

E muitas vezes a razão impede-nos de sentir plenamente a emoção! Bjs

AquilesMarchel disse...

delicia de texto

Anônimo disse...

esse texto acerta na mosca..hoje em dia as pessoas têm tanta facilidade em se acobardar!Troca-se tudo..a vida torna-se numa sequência de desistências...Me surpreende as pessoas deitarem fora grandes relacionamentos simplesmente por falta de coragem de enfrentar as dificuldades..a vida tem altos e baixos..nem sempre vamos ser felizes a toda a hora e é nos momentos de adversidade que realmente descobrimos quem rema essa barco com a gente...bjs querida amei..

Bloguinho da Zizi disse...

Lena
Acabo de postar o seu selinho.
Grata pelo carinho.
Beijinhos

Shirley Brunelli disse...

Se todos dessem mais ouvidos à intuição do que à razão, seriam mais felizes. Dão muito valor à opinião alheia e esquecem de seguir o próprio coração. Um beijo, querida Lena!

AC disse...

Lena,
Sempre pertinentes, as suas palavras, a pedirem um bate papo. Nunca se sabe se um dia isso será possível...!

Beijo :)

Anônimo disse...

Bom dia pessoa linda!!!

Sua imagem está linda demais hoje, amei essas flores, essas cores, que poesia por alí... O texto é perfeito, adorei...
Felicidade fica tão perto da gente todo dia, em gestos tão simples, corriqueiros até, mas nem todo mundo consegue se dar conta disso, o que é uma pena...
Ser feliz é acordar todos os dias e estar simplesmente VIVOS e com saúde... ter energia para trabalhar, viver, amar, sorrir... ver a beleza infinita no céu, no mar, na árvore da esquina, é saber dizer bom dia com ALEGRIA, e com verdade... e ver a magia nos sorrisos infantis, pra mim é assim, claro que as tristezas existem, mas elas passam se a gente souber olhar o que ficou de bom, o que foi aprendido com a dor e seguir em frente sempre, aprendendo sem medo... peito aberto... e que venha a vida!!!

Beijos linda e um mês de julho feliz feliz feliz pra ti.

Su.

Anônimo disse...

Orgulho e egoísmo são dois sentimentos que realmente paralisam a nossa vida.
Ter razão ou ser feliz?? Eu escolho sempre a felicidade, mas muitas pessoas não consegue vencer a barreira do orgulho e decidem serem infelizes por causa dele. E passam a avida toda com a alma envenenada e isso traz mais infelicidade ainda.
Lena, como sempre um maravilhoso texto pra gente refletir. Vou agora mesmo dizer "eu te amo" pra alguém...
Beijokas querida e tenhas um fim de semana maravilhoso. Que Deus te abençoe abundantemente e encha a tua vida de paz.

mfc disse...

Para mim a escolha é simples... a felicidade!
Sem a menor dúvida!

Vinicius.C disse...

Olá bom dia!

Nossa, lendo seu post- percebo como eu fui assim.

Mas, sou um bom aluno da vida, aprendo e modifico enganos. Acho que hoje- sou um ser humano muito melhor.

Que vc tenha um ótimo dia- saudades de estar aqui!

Beijo, nos encontramos no Alma!

JAN disse...

LENA, ESTE TEXTO ME FEZ PENSAR: O LIMITE ENTRE ORGULHO E AUTOESTIMA É FINO COMO UM ARAME... NUMA RELAÇÃO A DOIS DEVEMOS SER MEIO EQUILIBRISTAS.

BEIJÃO E TENHA UM BOM DIA!

JAN

Hellen Caroline disse...

Lena,
estou precisando mesmo optar pela felicidade,mas ela se desvia de mim sempre que eu chego perto,complica um cadinho!rs
Como sempre belos e delicados seus textos!
Beijos

Meire Oliveira disse...

