2 de dezembro de 2011

Você só atrai pessoas problemáticas?



Outro dia, no banheiro de um restaurante, ouvi uma mulher comentando com a amiga sobre o quanto estava cansada de só atrair homens problemáticos. Chegou a dizer que estava com a impressão de que havia se tornado uma espécie de pararraios de malucos.

Segundo a tal desiludida, toda relação que começava como uma promessa de prazer e alegria, logo se revelava um poço de problemas e encrencas. Naquele momento, senti que ela pedia um socorro à amiga, querendo saber se deveria continuar tentando encontrar alguém legal ou se seria melhor ficar sozinha.

A outra, tentando ser solícita e compreensiva, repetia com firmeza que era bem melhor ficar sozinha, porque realmente havia muito doido pelo mundo e não valia a pena insistir e arriscar de novo, afinal, beijo na boca não faltaria a nenhuma das duas, segundo ela.

Saí do banheiro bastante reflexiva, tentando imaginar o perfil de loucura dessas pessoas a quem elas se referiam. Tentando imaginar, sobretudo, que tipo de pessoa atrairia tantos malucos a ponto de desistir de se relacionar e desacreditar no amor.

Afinal, a mim parece que ninguém atrai alguém por mero acaso. Ainda mais quando se tratam de casos semelhantes que se repetem indefinidamente. A primeira questão que eu me faria, num caso como esse, é: o que será que eu ainda não percebi, não aprendi e não mudei?

Sim, porque se uma pessoa só experimenta relações problemáticas, com toda certeza não está resolvida com suas próprias complicações significativas. Se só atrai malucos, é porque a sua maluquice está gritante, evidente e atraente.

E se, por fim, desistir das pessoas, do amor e dos relacionamentos, estará decretando a si mesma uma sentença desastrosa – a de que todos os demais, exceto elas mesmas, são doidos e, portanto, indignos de se tornarem parceiros. Servem apenas para beijar na boca.

De verdade, nada contra os beijos na boca. Pelo contrário, é certamente uma aproximação prazerosa. No entanto, quando uma pessoa não passa, aos olhos da outra, de uma possibilidade de beijar na boca, certamente, há algo muito distorcido nesta história.

Partindo do princípio de que os incomodados é que devem mudar, eu diria a essa moça ou a qualquer pessoa que esteja se sentindo um pararraio de problemáticos, para aproveitar o sinal que a vida está emitindo para se rever e descobrir por que está atraindo isso...

Se acreditar que os opostos se atraem, deve então observar seu excesso de normalidade, sua extrema rigidez ou sua exacerbação de autocrítica. E se acreditar que semelhante atrai semelhante, então, nem será preciso pensar tanto. Certamente está precisando reconhecer sua própria doidice e sua falta de noção.

O fato é simples: quanto mais estressantes e confusas são as relações de uma pessoa, mais longe ela está de sua essência e da harmonia que precisa ter com seu próprio coração. À medida que ela se conhece, sabe o que quer e age de modo coerente, pode ter certeza absoluta de que só atrairá e se tornará atraente a quem estiver nesta mesma sintonia...




Rosana Braga 

8 comentários:

mfc disse...

Não custa nada desde o início ter os pés assentes no chão e ver em que param as modas!

Célia disse...

Uma boa observação no outro e uma profunda autoanálise traz-nos a consciência do que vale a pena e do que buscamos. Relacionar-se é uma arte!
Abraço, Célia.

Maria Adeladia disse...

Belo póster! Parece que veio especialmente para mim!

Beijos, Lena e bom fim semana.

Anônimo disse...

Lena, adoro seu blog. todo dia é sagrado: tenho que ver as novidades. Continue assim, afinal as palavras são alimentos para a nossa alma. bjs. Lu

Rô... disse...

oi minha amiga,

saudades de você viu?
houve uma época que eu parecia um imã de problemas,
atraia a todos,
mas a vida sabiamente foi me ensinando,
e eu humildemente aprendendo a escolher...

beijinhos
e apareça de vez em quando,
vou adorar...

Elisa T. Campos disse...

Se é bem verdade que o problemático atrai só o problemático, acho que ambos devem procurar ajuda externa para rever o comportamento. Fazê-los enxergar que a postura da vida é outra, não ficar dentro da concha do negativismo. É se abrir , ser livre,fazer o que gosta, entrar em sintonia com todos, com a natureza, com o universo.
Linda postagem.

Beijusss

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá Lena. Não acredito muito que "os opostos se atraem" e nem que "semelhante atrai semelhante". Talvez tenham um certo sentido, mas basicamente acredito que se queremos coisas diferentes, devemos pensar e agir de forma diferente do usual. Beijos.

Meire Oliveira disse...

Lenita linda do meu core, acredito naquele lance de que atraímos para perto de nós o que precisamos naquele momento e tbm de que atraímos sempre o que vai dentro de nós. O exterior e as pessoas que estão nele são reflexo tbm do que passa em nosso interior.
Quando estamos bem conosco mesmo, encontramos mais pessoas assim tbm...claro que sempre pode aparecer uma pessoa meio doida, mas não permanece, vai embora igual poeira quando o vento passa. E como diz aquela frase da Alice Ruiz: "Que tudo seja leve de tal forma que o tempo nunca leve." Alice Ruiz

ótimo texto e eu adorei a imagem hahaha

beijokitas Estrela do Dr House ;)