24 de novembro de 2011

Recomeçar




Como psicoterapeuta, eu atendo muitos casais que tentam resgatar seu casamento. Procuro fazer primeiro uma terapia individual e só depois em conjunto.

Pude perceber que ambos precisam desabafar e colocar tudo para fora, mas que nem sempre conseguem fazer-los na frente do outro. O mais curioso é que as queixas são sempre muito parecidas: falta de carinho, atenção, desgaste na relação...

Com isso, você descobre que, no fundo, eles só não se enxergam mais. Na correria do dia a dia às vezes não sobra tempo para nada. Assim, acabamos passando por cima das pequenas coisas que mantém um relacionamento feliz.

Quantas vezes, ao se emocionar assistindo a um filme romântico, você não pensou: "antes ele(a) me mandava flores" ou "antes ele(a) fazia isso e não faz mais"...?

Quantas vezes nós olhamos para o(a) nosso(a) companheiro(a) e não falamos nada, mesmo querendo falar muito? Vamos engolindo e deixando pra lá.

Quantas vezes nós queremos dar um abraço ou fazer qualquer outro carinho e ficamos com receio de parecer bobos ou com medo da reação do outro?

Quantas vezes ficamos com vergonha de nossos filhos, como se andar de mãos dadas ou dar um beijo no(a) nosso(a) companheiro(a) fosse algo vergonhoso?

Com todas essas reservas, vamos nos fechando e levando a vida. Nos ocupamos com a casa, o trabalho, os filhos e nos esquecemos de nós mesmos: dos nossos sonhos e desejos, achando que o nosso tempo já passou.

Nós estamos sempre esperando o momento certo para falar ou fazer algo e, muitas vezes, quando nos damos conta já se passaram muitos anos e ganhamos muitas mágoas e ressentimentos - na maioria dos casos - sem muita razão.

Encontre um tempo só para você, um lugar só seu. Relaxe, respire fundo e pense na sua vida.

Você já reparou que o tempo passa muito rápido? Nós vivemos num mundo muito corrido, então não espere mais, o momento certo está ai, só depende de você deixar que ele aconteça.

Muitas pessoas acham que podem deixar para serem felizes amanhã, que hoje é muito difícil e sempre inventam uma desculpa. Mas quando resolverem tentar, pode ser que seja tarde demais.

Existem momentos que simplesmente não voltam. As pessoas mudam, envelhecem e, às vezes, engordam, mas no fundo continuam sendo as mesmas por quem nos apaixonamos. O que falta é abrir nosso coração e deixar o medo e o orgulho de lado, e, então, recomeçar. 
 
 


Myriam Durante
 
 
 
 

19 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Lena
O que é interessante em tudo isso é que as pessoas que um dia diziam tantas palavras de amor e resolviam suas questões, depois de um tempo precisam de mediador.
A distância que se cria é tanta que se tornam estranhos.
E o pior, estranhos a si mesmos.
O tempo passa e é infalível. Quem viveu, viveu.
Beijinhos

Rô... disse...

oi Lena querida,

as vezes não percebemos o quão importante é o amadurecimento da relação,
temos que saber acompanhar esse amadurecimento e manter acesa a chama da paixão,
sabe hoje é meu aniversário,
e mesmo depois de anos,
meu marido me acordou com o café prontinho,
e muitos bilhetinhos de amor,
espalhados pela casa...
relação madura mais cheia de paixão...
e eu amo cada dia mais...

beijinhos

JAN disse...

OI LENA, BOM DIA!
É... DIFÍCIL MANTER UM RELACIONAMENTO CONJUGAL FELIZ.

SAUDADE DAS SUAS VISITAS E BATE-PAPOS.


JAN

Ricardo Miñana disse...

La felicidad es el día a día, sentirte bien contigo misma, hacer lo que te gusta...
y en el amor... es muy facil entrar y complicado salir.
feliz semana.

Unknown disse...

Temos que viver o presente...nunca deixei de dizer eu te amo, talvez porque tenha medo de não ter outra oportunidade.
Bjo no coração.

Imaculada disse...

Ótimo texto amiga!
A vida é mesmo assim tudo passa tão depressa...Precisamos nos policiar,perdoar mais,amar mais
e ser mais feliz.
Abraços! Tudo de bom e uma tarde abençoada pra ti.

An@ disse...

Ai Lena que texto maravilhoso e verdadeiro.

Gostei muito.
Obrigada pela partilha

beijos
Um dia feliz

Javier Muñiz disse...