Sweet friend of my heart, a maioria das brigas mais profundas acontecem por causa de orgulho de ambas as partes, ninguém cede, a picuinha continua forever and ever e lá na frente ninguém mais nem lembra o porquê tudo começou. Os dois lados geralmente têm culpa no cartório, mas ninguém quer admitir sua cota, só quer apontar a do outro, porque "o outro tem defeitos", "o outro pisou na bola", "o outro magoou". E falam como se JAMAIS tivessem cometido um erro!!!! Aí surgem aquelas pessoas "legais" que ficam tentando arrumar aliados, falando mal do outro, apontando o que ele fez de errado e levando para sí tbm as mágoas que outras pessoas tem de quem ele brigou e grudando nelas, a partir desse ponto começam a carregar a sua mágoa e a de terceiros e aí a coisa fica pesada. Tão mais simples optar pelo diálogo sincero, discutir o que houve, tentar colocar os pingos nos "is" e os acentos nos "ts". Tenho amigos que estão precisando ler esse texto viu doce Compotinha. Vou encaminhar com certeza!!! Vc é show!

*Adorei as mudanças do Amadeirado para o tema do inverno, essa flor congelada ficou um encanto e o texto ali em baixo falando do frio dá vontade de pegar uma canequinha com chocolate quente e tomar lendo rsrs

Ich liebe dich sehr sehr!!!!

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lena
A "razão" é uma das principais causas dos conflitos nos relacionamentos. Ninguém quer ceder, têm medo de parecem fracos, e preferem ficar teimando, que reconhecer que errou. O egoísmo é também uma causa grave desses conflitos. Alguém se sente dono da relação, oprimindo o(a) parceiro(a).
Bjux

Anônimo disse...

pareçe fácil,mais na prática tem muitas revira-voltas...

Penélope disse...

Quero ser FELIZ! Se tenho ou não razão... se estou certa ou não... pouco importa! Quero ser FELIZ como esta cor lilás desta imagem deslumbrante que acompanha tua postagem, mesmo que para isto deva estar constantemente errada!
Abraços

Anônimo disse...

Por mais que gostamos de ter sempre razão.. eu ainda fico com a opção de ser feliz!

Grande beijo em seu coração Lena!

Verinha

Calu Barros disse...

Embates frequentes, ranhuras doídas, e a indignação de braço dado com o orgulho toma assento para o desenlace.Creio que as estatísticas falam por si.Inúmeros desencontros, desenganos,desenlaces por motivos(alguns)fúteis, que poderiam se resolver se espantassem "aqueles dois" a vassouradas, limpando os espaços, buscando a compreensão amorosa.
Espero que esse texto corra mundo, Linda Lena, e toque as mentes e corações.
Adorei o clima invernal.O convite para o café colonial( já aceito) e a visita de Neruda_impecável!
Aqui é um passeio imperdível.
Bjos mil. Bom findi.
Calu

Milene R. F. S. disse...

Me dói muito ficar brigada com quem eu gosto... prefiro ir lá e pedir desculpas, mesmo quando não me considero errada do que carregar essa angústia no coração... e às vezes vc nem precisa pedir desculpas, basta abrir a guarda, basta passar por cima do acontecido, e não levar tudo tão a sério assim... eu escolho a felicidade, embora nem sempre seja fácil passar por cima de minhas razões... Beijão querida,até.

Ale disse...

Lena,

Não consigo ficar de mal, por teimosia (mesmo pela razão).

Preciso estar de bem, estar em paz...

Mas algumas situações nem sempre são fáceis, ou simples,

O melhor é avaliar com o coração,


Um final de semana de paz e de sol,


Bjos

Cris - CaFoFo online@ disse...

Mesmo com cara de bund@ eu prefiro me encolher, me fazer de retardada e pedir um "arrego". É mais gratificante. Já na vida real, depois de agigantar meu ego, aprendi que orgulho, pretensão, nao levam a nada. A gente leva só a roupa do corpo, mais nada.
Fantástico esse texto, compotinha, parece um dos 10 mandamentos, onde amar o próximo está acima de tudo.

