13 de outubro de 2011

Descomplique, simplifique e seja bem mais feliz!





Por que tantas pessoas têm a impressão de que serão consideradas mais responsáveis na mesma medida em que mais complicadas forem suas vidas? Parece que resolveram acreditar que simplicidade, neste mundo globalizado, é sinônima de descompromisso.

Por conta desta distorção e desta conclusão completamente equivocada, milhares de pessoas têm sofrido bem mais do que o necessário para atingir resultados que poderiam ser facilmente alcançados com uma boa dose de objetividade e transparência.

Casais que transformam motivos banais em decretos que sustentam guerras intermináveis. Pais que gritam e esbravejam com seus filhos quando bastaria uma conversa clara e direta. Amigos que insistem em apontar uma mancada do outro quando poderiam aceitar um pedido de desculpas e seguir adiante.

Enfim, contaminados pela ansiedade, envenenados pela dinâmica insana de uma rotina inconsciente, muitos têm perdido o melhor da vida por conta de picuinhas. Tanto alimentam os detalhes irrelevantes que nem se dão conta dos momentos especiais.




A boa notícia é que pequenas mudanças podem surtir importantes efeitos. Sugiro que você comece a validar o que há de bom, tanto em si mesmo, quanto nos que estão ao seu redor e na sua vida em geral. Pare de ignorar o esforço de cada um e comece a perceber que todos nós, indistintamente, tentamos fazer o nosso melhor com o intuito singular de sermos aceitos e amados.

A grande maioria dos nossos problemas não passa de pura invenção de nossa mente. Complicamos porque temos medo de não estarmos prontos para caso algo dê errado. No entanto, raramente dá errado. E para comprovar esse fato, apenas tente. A partir de hoje, simplifique! Esteja presente! Viva o que há para ser vivido, mantenha-se em sintonia com seus sentimentos e descubra que ser feliz é bem mais fácil do que você sempre imaginou.


Rosana Braga



20 comentários:

Célia disse...

Oi, Lena! Quanta verdade na simplicidade desse texto! Descomplicar é resultado da sabedoria que se adquire nas experiências da vida; isso para quem está aberto às mudanças e novas aceitações. Caso contrário, fica amontoando ervas daninhas cerebrais e esquece de viver simplesmente! Bela reflexão! Abraço, Célia.

Severa Cabral(escritora) disse...

Bom dia meu docinho de côco!
Dando uma fugidinha do trabalho<kkkkkkk,e já fui te achando pelos caminhos,estou com saudades de ti sim.Vc está bem?desejo que sim,estou lenta para chegar nos seguidores,aumentou muito e estou indo devagar até eles pq quando entro no blog das pessoas me aprofundo demais,fico querendo morar,kkkkkkk,gosto de todos ai fica dificil dar conta,mas devagarinho chego lá.Vc deve saber que sinto sua falta,pq vc é especial aqui no blooesfera e como amiga vc é 10.Seu blog é um dos que me alimento,apesar que vc deu umas férias,e eu ainda estou para botar em dia,kkkkkkkkk
Essa post de hj está fantástica ,não sei onde vc arranja tanta criatividade menina.Precisamos sim desobstruir para simplificar as coisas...Texto de uma reflexão impar...
Bjs meu docinho lindo!
Te amo viu,não esqueça...

AquilesMarchel disse...

ISSO NAO SERVE PARA DORES MASSACRANTES DE AMORES DOENTIOS NÉ

Anônimo disse...

kkk.Olha eu não sei não..Minha vida é tão lançada tenho tanta responsabilidade e tanta coia para oranizar e tanta gente que depende de mim..que para mim não ser abslutamente responsável...bj querida..

Unknown disse...

Uma vida simples e modesta só pode fazer bem, tanto ao corpo como ao espírito.

Beijo.

Imaculada disse...

Minha querida!
Bom texto e bem real.
Também creio que a maioria dos problemas é nossa invenção...
Precisamos sim, descomplicar nossa vida e vivermoos mais o presente.
Abraços e um lindo dia.

Ivana disse...

Muitas pessoas podem não gostar do que vou escrever, mas a verdade deve ser dita. Esse texto cabe mais as mulheres. Os homens são práticos, objetivos, não fazem picuinhas, não complicam, não tem chiliques, não tem TPM, não choram por qualquer coisa, não são invejosos, enfim esse texto é para todas as mulheres, me incluo nessa lista. Chega de complicar as coisas. Uma ótima quinta pra você, Lena, beijo grande.

ValeriaC disse...

Oi Lena querida...

Fantástico texto, adoro ler tudo o que a Rosana Braga escreve, bom, fica fácil gostar quando temos total sintonia com o que é dito.

Concordo totalmente com o que ela diz; simplificar não significa deixarmos de ser responsáveis, infelizmente nós temos o péssimo hábito de carregar as responsabilidades nas costas, como um peso e não como algo que faz parte da vida de todos e para piorar, complicamos e dramatizamos tudo, muito mais do que deveríamos.

