30 de setembro de 2012

Não basta conquistar. É preciso saber fazer seu amor durar!




Tem gente que acha que difícil é conquistar. Tá, não vou dizer que seja a tarefa mais fácil do mundo, afinal, requer charme, espontaneidade, coragem de correr riscos, um mínimo de autoestima e, sobretudo, coerência para atrair alguém com chances razoáveis de dar certo, ou seja, com compatibilidades!

Mas, pode ter certeza de que mais difícil do que conquistar é saber manter um grande amor. É saber transformar a paixão inicial numa parceria com boa dose de sintonia, respeito, confiança e admiração. Difícil mesmo é compartilhar com leveza, conviver com tolerância e relevar, abstrair, superar a si mesmo.

Sim, o mais difícil de tudo é conseguir se enxergar no outro. É parar de apontar o dedo e acusar como se qualquer pessoa pudesse ser responsabilizada pelos percalços no seu relacionamento, menos você mesmo. Parar de botar lentes de aumento em tudo o que o outro faz de errado e começar a exaltar seus encantos, suas qualidades.

Difícil mesmo, gente, é regar a plantinha todos os dias. Porque se não nos mantivermos atentos e comprometidos, o "todos os dias" distrai, cansa e perde a importância. E este é o maior erro da grande maioria das pessoas: esquecer que o amor é feito de um dia de cada vez.

Tendemos a acreditar que amor de verdade dura para sempre sem que nada precisemos fazer além de decidir isso uma única vez. Apostamos que uma vez escolhido, o amor sobrevive por si só. Errado! Isso não funciona! Amor é verbo de ação. É escolha diária. É um constante fazer, refazer, desfazer e começar tudo de novo! Amor é dinâmico, vivo, e por isso, precisa ser nutrido!

Como? Ótima pergunta! Cada um tem a sua lição de casa: descobrir de que forma melhor sabe reconquistar a pessoa que está ao seu lado. Mas de uma coisa eu tenho cada dia mais certeza! É de que o primeiro passo é você quem terá de dar! Enquanto continuar esperando que o outro mude, que o outro faça, que o outro ceda, que o outro te reconquiste, nada de efetivo e satisfatório poderá de fato acontecer! É você quem tem de agir!

Infelizmente, não existe uma receita que funciona para todo mundo. Mas algumas dicas podem ser providenciais e fazer a diferença na sua intenção de fazer o seu amor durar!

Meça as palavras na hora em que estiverem discutindo!
Quando estão nervosos, a chance de exagerarem e distorcerem o que vêem e o que sentem é bem grande. Por isso, pense antes de falar e, se for o caso, espere a poeira baixar para continuar a conversa.

Lugar de lavar roupa suja é em casa mesmo!
Esse negócio de brigar na frente dos outros, ofenderem-se ou expor o que o outro fez de errado não está com nada. Só serve para constranger a pessoa que você mesmo escolheu para viver ao seu lado. Segure a onda e espere chegar em casa para conversarem.

Observe e elogie ao menos uma qualidade do outro por dia!
Basta começar para encontrar ótimas razões de reconhecer o quanto você é inteligente por ter escolhido essa pessoa dentre as 7 bilhões do planeta! Faça isso agora!

Cuide de sua aparência e de seu perfume, como fazia no início.
Tem gente que acha que só na hora de conquistar é preciso escovar os dentes, cuidar dos cabelos e passar perfume. Não caia nessa cilada, porque detalhes contam muito na hora de manter uma relação.

Compartilhe sentimentos, pensamentos e, principalmente, sonhos!
Não deixe que o trabalho, os filhos e as contas mensais roubem sua vontade e seu entusiasmo para contar sobre o que sente, pensa e deseja viver. Compartilhe porque isso aumenta demais a intimidade e cumplicidade entre vocês.

Seja parceiro nos momentos difíceis!
O modo como você se comporta quando o outro está passando por uma fase difícil vai ser lembrado por muito tempo. Vale a pena se esforçar e caprichar na atenção, na paciência e no carinho!

Riam de si mesmos! Façam piadas e divirtam-se juntos!
A vida já é, por si só, muito dura algumas vezes. Por isso, faça a sua parte e cultive a alegria, o senso de humor e a leveza! Quando tudo estiver dando errado, ria. Tente e veja como isso pode aliviar a tensão e facilitar as soluções.

Seja você mais paciente e tolerante!
Pare de achar que é o outro quem tem de ter mais tolerância. Tenha você! Mude você! Isso é sinônimo de originalidade e inteligência. E se não houver reciprocidade, fale: tenho tentado dar o melhor de mim, mas parece que não tenho conseguido. De que forma você acha que eu posso melhorar? E escute de verdade!

