6 de novembro de 2011

Mulher de atitude assusta ou encanta?



Nos últimos 30 anos, mais ou menos, o universo feminino tem experimentado profundas e inimagináveis mudanças. Se isso é bom ou ruim? Depende! Depende de como cada mulher encara e lida com essas mudanças. Depende da flexibilidade, da capacidade de ponderação, da noção de si em relação ao que acontece no mundo.

Enfim, mudanças são inevitáveis desde que a humanidade existe. Isto é fato e, portanto, indiscutível. Agora, sabemos que quando se trata de coração, amor e relações afetivas, as mudanças são sempre polêmicas e pedem um tempo para serem compreendidas, assimiladas e transformadas em possibilidades positivas, altruístas e criativas. Cada um no seu ritmo, ao seu tempo...

E com as mulheres de atitude, o caso não é diferente! Hoje mesmo, pra começarmos a ter uma noção de que tipo de atitude podemos estar falando, recebi uma notícia por e-mail que dizia assim: Site de traição registra mais de 11 mil mulheres em apenas um dia. Brasil é o país com maior índice de traição e amantes nos locais onde o site já atua. Obviamente, o título me chamou a atenção e fui ler do que se trata. Resumindo: foi criado um site, já presente em vários países, e lançado no Brasil há 42 dias, para pessoas infelizes no atual relacionamento encontrarem amantes dispostos a ter apenas casos discretos.

A matéria aponta o número de registros de homens – que ainda é maior comparado com o das mulheres – e ainda arrisca estatísticas e razões para tudo isso. E fiquei me perguntando: o que é que está acontecendo conosco, meu Deus? O que significa essa busca? Medo? Conformismo? Desesperança? Excesso de atitude feminina? Falta de atitude masculina? Tudo isso junto e ao mesmo tempo?

Bem, penso que nenhuma dessas perguntas ou das respostas que poderíamos encontrar sejam um motivo por si só. Evidente que esse panorama é resultado dessas últimas décadas de mudança não só nas atitudes femininas como também nas masculinas. E muito mais vêm por aí, sem dúvida.

Somos um sistema. Não tem essa de encontrar os responsáveis. As mulheres não são o que são apenas por si mesmas e nem os homens. Afetamos e somos afetados pelo outro, sempre! Mas a impressão que me fica é a de que perguntas como essa que fiz no título deste artigo (Mulher de atitude assusta ou encanta?) jamais deveriam ser levadas em conta no momento de nortear o próximo passo feminino ou o próximo julgamento masculino e vice-versa.

Penso estar mais do que na hora de começarmos a formular perguntas e buscar respostas dentro da gente e não fora. Importa muito menos o fato de uma mulher estar encantando ou assustando os homens com suas atitudes do que o fato de ela se questionar se estas atitudes estão realmente coerentes com seu coração, seu desejo mais genuíno e as reais intenções para sua vida!

Ainda aposto que atitudes espontâneas, sintonizadas com sentimentos conscientes, sejam sempre encantadoras; enquanto que atitudes imbuídas de estratégias e joguinhos sejam sempre assustadoras, ainda que demorem a revelar estas facetas. O fato é que quanto mais as pessoas se tornam fakes, pouco importa qual imagem estão vendendo, o resultado nunca poderá ser bom!

De modo que a minha sugestão, às pessoas que se relacionam para fazer o amor valer a pena e não para pegar o primeiro atalho e amenizar os desafios da atual relação, é que procurem ter atitudes sempre. E que procurem o equilíbrio: nem se ausentar e nem se exceder. Mas como isso nem sempre é fácil, quando não souberem o que fazer, apenas esperem, em silêncio, ouvindo o próprio coração, até que a melhor resposta apareça.

Porque, no final das contas, é sempre melhor calar enquanto não houver nada de bom a dizer. Assim como é sempre melhor aquietar enquanto não houver nenhuma atitude em harmonia com seu coração a ser tomada!



Rosana Braga 



16 comentários:

Ale disse...

Lena,


Passando pra ler e refletir uma vez mais,


Um beijo!

AquilesMarchel disse...

ha falta de lealdade
e nao tem a ver com isso de a mulher ter atitude ou nao
ta uma bagunça so

Calu Barros disse...

Perfeito, Linda Lena,
o uso de band-aid, não cura feridas, apenas evita que se contaminem.Buscar paliativos ilusórios como fuga de realidades infelizes, não trará solução p/ nada, pelo contrário aumentará o nº de infelizes dos dois gêneros que acordarão na manhã seguinte vendo a mesma imagem da noite anterior no espelho e se perguntando: valeu á pena?
Bjkas,
Calu

mfc disse...

Mulher de atitude encanta sempre... desde que não perca aquele seu modo de ser feminino que é uma delícia de ver!

Ingrid disse...

isso sempre vai depender de cada homem ..
uns vão se assustar,acredito que a maioria.. outros se encantar..
a segurança deles é que vai determinar a reação.
beijos linda Lena..
sempre com ótimos posts..

Célia disse...

Encantamento... enquanto houver... associado ao respeito mútuo, nada assustará àqueles que investem no amor e na relação; agora para os "experimentadores" de sensações, nada mais interessa, apenas a busca do prazer pura e simplesmente. Prefiro a atitude, sem dúvida, sem deferência entre gêneros. Homens e mulheres, autênticos e transparentes fortalecem toda e qualquer relação. Não há medo algum! Há o amor! Abraço, Célia, de atitude!!

Gisa disse...

As experiências vazias são reflexos dos nossos tempos apressados e sem muito embasamento.
Um grande bj querida amiga

Imaculada disse...

Lena querida!
Gostei de ler esse texto, é ótimo!
Mulheres de atitude tanto encanta quanto assusta...Ainda existe muito preconceito.
Abraços! Uma semana linda e abençoada pra ti.

Cidinha disse...

Olá Amiga Lena. Linda reflexção! È preciso ter equilibrio sempre e aguardar o coração como diz o texto. Linda tarde pra vc! Bjos com carinho.

Maria Rodrigues disse...

Em tudo na vida devemos tentar encontrar o equilibrio certo.
Bom restinho de domingo e uma excelente semana.
Beijinhos
Maria

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá Lena querida. É preciso sempre ter atitude, independentemente de sermos homens ou mulheres. Beijos.

Rô... disse...

oi Lena querida,

adoro pessoas de atitude,
e mulheres ainda mais,
se assustam?
não sei depende do homem...
mas acredito que hoje eles já estejam mais acostumados com o novo jeito de ser das mulheres,
pelo menos é o que eu espero...
adorei o texto,amiga,
você é demais...

beijinhos

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Finalmente cheguei aqui, menina estou bem atrasada, me perdoa, mas tem sido difícil, adorei o texto, mulher de atitude é muito bom, aliás ter atitude é bom para qualquer ser humano, beijos Luconi

An@ disse...

Eu já me fiz essa pergunta várias vezes: Mas o que anda a acontecer connosco (homem / mulher)

O que se passa para procurar este tipo de refúgio??!!

Um belo post para reflectirmos todos!

Uma semana feliz
Beijos

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Lena, como sempre textos maravilhosos!! Eu também admiro e muito, a Rossana Braga.Ela e a Martha Medeiros "roubaram" todas as idéias que eu tinha para escrever kkkkkkkkkkkk ah, se eu tivesse esse talento...!!
Um bjãzão querida!!


Rejane

Penélope disse...

Lena, um excelente texto.
Tenho certeza que não só mulheres, mas homens de atitudes, pessoas de atitude, sempre encantam, nunca assustam...
Adorei, minha querida.
Beijinhos, sempre!!!