17 de julho de 2011

Viver o momento presente




A vida é feita de momentos. Não existe uma vida feliz e sim, momentos felizes. Muitas pessoas vivem no passado, de recordações. Recorrem às lembranças, emoções que já se foram, momentos que não voltam mais. Agarram-se às fotos antigas, cartas, objetos. Tradições, costumes ultrapassados, outros valores. Pensar naquele amor que se foi, outro que não aconteceu, na promoção que não veio, nas glórias do passado. Não modificam a nossa existência atual. Não fazem a menor diferença. É passado.

Ensinar alguém a pescar e não dar o peixe já pronto. Existe a tendência para um fato ou situação acontecer, mas o livre arbítrio (decisão) é sempre nosso. Somos cem por cento responsáveis pelas nossas atitudes e pensamentos! Culpar os outros pelos nossos fracassos é tapar o sol com a peneira. O futuro é construído pelas ações do presente: é consequência. O futuro é imprevisível.

Existe um ditado chinês que diz que A oportunidade é uma moça com o cabelo comprido na frente e totalmente careca atrás. Temos que ficar atentos para aproveitar a chance quando ela está chegando, porque depois que ela passa.

Viver no presente implica em ser responsável, sentir e vivenciar os momentos ao máximo. Captar a verdadeira essência da vida. Ver o arco-íris após a chuva, sentir o perfume da natureza, escutar a sinfonia dos pássaros, acompanhar o botão se transformar numa flor linda. Não deixar mágoas virarem uma bola de neve. Praticar o perdão. Falar eu te amo todos os dias.

Às vezes, deixamos de curtir a pessoa linda que está ao nosso lado pensando no amor antigo. Esquecemos que a memória só registra os momentos bons, os defeitos são apagados e aí endeusamos a 'ex-paixão'. Gratidão é uma virtude que deveria ser praticada todos os dias. Só nos fixamos no negativo, no copo de água que achamos que está meio vazio e não quase cheio. Na falta de vontade de sair porque está chovendo, porque está frio, porque não tem aquela blusa. A verdadeira necessidade mostra que precisamos de muito pouco para ser feliz. Pequenos toques, um gesto de carinho. Agradecer pelo que nós temos e somos. O essencial é básico. Fala direto com a alma. Entra direto no coração.

O que mais se escuta é: Eu não tenho tempo... Quando vamos encontrar tempo para viver? Pare de se castigar! Consagre 30 minutos por dia à você. Dedicados totalmente à sua pessoa. Leia aquele livro fantástico, ouça a sua música predileta, escreva os seus desejos. Tenha a liberdade de escolher, vá atrás dos seus sonhos!

Somos do tamanho de nossos sonhos. Viva intensamente o momento presente. A vida é bela... Ame-se!



Mon Liu 

Coldplay - The Hardest Part


 

35 comentários:

Mixha Zizek disse...

Lena
Eu amo este post porque me faz lembrar de coisas passadas que eu estranhamente fora de minha cabeça, para renovar e olhar para frente. Para mim, foi um reflexo excelente, beijos

Cidinha disse...

Lena, Amiga! isso sim é uma lição de vida. Precisamos ter mais coragem e determinação. Correr atrás dos nossos sonhos e viver cada momento. Obrigada pelo carinho da visita! Tenha um lindo domingo! Bjs no seu coração..

LUCONI MARCIA MARIA disse...

OLÁ LENA, nesta madrugada vim ler-te um pouquinho, e olha que beleza que aqui encontro muita sapiência nesta tua postagem, realmente muita verdade em tudo, principalmente amei este ditado chinês de saber aproveitar a oportunidade na hora certa, saber o momento de seguir em frente, por falta de não reconhecer o momento, pro falta de confiança ou fé,deixamos passar e perdemos grandes oportunidades, perfeito, quero te falar que estou de casinha nova e vou levar o teu retratinho para lá para colocar junto dos outros blogs de luz beijos Luconi

Shirley Brunelli disse...

Querida Lena, do passado até podemos lembrar algumas coisas boas, mas, as ruins, nem pensar! Cheiram mofo . Um beijo!!!

Célia Gil disse...

Lena, um texto que nos abre mais uma vez os olhos para o tão necessário "carpe diem", de que às vezes nos esquecemos! Bjs

AquilesMarchel disse...

Lena lena

perfeito

eu ouço minhas musicas ao maximoo
rs bom demais como sempre
!!!!

Aninha Zocchio disse...

Lena, bom dia!!!!
Pois é, infelizmente muitas vezes nos acomodamos numa área de conforto, como se dar um passo para frente, enterrar o passado fosse arrancar um pedaço de nós!
Precisamos caminhar, renovar as nossas esperanças, viver com alegria, emoção e sermos gratos às novas oportunidades.
Se as novas oportunidades surgem com certeza é que a vida nos disse: É a sua vez de ser feliz, mas é preciso comprometimento.
Nos despirmos das velhas opiniões, antigos conceitos e renovar-se, é dizer sim ao "Eu Mereço" o que há de melhor, mas só depende de mim!!
Pois Deus, já se encarregou de modificar o roteiro....
Beijinhos!!!! boa semana para você!

