24 de fevereiro de 2011

A oração e os poderes da mente

 



Nos dias de hoje, cada vez mais pessoas acreditam que o sucesso ou o fracasso de um empreendimento depende, ao menos em parte, da maneira como organizamos nosso mundo interior e nossos pensamentos. O fato de nos colocar­mos de modo positivo e afirmativo, frente à realização de um certo objetivo, aumentaria as chances de sermos bem-sucedidos. Será verdade? Antes de mais nada, temos de saber se a disposição interior realmente interfere em nossas realizações.

Acredito que sim. E por dois mecanismos. O primeiro tem a ver com o que chamo, desde 1980, de medo da felicidade. Todos nós nos assustamos um pouco - ou muito - quando percebemos que nossos projetos estão sendo bem encaminhados e com chances crescentes de sucesso. Parece que o acúmulo de coisas boas "atrai" maus pensamentos, a inveja das pessoas - o que é verdade - e a ira dos deuses. Nos sentimos ameaçados. É como se as chances de tragédia aumentassem na proporção de nossos bons resultados. 
 
Apesar de falso, é assim que sen­timos. Daí a prática universal de rituais supersticiosos de proteção, como bater na madeira, fazer figa, usar amuletos, etc. Quanto mais competentes para "suportar" alegrias, maior será a tendência de agirmos de modo positivo e construtivo. Afinal, quando o medo da felicidade cresce muito, acabamos cometendo equívocos que nos afastam do sucesso e nos conduzem para piores resultados. Apesar de tristes, eles são menos ameaçadores. O sucesso dá mais medo que o fracasso!

O outro mecanismo tem a ver com os fenômenos chamados paranormais. Apesar de ser terreno menos sólido do que o mecanismo anterior, é indiscutível e fácil de ser provado. Só pessoas muito teimosas, hoje em dia, põem em dúvida a existência, por exemplo, da telepatia. A telepatia corresponde ao fenômeno parapsicológico mais simples e ele­mentar. É a comunicação entre dois cérebros por meio de processos chamados de extra-sensoriais (sem auxílio dos órgãos dos sentidos). Assim, existem dois níveis de comunicação - em luta - entre as pessoas: o sensorial e o extra-sensorial. Quando dois concorrentes disputam um determinado segmento de mercado, por exemplo, há a propaganda feita para os órgãos dos sentidos e aquela que chegará por vias paranormais.

A propaganda que se irradia por caminhos parapsicológicos dependerá do estado de alma daquele que estiver vendendo o produ­to. Se sua disposição última para o sucesso é forte e definida, sem titubeies e com boa con­vicção em suas chances, você poderá ter um resultado mais favorável do que um competi­dor que, em igualdade de condições, negligenciar este aspecto subjetivo, mais psicológico. Crescem, assim, as chances de sucesso para o indivíduo que controla seus medos íntimos ligados ao sucesso e à felicidade. E também para aqueles que menta­lizam positivamente para que as coisas ca­minhem do modo como pretendem. Isto não quer dizer que o êxito está garantido.

Pode parecer, graças ao progresso das ciên­cias do cérebro e da psicologia, que estamos nos apropriando de mecanismos novos. Não é o que penso. Todas as técnicas modernas de mentalização, de potencialização do uso do cérebro, nada mais são que versões científi­cas das tradicionais e antiquíssimas orações, próprias da maioria das religiões. Por meio da oração, o fiel se concentra, pede a Deus que o ajude a atingir determinados objetivos, que lhe dê força para suportar dores e dificul­dades. O indivíduo se concentra algumas vezes por dia, com toda sua força psíquica, com a finalidade de aumentar suas chances de sucesso.
 
Não creio que restem dúvidas de que este processo de mentalizar, próprio da oração, seja eficaz. Talvez daí tenha vindo o ditado: "Mais vale quem Deus ajuda do que quem cedo madruga".
 
 
Flávio Gikovate 

5 comentários:

Mafalda S. disse...

Não só este processo é eficaz, como diversos estudos o comprovam efectivamente. Esta já é uma rotina do meu dia (foi um dos meus objectivos para 2011) e acredito que me tem ajudado bastante.

Beijinhos

Mafalda S. disse...

Está tudo mais calmo. Foi só uma gripe... mas já sabes como é coração de mãe (fica apertadinho, apertadinho).

Beijinhos

Anônimo disse...

Lena querida,

O ser humano possui toda Força dentro de sí mesmo.
Quando ele desenvolve e trabalha com esses Poderes para suas realizações, ele passa a vibrar uma Energia aonde tudo estará a seu favor.
Mas como um mecanismo de insegurança, quando tudo está indo perfeitamente bem, parece que algumas forças aparecem para sabotar suas conquistas.
"Eu particularmente" acredito muito no Poder da Oração, pois é um grande canal de conexão com a nossa Força Interior.
Através dela recebemos a inspiração das Hostes Celestes e nos sentimos seguros e confiantes.
Mas para isto devemos acreditar muito no invisível... e fazemos isto escutando nossa Essência.

Um grande beijo em seu coração!!!

Anônimo disse...

òtimo texto, Lena

concordo plenamente, experiência própria.
Quem ainda não experimentou aconselho aprender a orar e se conectar com o divino, é grandioso e faz milagres sim

Beijos!

Anônimo disse...

Lena querida,

Agora eu que preciso deixar registrado em seu espaço minha eterna gratidão por tantas palavras carinhosas e lindas que sempre me dizes.
Obrigada querida, você é que tem uma Alma iluminada.
E podes ter certeza que o mérito é todo seu, por postar mensagens tão belas e edificantes, que fazem fluir de mim os mais verdadeiros sentimentos.
Obrigada sempre!!!
És muito especial!!!

Um grande beijo em sua Alma minha Amiga!