Hola,preciosas letras van desnudando la pura y genuina belleza de este blog, si te va la palabra elegida, la poesía,te invito a mi casa,será un placer,es,
http://ligerodeequipaje1875.blogspot.com/
gracias, buen día, besos ausentes...

josenaide coelho disse...

Todo recomeço tem que valer a pena, se não tem nada pra recomeçar e nada do que foi feito não deu resultado pra quer recomeçar tantas vzs e e querer só ,não adianta. Quando um não quer dois não brigam,não adianta mais nada eu creio assim.
Quando vc conhece alguém e esse alguém faz joguinhos eu creio que é pra pessoa cair no jogo tbm,mais se a intenção não era essa pra quer fez,mentiras não leva a nada,com o tempo a pessoa se adapta as situações....bj! muito o bom o texto.

Moran, andarilho disse...

Lena, penso que recomeçar nem sempre é possível. Penso que partir e reconstruir muitas vezes é a única opção viável. O que não impede de tentar... Abs, Moran

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá amiga Lena. Isso acontece quando paramos de investir no relacionamento. Cria-se uma enorme barreira entre os dois. É preciso regá-lo sempre com amor, para mantê-lo vivo. Beijos e saudades e mais saudades.

AquilesMarchel disse...

nao bastam so discursos amorosos né

demais lena

Meire Oliveira disse...

Mandou master bem na escolha do texto Lenita! Acho Recomeçar uma das palavras mais bonitas, misteriosas e fascinantes que existe.

A vida acontece aqui e agora, claro que devemos ter nossos objetivos e ambições nela sim, mas jamais esquecer das pessoas que estão conosco here and now, sejam elas amores, família ou amigos. Todos aqui vivemos em constante mudança, por isso as relações tb vivem, mas assim como nós, se sabemos cuidar delas com amor, se sabemos regá-las na dose certa, sempre ficaram mais bonitas e viverão tbm num eterno recomeçar, e todos os dias será um encanto diferente pro nosso coração. Na minha opinião essa é uma das magias que Deus colocou em nossas mãos.

beijokitas recheadas de amor e carinho :) linda Estrelinha do céu amadeirado!

Claudia Caprecci disse...

O que falta é abrir nosso coração e deixar o medo e o orgulho de lado, e, então, recomeçar.
Saudades minha linda amiga!
Coisas boas pra você!
Beijo.

Palavras disse...

Oi Lena,

Na corrida do dia-a-dia, nos esquecemos de colocar na fila as pessoas que amamos! Fato!

Bjs e boa noite Lena querida

eva mooer disse...

A rotina e desastrosa, cega os nossos sentimentos e o carinho que dedicamos ao nosso companheiro. Acho que é comum enxergar no nosso parceiro, outrora um amante, agora um irmão,por causa do dia a dia.Você compartilha de muitas coisas e os segredos passam a não existir.Penso que o homem gosta de conquistar porque ama impressionar,se isso não acontece,ele parte para fora.
A mulher ,como vc escreveu,se perde na vida caseira e se envolve com filhos e casa,perdendo esse lado que na minha opinião é o mais valioso para um relacionamento masculino e passa a sofrer desse desligamento.
Durante muitos anos pensei que o fato de ser uma boa mãe(cuidar dos 6 filhos com carinho,amor, alimento,educação,religião,atenção )e uma esposa companheira,participativa e dedicada fosse os instrumentos necessários para um casamento feliz.Podia ser para mim,mas não era para ele,que trocaria isso tudo por uma mulher calorosa sexual.Mas com toda essa prole,ficava difícil passar do papai Noel para coelhinha e meu casamento foi trocado por alguém que sabia dessas necessidades masculinas e foi em frente.
Carinhos precisam ser demonstrados,paixão e desejo também...fazem parte do relacionamento homem mulher....Vc disse tudo....recomeçar.Acho que todos precisamos e mmmmmmuito....
beijokas......

Meire Oliveira disse...

Minha linda, vim aqui te trazer um carinho: "Lembrar com amor é oferecer, no coração, um sorriso que se expande. É um jeito instantâneo e poderoso de prece. É um modo de abraço, não importa o aparente tamanho da distância, nem as enganosas cercas do tempo. Lembrar com amor é levar a vida, no exato instante da lembrança, ao lugar onde a outra vida está e plantar uma nova muda de ternura por lá."
(Ana Jácomo)

Te amo sweet Estrela linda!!!! :)

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Há palavras
que já dizem tudo,
e precisam
apenas serem sentidas,
para que o seu
aprendizado
permita o recomeço.


Que a alegria
faça folia
em teu coração.

mfc disse...

A vida a dois é bem difícil!
Necessita de uma invenção permanente e muita e muita atenção ao outro!