AC disse...

"A vida é bela... Ame-se!"
Está tudo condensado aí, Lena, não há mais que dizer.

Beijo :)

Anônimo disse...

Belo texto esse Lena!.. Com certeza desperdiçar nosso tempo com coisas que não voltam mais e ficar imaginando como poderia ter sido.. nos deixará em falta com a vida... até recordar momentos marcantes e que nos fizeram felizes, é uma coisa, mas viver apenas deles é um desperdício. A vida é uma dádiva e está aí para ser vivida e desfrutada da melhor maneira possível.. ela é composta por fases que devem seguir o seu curso natural e cabe a nós desfrutar de cada uma delas intensamente para que lá na frente possamos olhar para trás com orgulho de não ter passado pela vida em vão.

Beijo grande em seu coração..
Verinha

Imaculada disse...

Lena querida!
Suas postagens sempre tem uma poçãozinha mágica e mexe com gente de uma forma motivadora.
Abraços e um lindo domingo pra ti!

Mona Gouvea disse...

Sempre falo...devemos viver o dia de hoje,mas com sabedoria,ótimo domingo.abraço.

bixudipé disse...

Belo!
Um texto muito maduro, coerente e "sugestivo".

Adorei; abração.

Ale disse...

Não lembro quem escreveu 'tempo que temos, se estivermos atentos, será exato'

Acho que é só a gente se organizar e vez em quando, se permitir uma certa desorganização também,

Pra deixar a vida mais leve,



Um beijo Lena!

Sandra Portugal disse...

Amiga...você captou o meu "sentimento" da semana...Viver o momento presente! Não ficar preocupada com o futuro e nem ficar remoendo as teias de aranha do passado!!!
Mas juro, como é difícil!!!!!
Um excelente domingo para você e quando puder passe lá no blog que tem selinhoS prá você !!!! bjks mil!
te adoro e adoro oS seuS blogS!!
Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Rô... disse...

oi Lena,


que linda lição de vida,
é mesmo,
muitas vezes deixamos de viver o presente,
para vivermos do que já foi,
ou imaginando o que virá,
e nos esquecemos que o maior presente,
é o presente...

beijinhos
tem bolinho pra você

Anônimo disse...

Concordo que muitas vezes falta tão pouco para fazer algo que quero e não faço porque justamente está faltando...
E é tão simples...
Porque será que somos assim tão apegados no pouco? Até parece que usamos isso como desculpa.
Quantas vezes deixei de sair porque estava chovendo, deixei de comer um chocolate, porque tinha que ir ao mercado...e assim tantos poucos se repetem.
A moça passa e eu fico com a visão da careca.
Perdi uma oportunidade...
bjos Leninha um bom domingo

Anônimo disse...

Saber a dose certa de influencia que o passado pode ter, e de ansiedade que o futuro pode nos trazer é que são elas, já que eliminá-los de nossa vida é impossível, não permitir que sejam mais intensos que o presente é a meta.

Beijos, Lena!

Anônimo disse...

bom dia pessoa querida...

que belo texto e super oportuno, a vida é feita de momentos... e é incrível como algumas vezes esses preciosos momentos nos escapam, agora, na fase mais madura da minha vida estou mais atenta os percebo o tempo todo e cuido para que eu possa vivê-los e senti-los em sua intensidade, prazer, alegria e amor... não perco mais o tempo minha amiga, graças a Deus...

moça querida, obrigada pelo comentário do meu filhote, rimos aqui, porque ele é exatamente o que você escreveu, tímido mesmo...rs e sabe que ele está maior que eu só com esses 14 aninhos...

um beijo no seu coração, um lindo domingo e quando der um tempinho vem ver meu primeiro acróstico, hehehe...

Su.

Ingrid disse...

e o tempo passa tão rápido Lena..
devemos sempre viver de forma plena e buscar a felicidade..
o amor realiza milagres!
beijos querida e um lindo domingo..

AquilesMarchel disse...

voce sempre diz algo inteligente

eu gosto dos seus comentarios
mas então aquele texto era um poema mmeu mesmo

só a a frase era
mas que bom que soou musical

bjos

Anônimo disse...

Lena, eu acredito que a vida é feita de momentos. Sejam momentos felizes ou tristes, mas nada é contínuo e pra sempre. Aliás, pense bem, como saber-se feliz, se não conhecer a parte triste?
Conquistar a felicidade exige determinação e força, como diz o texto, agarrar a oportunidade de frente, pois é onde tem cabelos, se passar não vai mais conseguir agarrá-la, pois é careca.
Conclusão que o texto nos dá e que a felicidade é conquista e não cai do céu ( e mesmo se caísse tínhamos que estar no lugar certinho pra agarrar...)
Esse post me faz refletir um bocado querida. Obrigada pela partilha.
Beijokas doces, linda flor perfumada desse imenso jardim blogosferial.

