25 de agosto de 2011

Todo amor que não nos demos




Apesar de este ser um espaço que fala sobre relacionamentos, o post de hoje não faz referência ao amor romântico, nem ao sexo, nem aos homens e mulheres esquisitos.Trata-se de um convite ao amor por si mesmo – lugar comum, mas é sempre bom relembrar que temos uma essência contra a qual não podemos lutar.

Fim de ano é sempre propício para reflexões profundas e promessas futuras. Mais da metade das promessas não se realiza no ano seguinte e poucos têm coragem de olhar para trás e depois para dentro na hora do balanço geral. Muitos de nós preferimos computar vitórias alheias e dar aos outros os créditos de nossas derrotas.

E o que é derrota? É sempre a fase anterior à da vitória, a menos que você tenha desistido de vez. Embora eu ache que nunca desistimos do que queremos. Fingimos, talvez para evitar frustrações e decepções, talvez por falta de coragem de lutar ou por não sabermos direito como fazer. Damos um sonoro não ao coração e ele não está nem aí. Não adianta. Desejos genuínos estão guardados em algum lugar e vale recuperar os seus para ter um pouco paz e não entrar no rol dos que tomam antidepressivos na tentativa vã de abafar o clamor interior.

Muitas e muitas vezes, precisamos refazer o caminho obstruído no momento da bordoada ou do tombo. Refazê-lo com a humildade de quem não se acha o centro do mundo e com a dignidade de quem acredita ser capaz. Ninguém disse que será fácil, mas essa é nossa chance de não nos abandonarmos no caldeirão de mentiras e auto-sabotagens que esculpimos quais bruxas desiludidas.

As decisões futuras continuarão não se realizando enquanto não houver reflexão sincera de todo amor que não nos demos. Se tudo for energia como dizem, cada sonho jogado no lixo mental gera um débito com o universo, sem falar no mal que fazemos às pessoas próximas que absorvem sem querer nossas vibrações arrevesadas.

Agora a pergunta que não quer calar: o que você está fazendo para realizar seus sonhos mais caros? Admiti-los já é alguma coisa. Sintonizá-los é um bom progresso. Realizá-los é a salvação.


Fernanda Santos





Eric Clapton - Knockin' On Heaven's Door




 

24 comentários:

Leninha Brandão disse...

Lena querida,não vamos jogar nossos sonhos no lixo,não é mesmo?Vamos lutar e realizá-los.
Perdi o sono e estou aqui,ouvindo a deliciosa melodia do Eric Clapton e lendo sua postagem,como sempre muito bem escolhida e nos levando a refletir sobre nossas escolhas.
Também estou louca para o filme estrear,amo cinema e este é o tipo de filme que me atrai.
Amiga,seus comentários me fazem muito feliz,apareça sempre,tá?
Bjssssss e muito carinho,
Leninha

Cissa Romeu disse...

Oi Lena!
Adorei esta frase:
"Se tudo for energia como dizem, cada sonho jogado no lixo mental gera um débito com o universo".
Concordo que tudo é energia, e até a energia que dispendemos ao pensar sobre isso, gera uma nova energia, que se não for captada ou canalizada corretamente, será como que jogada no lixo, criando um débito ou força negativa. Momentos de reflexão nossas, necessárias para gerarmos energias positivas!

Lena, muitíssimo obrigada pelo comentário lá no site do Paulo. Emocionei-me! Verdade! Chorei, garota! Senti muita sinceridade nas tuas palavras. Muito obrigada, de coração!!!
Tenha uma magnífica quinta feira!

A.S. disse...

Para realizar um sonho é preciso amá-lo profundamente! Quem mão ama o sonho jamais conseguirá que ele se torne realidade.
Afinal... tudo se consegue com amor!!!

Beijos meus Lena!
AL

Célia Gil disse...

É importante essa consciencialização da derrota para a enfrentar e construir um novo sonho que dá sentido à vida. Mas é igualmente importante tentar concretizar esse objetivo! Bjs

Anônimo disse...

Sabe eu levo muito a sério as minhas resoluções de fim de ano!!!tento cumprir todas não me tenho saído mal...rs..bj querida super dia.

mfc disse...

Tenho sonhado muito... e concretizado alguns!
Mas é sempre insuficiente!
Todos pensamos que temos direito a mais!
Será que teremos?!

Anônimo disse...

UN POST LLENO DE ILUSIONES Y MUCHAS ESPERANZAS.
BESOS

Unknown disse...

Lena amo vir aqui ficar lendo e refletindo sobre cada texto...

Esse cheiro amadeirado me faz sentir bem.

Desejo-lhe melhoras!

Obrigada por seu carinho... Regilene

Calu Barros disse...

Ter em mente as três metas já é um grande progresso, para nos darmos mais amor,mais confiabilidade e mais determinação.
O 1º passo é acreditar que a caminhada é possível.Então,vamos sonhar!!
Obs: espero que vc esteja totalmente bem, refeita, animada e sonhadora, linda Lena.
Que bom te encontrar de novo.
Bjos,
Calu

Imaculada disse...

Lena querida!
Preciso refletir sobre esse texto. E repensar sobre alguns sonhos...
Acredito que estou em débito com o universo.
Abraços! Uma tarde abençoada pra ti.

Van disse...

O que haverá de ser daquele homem que não sonha ? O que haverá de ser da vida daquele que não busca por alcançar (e consegue) alguns de seus desejos ? Nada , a morte , o fim de toda uma vida. Somos movidos por sonhos e nossa estrada é percorrida por esses desejos , todos os dias. Lindo texto, como sempre ! Grande beijo , Leninha , lindona !

www.meusescritoseoutraspalavras.blogspot.com

Shirley Brunelli disse...