Agigantamos as situações muito além do seu verdadeiro tamanho e importância, na maioria das vezes.

Mas, com nosso empenho e dedicação, tenho plena convicção que está em nossas mãos, simplificarmos a vida com pequenas mudanças que fazem uma significativa diferença em nossas vidas.

Doce dia amiga...beijos
Valéria

Me chamo Elizabete. Sou conhecida como Beth e decidi fazer este Blog para deixar arquivado aqui as pregações feitas na minha Igreja e editadas por mim. São meditações da Palavra do Senhor para a vida. disse...

Ótima dica Lena.
Faz tempos que venho buscando descomplicar ... nem sempre consigo, mas no geral, o resultado tem sido bom.
Fiquei feliz com sua visita.
Bjokas

mfc disse...

Tens toda a razão... complicamos tudo... e de que maneira!!

Mariazita disse...

Olá, Lena
Muito acertada essa reflexão de Rosana Braga.
Pessoas complicadas a mim complicam-me com os nervos:)))
É tão mais fácil viver com simplicidade, tentar entender o outro, passar um simples elogio na hora certa...
Temos que concordar que assim a vida tem outro sabor :)
Gostei muito desta postagem.

Continuação de boa semana. Beijinhos

Bento Sales disse...

Lena, que texto de grande sabedoria!
A vida poderá ser simples ou complicada, isso é uma decisão nossa.
Há mesmo pressas, incompreensão e intolerância desproporcionais no nosso cotidiano, em virtude de deixarmos nossas ações por conta do instinto e não da razão.

Parabéns pela escolha!

Abraços do amigo de sempre!

Leninha Brandão disse...

Lena querida,boa tarde!

A simplicidade faz todas as coisas fluirem melhor.Belo e acertado texto da Rosana Braga...linda escolha a tua.
Bjsssssssss,
Leninha

Meire Oliveira disse...

Linda Madeirinha, sábias palavras da Rosana Braga. Tudo nessa vida tem maneiras simples de encararmos, basta querer enxergar isso, pois há momentos em que colocamos vendas nos olhos para as simplicidades da vida. Na minha opinião o segredo está no coração, ele sempre sabe a maneira mais simples de encarar a vida.
Uma boa é escolhermos sempre situações que nos façam bem, que nos alegrem. Claro que temos que enfrentar no dia a dia de situações que não gostamos, mas temos que fazer o máximo pra deixar o que é ruim de lado, ficar remoendo coisas ruins parece que dificulta tudo, então vamos tirar as vendas do core e poder sorrir muiiito e sem medo de ser feliz ;)

bjokitas recheadas de alegria para chegar até vc dando mil piruetas!!!!

Cissa Romeu disse...

Lena, tudo bem?
Lindo texto!
Com certeza, complicar é que torna tudo mais difícil, muito mais do que já é normalmente.
Uma forma de descomplicar é procurar a solução para as coisas, ao invés de sempre só vermos o problema, o obstáculo.

Lena, estava com saudades também! Espero que esteja tudo bem contigo!
Beijinhos e ótimos dias pra ti e tua família! :)

Caca disse...

"Siga tranqüilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível sem humilhar-se, mantenha-se em harmonia com todos que o cercam.
Fale a sua verdade, clara e mansamente. Escute a verdade dos outros, pois eles também têm a sua própria história. Evite as pessoas agitadas e agressivas: elas afligem o nosso espírito. Não se compare aos demais, olhando as pessoas como superiores ou inferiores a você: isso o tornaria superficial e amargo. Viva intensamente os seus ideais e o que você já conseguiu realizar."

(Trecho da Desiderata que eu achei que combina demais com esse texto, Lena). Abração.

Rô... disse...

oi minha doce amiga,

somente pessoas com o coração aberto a mudanças,
tem coragem de descomplicar,
os outros sempre ficam arrumando desculpas para continuar do jeitinho que estão,
é muito mais fácil,
complicar,
pois assim,
vamos ter como justificar
as dores,
os dessabores,
as dificuldades,
o trabalho,
a exaustão,
a vida...
coisas do ser humano,
vai entender!!!

beijinhos

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Adorei o que a Ivana colocou (risos). Mas, sabia que os homens estão mudando e se tornando mais "mulherzinhas"?...(no sentido de atitudes). Fofocam, disputam e invejam coisas fúteis e bobas...(risos).

A vida é simples e bela. O que nos impede de enxergar isso é a arrogância e o orgulho. A arrogância de achar que voce é que está sempre certo e o orgulho de achar que voce não precisa pedir perdão. Se não fosse assim, tudo seria mais simples...e mais feliz..

Beijos e um dia repleto de energias e luz!!!
Liz

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Buscar a felicidade nos conhecendo os desejos internos é algo nobre...
Bjm de paz e ótimo fim de semana

Elisa T. Campos disse...

Lena
Deve ser mesmo pela ansiedade que esta vida de correria impõe de que é preciso vencer e vencer sempre esquecendo de si mesmo.

Boa escolha.

bjs