Unknown disse...

"São poucos os que vivem o presente; a maioria aguarda para viver mais tarde."

Beijo meu.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Lena. É a partir da nossa autoestima, da valorização que damos a nós mesmos, que podemos enxergar a vida em seu tempo presente e nas cores do arco-íris. Beijos, amiga e tenha uma ótima semana.

MA FERREIRA disse...

Oi Lena..tudo bem? saudades...

Como sempre você escolhe lindamente as suas postagens. Sempre com um bom conteúdo para nossa reflexão e aprendizado.

A ultima frase: Somos do tamanho de nossos sonhos...perfeita.

Eu penso que muitas vezes não confiamos em nosso "taco." A ponto de não ousarmos sonhar.

O primeiro passo ( penso eu ), para que um sonho se concretize, é vc pensar nele.

Formar na sua mente o que vc quer.

Depois não é cruzar os braços. É acreditar e ir atrás de pequenas coisas, que somadas tornam-se grandes.

A diferença entre uma pessoa de sucesso, realizada e de outra que não atinge seus objetivos, é que a primeira vai em frente. Acredita.

Nem sempre vence o mais talentoso. Vence o mais perspicaz... aquele que não teve medo em se mostrar, aquele que não desanimou com a primeira queda.

Cicatrizes fazem parte do aprendizado. Mas se prender a elas, ficar muito apegado ao que passou, quer seja coisa boa, quer seja coisa ruim, nos faz estagnados.

Passou..otimo..vamos adiante.. que atráz sempre vem gente...

Um grande beijo minha querida e especial amiga..

Ma

JAN disse...

Tempo bom é quando eu ESTOU e SOU.

Lena, beijão

JAN

Val Cruz disse...

Oi Lena! Gostei muito da postagem, em especial do ditado chinês... "E ela ainda não usa saia, não é mesmo?! risos.

Grande beijo e uma semana florida!

Maria Célia disse...

Oi Lena
Muito lindo este texto, também acredito nisto, nossa vida é pautada por momentos bons, ruins, mais ou menos e assim caminha.
Bjos

Anônimo disse...

Querida amiga
Obrigada pelo seu apoio. Pois como eu sempre digo.
Com a sua presença,
Eu posso ir sempre mais além,
mas com sua ausência,
eu não serei ninguém.
Tem um selinho para você no meu cantinho
Que eu fiz com muito carinho.
Pode ir lá pegar se desejar.
Abraço muito Amigo
Maria Alice

Artes e escritas disse...

Amor é o ritmo: ênclises, mesóclises e próclises. Quem ama decide qual é o melhor para a situação em que se encontra. Um abraço, Yayá.

Valéria disse...

Oi Lindaaaa,que texto lindo,devemos sempre buscar viver o presente,mecher no passado as vezes só machuca.

MARILENE disse...

O "eu não tenho tempo" é uma colocação que muito ouvimos e também dizemos. Sabemos que não é totalmente verdade. Talvez o façamos para fugir de condutas que esperam de nós ou que não estamos preparados para adotar. E não deixa de ser um fugir da vida. Há sempre tempo para fazermos pequens coisas prazerosas. Bata disposição.

Bjs.

Vilmar Barros de Oliveira disse...

Oi Lena,
Temos sempre uma grande inclinação em engrandecer momentos passados, ou futuros, deixando com isso de viver na plenitude o que o presente nos oferece. Cuidar com maior atenção das pessoas que estão do nosso lado hoje, talvez seja o inicio de uma felicidade mais duradoura.
Beijo grande e boa semana!

Meire Oliveira disse...

Minha anjinha de diamante linda, tem gente que simplesmente vive preso a um passado que não deu certo e empaca sua própria vida por causa disso.
O tempo presente tem que ser para nós o mais importante, viver o agora, claro sem deixar de dar a devida e importância ao que passou.(mas sem se prender por muito tempo) Os dias passam tão rápido que quando piscamos já estamos num outro ano! Por isso é tão importante que digamos as pessoas que temos afeto o tamanho do nosso amor por elas, pois o amanhã a Deus pertence.

Sempre que queremos algo, damos um jeitinho de conseguir tempo para tal, então há tempo para tudo né amore?!!!

Adorei a trilha, aliás tenho adorado suas escolhas musicais, vc é fera, uma melhor que a outra. Vou te falar uma coisa, toda vez que ouço Coldplay me lembro de vc, ficou uma marquinha de Lena neles agora pra mim!! rsrs

Nunca se esqueça "como é grande o meu amor por vc" obrigada pela sua amizade que me faz tão bem!!!!

bjokitas achocolatadas light! (bem leve ó)

Syspil disse...

Uma delícia de ler e refletir. Adorei.Bjs
sissy-atelier.blogspot.com

Valéria disse...

oiee....Tem selinho pra vc no meu blog
bjus Doce Menina S2