Lena querida, infelizmente, nem sempre depende só de nós o realizar um sonho, não é? Mas, a crônica é linda e motivadora. beijos!

Anônimo disse...

Lena,
sempre bom vir aqui refletir nos posts que publica. Ando até desconfiado que você é milhonária, pois tem um baú de pérolas preciosíssimas, e cada vez que postas, compartilha uma delas conosco. Fabuloso.
Abraço!

Sandra Gonçalves disse...

Amiga, esse texto me coube tão bem.Sempre sufoquei meus sonhos em função dos sonhos de outros.
Hoje me sinto frustrada.
Bjos achocolatados

Literatura & Companhia Ilimitada. disse...

Oi Lena! Segundo Alberto Montalvão: "Querer é poder, tudo depende de uma pequena dose de sacrifício". Eu, particularmente, acho que aquilo que se consegue através do esforço físico e mental é mais valoroso e tem mais sabor.

Belo texto. Ótima escolha.

Beijos e muita paz pra ti e para os teus.

Rosemildo Furtado.

Anônimo disse...

boa noite minha bibliotecária preferida!

esse texto é provocador... li devagar e me coloquei aqui a pensar... final de ano chegando, meu Deus, é verdade! Quantas coisas disse que faria no final do ano passado? Será que realizei todas? Certamente não, mas não carrego a culpa de olhar pra trás e ver o que não fiz... na verdade vou olhar para o que fiz, para as conquistas reais... Não vou deixar de sonhar jamais, mas percebo que meus sonhos de uns 3 anos para cá, são cada vez mais tangíveis, porque estão dentro de uma vida simples, uma vida simples e feliz, pode parecer bobagem o que vou escrever agora pra um monte de gente, mas juro, pra mim eu preciso ter só uma coisinha básica: saúde em dia, tendo isso, vou atrás do que for preciso... Amiga, sou bem simples mesmo, gosto do básico, da natureza, de andar descalça na terra, de ficar em casa comendo uma pipoca e vendo um filminho... Sei lá... sonho os meus sonhos, os sonhos do Rafa, os sonhos do Rê, os sonhos dos amigos, da família... aí nosso sonhos se misturam... se unem e assim vou vivendo... e cantando: "enquanto você se esforça pra ser um sujeito normal, e fazer tudo igual, eu do meu lado aprendendo a ser louco, maluco total... na loucura real..." rsrs...

Tô divagando já...rs

Beijos e se cuida moça que eu adoro!!!

Su.

ANA ROOS disse...

E como é sofrido desobstuir caminhos...

Mas a vida segue seu curso e depende de nós termos forças para seguí-lo!


beijos super carinhosos no seu coração

Rô... disse...

oi Lena querida,

os sonhos não devem nunca
perder seu brilho,
as ondas vem e vão,
mas devemos saber preservar
nossos castelos de areia,
e se por acaso ele se for,
sacode a areia e começa de novo,
com o sonho tatuado no peito...

beijinhos
minha amiga

Vera Lúcia disse...

Olá Lena,
Este texto é muito oportuno e excelente. Vai me fazer pensar e repensar.
Acabo de chegar à conclusão que estou em débito para com o universo. Estou sufocando meus sonhos, embora tenha condições de realizá-los, tudo em prol da família. Já estou me sentindo sufocada e até deprimida. Preciso urgente tomar uma atitude. A cada virada de ano digo que dali para frente será diferente e acabo voltando à estaca zero.
Valeu!
Beijos.

MARILENE disse...

Um excelente questionamento. Jogamos sonhos fora, não nos damos o amor que merecemos e que só de nós depende. É preciso severa reflexão para admitir que podemos não estar fazendo o necessário para realizar nossos projetos, e talvez, nem estejamos elaborando esses projetos.

Bjs.

Toninho disse...

Que belo empurrão Lena este texto nos tras.As reflexões caem como linguas de fogo,para acordar de um longo sono,que muitas vezes somos submetidos,ou melhor nos subtemos.
Bom que vim ver o passado aqui e nao perdi este lindo texto.Que saibamos sempre nos dar este amor.
Um abração de minha admiração terna.
Vejo que o conterraneo esta no convidade de Agosto, mas ainda chamam minha Itabira de Mato Dentro,rsrs.
Bju.

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom dia meu docinho de côco!
Melhoras para você...Te quero curada para te ver feliz sempre...por isso que estou aqui só para desejar saúde...
Vamos sempre alimentar nossos sonhos,primeiro não pagamos por ele,fica mais fácil alimentá-lo,kkkkkkkk,não é mesmo!E sonhando fica mais fácil de realizar-lo...
Bjs minha linda!

Meire Oliveira disse...

Doce Estrelinha amadeirada, acho que o mundo está muito doido, as pessoas estão muito extremistas: ou não têm um pingo de amor-próprio ou têm exageradamente.
Temos que correr atrás de nossos objetivos, mesmo que no ano anterior ele não tenha sido alcançado, temos que analisar o pq e pensar em outras maneiras de realizá-lo. Temos que encontrar dentro de nós, onde Deus colocou a força para seguir em frente e lutar por nossos sonhos.

Suas escolhas são incríveis, tbm com esse dedo de estrela que vc tem não poderia ser diferente!!! Vc nem imagina o orgulho que sinto em ser sua amiga! bjokitas com carinho gigante!

Ingrid disse...

na verdade meu sonhos são planos que faço para um futuro a curto prazo...
amo minha vida e dela retiro alegria e felicidade..
se Deus quiser meus planos se realizam..
beijos perfumados no teu coração sempre..