Faça algo novo, diferente. Saia da rotina!
Não deixe que o dia a dia cegue o casal e transforme a vida de vocês numa grande chatice. Vá tomar um chope num final de tarde ou comer um cachorro quente na praça da cidade. Chega de dar desculpas e faça algo pra tirar as "teias de aranha" desse relacionamento.

Brinque de sedução e erotismo de vez em quando.
Sei que transar todo dia ou esperar uma performance de cinema na maioria das vezes é utopia, mas convenhamos: de vez em quando, dá sim para caprichar no cenário e no visual e brincar de namorar. É tudo de bom e revigora a relação.

Beijar é fundamental! Intimidade é o que os torna um casal!

Infelizmente, muitos casais deixam de se beijar com o tempo. Beijar mesmo, beijo completo, com língua e demorado. Essa é uma das atitudes que você só tem com quem se relaciona, por isso não perca o que diferencia essa relação da que você tem com amigos, filhos e familiares.

Fazer seu amor durar realmente requer investimento, dedicação e atualização. Mas se você faz isso com seu trabalho, com seu conhecimento e com sua vida material, por que vai negligenciar justamente a área mais importante de sua vida? E se não acha a mais importante, imagine agora que acabou de sofrer um acidente ou uma grande perda. Para quem vai ligar? Com quem vai contar? De quem espera receber companhia e apoio?

Tomara que seja da pessoa com quem você escolheu compartilhar seu coração, sua casa e sua cama! 


Rosana Braga


11 comentários:

manuel marques Arroz disse...

"As coisas não mudam com palavras."

À que ter atitude e inovar no dia a dia.O respeito e a liberdade são a base de um duradouro relacionamento.

Beijo e bom Domingo.

Ingrid disse...

perfeita escolha lindona..
levei pro face..
beijos e um lindo Domingo.

Lulú disse...


Olá Lena
O amor é inesplicável.Difícil de conviver não só se for parceiro mas por qualquer tipo de convivência.
Quando se fala em amor vem logo o pensamento homem e mulher. Esquecemos que o amor está em toda parte e em qualquer convivência.
Falando em amor de Homem e mulher, seu texto está perfeito.
Beijos
Maria Luiza (Lulú)

Graça Pereira disse...

Pode ser difícil conquistar mas...como dizes, o mais difícil é manter o amor vivo e interessado.
Apontastes belas dicas com as quais concordo completamente. A mulher, depois da conquista desmazela-se um pouco e o mesmo deve ser para o homem. A atenção é reciproca...
Beijocas minha linda.
Graça

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Tenho 37 anos de casada e essa experiência leva-me a dizer com toda a certeza que tudo o que aqui está é fundamental para que o relacionamenro dure. Não é nada fácil...há muita briga...há muita discordância, mas no fim tem que haver discernimento para se saber que tudo isso é normal; é sinal de que nenhum se anula e que cada um luta para, na caminhada que fazem juntos, ter a sua própria individualidade; não somos iguais, somos individuos, por isso há que respeitar essa individualidade que cada um tem. Hoje não há essa compreensão, essa paciência e por isso os relacionamentos não duram. Belo texto, amiga, nesta época em que as pessoas só sabem julgar e correr atrás do ter, deixando para trás os afetos. Há que os regar todos os dias com muito carinho e equilibrio. Um beijinho e uma excelente semana
Emília

Leninha disse...

Concordo com o inteligente texto que você nos trouxe, amiga. Temos que dar valor à pessoa que está do nosso lado, ver suas qualidades e nunca deixar a rotina acabar com o sentimento, com a ternura e com cumplicidade.
Bela postagem, Lena!

Bjssssss,
Leninha

Sandra Portugal disse...

Absolutamente perfeito!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

Filha do Rei disse...

Concordo plenamente. O difícil não é a conquista, mas conquistar todos os dias.
Bjs

SILÊNCIO DA MINHA ALMA disse...

Lena: Continuas a escrever lindos textos, as vezes é dificil conquistar e depois conseguir que esa conquista perdure pelos tempos.
Beijos
Santa Cruz

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Olá Lena,falar sobre relacionamento, sobre amor, sobre convivência é muito difícil,ou melhor é um assunto muito sensível.E cada um é um ser em especial.Gostei muito do que escreveu,me deixou pensando em minha vida,enfim em tudo que me rodeia.Um grande abraço!

Caroll disse...

Atualmente, isso é preciso por isso em prática, pois os relacionamentos estão durando pouco devido a "briga de egos" que ocorre. Ninguém erra, os dois são perfeitos e ninguém cede, o que é um grande erro agir e pensar assim.
Adorei o texto!!
Bjs, querida