Mesmo muitas pessoas terem humanizado Deus, ainda creio no que Ele disse "Perdoar 70x7".

O Amadeirado ficou ainda mais charmoso e requintado com as novas fotos ilustrando o inverno, a estacao de dar medo!!! Mas quando é aconchegada como você fez aqui, torna-se quente e cheia de vontade de sair e ver a paisagem que nao deixa de ser bonita.

Miga, na verdade, tudo que vem de você no Amadeirado, no Além das Nuvens, no CaFoFo, no Style, no My Crystal visions, é uma marca que você conseguiu imprimir com tua linda personalidade e jeito de ser. Isso é coisa de gente única e inconfundível. Obrigada por estar me ensinando a arte de ver as coisas de um modo melhor com seus belos coments.

Ti love além das nuvens! Ops, ti love nas inscricoes inapagáveis do Amadeirado!!!!

Toninho disse...

Se para ser feliz é preciso for preciso nao ter razão,que venha a perda leve,mas que me permita ser feliz.
Bela reflexão Lena.
Bju.

Claudia Caprecci disse...

Perfeito e verdadeiro esse texto minha amiga!
Acho que a maioria de nós,senão a totalidade aprende isso pela dor.
Graças ao tempo e à dor acho que consegui aprender essa lição.
As vezes tenho recaídas,sou humana,mas,até pelas perdas que já tive,aprendi que essa vida é muito pequena para querermos perder tempo com coisas pequenas.
Por aqui sempre tudo muito lindo,adoro esse cantinho!
Tenha um final de semana abençoado minha querida,repleto de coisas boas!
Beijos.
Claudia.

Sobre o Tempo disse...

Belo texto Lena. Realmente o orgulho jamais andará de mãos dadas com a felicidade.
Lena, tem um selo pra vc no meu blog. Bjs

Cidinha disse...

Oi, Lena! Que belo texto. Vc diz tudo aqui amiga. È preciso ter coragem, deixar o orgulho a teimosia, chegar mais perto ser feliz.Tenha um lindo fim de semana! bjs....

Meire Oliveira disse...

Amore, tá tudo bem? Sumiste. Espero que tenha ído só num desfile básico rsrs
Me dê um retorno, please!
bjos doces pra ti.

MA FERREIRA disse...

Leninha..

Passei pra te dar uma boa noite. Que vc sonhe com os anjos.. e tenha uma noite tranquila.
Bj

Ma

Ingrid disse...

sempre nos fazendo pensar, mas no amor sempre deve primar o bom senso e tolerância..
beijos perfumados..

Gabii Braz disse...

muito lindo texto, bom para refletir.Me encantei com o blog e ja passei para amigos,parabéns!Estou seguindo.beijo

Sandra Portugal disse...

Ha algum tempo atras postei sobre a executiva Luiza Helena do Magazine Luiza e ela sempre cita em suas palestras a maxima de ter razao ou ser feliz tb com conotacao profissional.Vale conferir!
bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Joana disse...

Tempos atrás eu era a típica dona da verdade, queria porque queria ter razão em tudo. Hoje cansei, estou de ""altas", melhor é ser feliz, aceitar os outros, a opinião, o jeito, os fatos, melhor assim, mais tranquilo, mais equilibrado, menos tenso.
Amei seu texto e estou amando ler seu blog.
Parabéns!
Ah: linda homenagem ao seu pai na lateral do blog.
Beijinhos

Gilvandro disse...

Excelente o texto, parabéns...Mas não acredito que as pessoas tenham que por repetidas vezes ter que escolher ser FELIZ...E preciso mostrar, fazer entender, educar e algumas vezes ate processar as pessoas que passam dos limites tolerados pelo próximo...O respeito a troca de carinho e entendimento faz bem também.
Abraços Gilvandro.