10 de março de 2011

Tai chi chuan


  

Movimentos lentos, respiração suave e profunda. Para quem está de fora, o tai chi chuan parece fácil, afinal, em nada tem a ver com as modalidades de ginástica que exigem dos músculos e estressam o corpo. Porém, combinar arte marcial com técnica de concentração é tarefa árdua, que exige calma, atenção e flexibilidade. O empenho compensa. Com disciplina, em cerca de um mês, já se sente o ganho em energia e disposição para o dia-a-dia, garantem os professores.
Além disso, os movimentos do tai chi fortalecem os músculos, melhoram a renovação do ar no organismo e as trocas dos fluidos, o que melhora os sistemas cardiovascular, renal e digestivo, ou seja, a saúde como um todo.

O tai chi consiste na repetição lenta de uma cadeia de exercícios que se assemelham a golpes marciais, mantendo a inspiração e a expiração no mesmo ritmo dos movimentos dos braços e das pernas. A sequência é longa e deve ser memorizada pelo praticante.

Coordenar a cadência de movimentos de braços, pernas e respiração com graça e postura implica no desenvolvimento de um mecanismo do sistema nervoso central que promove a integração da mente com os movimentos corporais. Esse processo desencadeia a memória corporal e, às vezes, mais de uma centena de exercícios são realizados seqüencialmente, sem prestar atenção. Após decorar a sequência, a mente aprende a se concentrar nos movimentos e estar em sintonia com o que o corpo executa, sem precisar pensar antecipadamente qual exercício deve fazer.

Mas não é fácil decorar a sequência. Na modalidade Yang de Tai Chi, são 103 movimentos seguidos. Alguns professores ensinam os alunos a imitarem os mais antigos até aprenderem os movimentos. Só mais tarde corrigem as possíveis imperfeições. Outros preferem ensinar passo-a-passo e corrigir já no processo de aprendizagem.

O tempo em que são feitos os movimentos sequenciais varia de acordo com a linha do professor. Podes-se levar de 20 a 25 minutos para completar três sequências. Alguns mestres fazem o mesmo em 40 minutos, outros preferem realizá-lo em dez.

Não importa o ritmo, é a concentração que interessa. Se o praticante olhar para os lados ou pensar em como executar os próximos movimentos, ele se desconcentra e o equilíbrio entre movimento de braços, pernas e respiração vai por água abaixo. Com esse constante exercício de disciplina, ganha-se maior concentração no dia-a-dia, disposição e energia para o trabalho, tranqüilidade para a mente e muita saúde. A prática silencia a mente e medita-se em movimento.


Da Redação do Mais50 





10 comentários:

Unknown disse...

Lena,
Legal essa postagem sobre o Tai Chi Chuan!!!
Obrigada,
Beijinhos

kiro disse...

Afastando os pensamentos!!!

Lena disse...

Kiro, minha flor, que bom que você voltou. Obrigada pelos comentários! Agora, dê uma olhadinha na coluna direita do Amadeirado. É simplesmente a realização de nosso chá virtual! Depois me dê um retorno!
Bjs.

Unknown disse...

Passe bem.

Beijo.

Anônimo disse...

Que exercicio!
Acho que esta calma não é pra mim...
É engraçado pq não gosto de lugares agitados ou barulhentos. Talvez não consigo me concentrar por muito tempo.
Lena, bjus

Anônimo disse...

LEEEEEEEEEEEENAAAAAAA!!!
Eu postei, antes de ver teu comentário!!
PODE?
Que meigo!!!

Lena disse...

Eu sabia que você ia gostar, Soninha,vocês merecem.Beijo grande!

Anônimo disse...

Lena querida,

Muito interessante esta postagem.
Sempre tive vontade de saber mais sobre o Tai Chi, e vontade para praticar não me falta.
Adorei!
Um beijão em seu coração!!!

♪ Sil disse...

Lena,

Sabe que sou apaixonada pelo Tai-chi?
Mas nunca consegui fazer, realizar esse sonho.
Há uns anos atrás, fiz uma cirurgia de coluna (Tenho pinos na lombar), e tive que interromper esse sonho, porque de certa forma, a gente fica muito limitada.
Tava lendo abaixo sobre a dor crônica, e eu sei bemmmmmmm o que é isso rs.
Minha enxaqueca não me deixa esquecer.
Só quem sabe a dor que é, sabe do que falo.
Mas a gente contorna daqui, dali e tudo fica bem.

Seu blog, além da gente se encantar, a gente aprende muitas coisas.

Um beijoooooooo!

kiro disse...

Aiii que delicia de chá!!!

Me sinto na sua sala...

Desculpe o sumiço, nem consegui dizer olá pra todo mundo ainda...

Fikei sem net no feriadão - chuvas em MS...

To adorando o Caio Fer... rs! e me deliciando com os novos posts...!

Linda, saudade demais também!!!

Beijinhos e estou por k ♥

^_^•